NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

13 out. on the road 3

 

sexta-feira:

 

Esta sexta-feira, dia 12 de outubro, às 21h30, o CCRS - Centro Cultural Regional Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, acolhe a Palestra e Projeções “A música portuguesa a gostar dela própria”, por Tiago Pereira.

Trata-se de um projeto com vários anos e que consiste na descoberta / recolha etnográfica de música tradicional portuguesa genuína e que ainda subsiste. Tiago fez deste projeto a sua vida, percorrendo todo o país e ilhas, divulgando-o nas redes sociais, programas televisivos e em filmes de grande qualidade e beleza.

Na senda dos trabalhos de Giacometti e de seu pai Júlio Pereira, Tiago Pereira cativa e transmite de uma forma pedagógica e atrativa, o gosto pela música e cultura popular.

 

sábado:

 

 

Este sábado, dia 13 de outubro, às 10h30, é apresentado o livro “Pequenos do tamanho do Mundo”, de Rita Pais, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, apresentado por Cláudia Cartaxo.

“… É assim que muitas vezes os meus Pequenos do Tamanho do Mundo iniciam uma conversa… E eu fico ali enternecida, a ouvir o que eles me querem dizer, a absorver ao máximo cada palavra, cada expressão, eles só querem que os oiça, e o que era só uma coisa transformou-se em algo muito maior…”

Esta obra não é apenas um conjunto de relatos engraçados de Pequenos do Tamanho do Mundo, é muito mais do que isso, são sentimentos, expressões e sonhos de quem gosta e precisa de ser ouvido.

Ana Rita Cândida Pais nasceu em Santarém a 26 de março de 1980. Licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Educadora de Infância há 15 anos, dá também aulas de Dança Criativa para crianças.

 

Às 10h30 há Sessões para Bebés - Arte para Bebés, na Livraria Aqui Há Gato. Sujeito a marcação prévia.

Porque é desde pequenino que o artista se revela, vamos descobrir cores, tintas, sentimentos, sorrisos, olhares... onde a criatividade, a alegria e a cumplicidade com os materiais e as texturas caminham de mãos dadas!

(Duração) 40’ (Classificação) a partir dos 7 meses até 3 anos inclusive (Preço) 7

 

Às 11h30 há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada livre.

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80!

 

Às 12h00 há Oficinas de Arte – Mão de Ouriço, na Livraria Aqui Há Gato.

Este mês vamos dedicar a nossa atenção ao Ouriço, um animal com olhar meigo mas que nunca recebe uma festa! Vamos por isso mostrar-lhe com a nossa arte que gostamos muito dele!

Vem fazer as nossas oficinas de sábado e divertir-te com arte!

Um Ouriço feliz vai das tuas mãos surgir... e claro que não será o único a divertir-se… tu vais certamente recordar esta obra de arte durante algum tempo!!!

(Duração) 60’ (Classificação) a partir dos 4 anos inclusive (Preço) 7€

 

Às 16h30 têm início as “Pifaradas”, com Conversas à volta do Pífaro de Cana, organizadas pelo Centro Cultural e Recreativo das Fontainhas e Grainho. Entradas gratuitas.

Esta iniciativa tem como objetivo alertar para o perigo do desaparecimento deste instrumento tradicional.

Às 21h30 tem lugar a Mostra musical à volta do Pífaro de Cana.

 

Às 17h00 tem lugar o Workshop luso-nipónica de poesia e piano, na Casa-Museu Passos Canavarro. Entrada livre condicionada ao espaço.

A Casa-Museu Passos Canavarro recebe um Workshop de Poesia e Piano interpretado por Mizuki Watanabe, de 13 anos, japonesa, muito relevante na cultura nipónica, com a participação de jovens Scalabitanos, dos agrupamentos Alexandre Herculano, Ginestal Machado e Sá da Bandeira.

 

Às 21h30 o Teatro Sá da Bandeira acolhe o Espetáculo de Tiago Gomes & Flak “On the Road”.

FLAK e Tiago Gomes partem de improvisos entre palavras, guitarras e eletrónica e após a realização de 15 espectáculos em diversos locais, construíram bases para misturar literatura e música. O resultado é uma fusão de Spoken Word, palavra falada, cantada, dita com a guitarra. Os textos são da autoria de Tiago Gomes, Jack Kerouac, Manifesto Dada, entre outros.
Destaque para a interpretação do poderoso poema A Invenção do Amor e de excertos do Manifesto Dada que aqui se apresentam como uma sinfonia dadaísta em várias partes.



TIAGO GOMES

Nascido em Lisboa em 1971. Poeta com 5 livros editados em Portugal (Caixa Negra de avião desviado por ataque terrorista, Homem vago em cinzento, Brincadeiras com cianeto, Viola-me eléctrica e a Auto-ajuda) e um em Espanha (Obra Poética).

Trabalhou como letrista nos grupos A Naifa e Linha da Frente, e vocalista em vários projectos, tais como On The Road, Agência de Viagens e Os Inspectores. Integra, de momento, os grupos The Big Lebowskis e Coyotes. Desde 1996 que edita, dirige e produz a revista de arte “Bíblia”. Autor do programa Ultravoxx na rádio Voxx. Fundador da Galeria ZdB.


FLAK
Compositor, produtor, formador e guitarrista, FLAK é um dos activos intervenientes da música nacional. Personagem de cunho inolvidável, desde há cerca de 30 anos no universo musical alternativo nacional, e não só,  Em 1983 foi fundador, com Xana e Alex, dos Rádio Macau. Tocou também com os Sétima Legião.

Tocou com o Palma's Gang e com os Plopoplot Pot de Nuno Rebelo. Lançou o seu disco de estreia a solo em 1998. Em 2001 forma, com Carlos Morgado e depois com Cláudia Efe, os Micro Audio Waves.

 

Música/Performance | Duração 60’ | Classificação M/06 | Preço 5

 

A decorrer:

 

Até dia 31 de outubro, visite a Mostra Documental “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire. Patente de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

Rateficação do Aforamento de humpe/daço de chão chamado dascazaS daTray/ção da freguezia do SantiSimo Mila/gre desta Villa de cujo chão e prazo heEm/phyteuta Bento velozo deSequeira mon/teiro mor desta Comarca em foro de 160 reis. Santarem, 2 de setembro 1746.

Os contratos de aforamentos eram caraterizados pelos procedimentos de ratificação no limite temporal de cada contrato (anualmente). Razão que justificava a presença do escrivão, da provedoria da Comarca, Francisco Alves da Costa acompanhado pelo Doutor António Martins dos Reis desembargador de El Rey nosso Senhor e seu provedor com alçada na vila de Santarém e sua Comarca. Na presença de uma parte, Custodio Pinto de Castro, administrador das terças da mesma comarca e procurador bastante do contratador das mesmas terças desta província. Da outra parte, Bento Veloso de Sequeira, monteiro mor desta comarca e enfiteuta do mesmo pedaço de chão, junto ao postigo de Santo Estevão. Prazo foreiro ao Senado da Câmara.

 

Até dia 31 de outubro, visite a Mostra Bibliográfica “Dia Nacional dos Castelos”, (que se comemora no dia 7 de outubro), na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire. A Mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

O Dia Nacional dos Castelos, celebrado a 07 de outubro, visa divulgar e promover os castelos com toda a sua história, riqueza arquitetónica, cultural e simbólica do que cada um representa como edificações emblemáticas, verdadeiros testemunhos da memória coletiva de um povo.

 

Até dia 31 de outubro, visite a Mostra Bibliográfica “Vamos ler… Agustina Bessa Luís”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A Mostra pode ser vista, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

Homenageamos a escritora Agustina Bessa Luís pelo seu 96º aniversário (nascida a 15 outubro 1922) com uma mostra bibliográfica.

Agustina estreou-se como romancista em 1949 com uma publicação da novela intitulada “Mundo Fechado”, mas foi com o romance “A Sibila” que a escritora obteve o imediato reconhecimento geral, romance esse que atingiu a 25ª edição.

 

Até dia 31 de dezembro, visite a Exposição “Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire. Patente de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 01 de outubro a 31 de dezembro está em destaque trimestral uma obra da autoria de Francisco de Almada: “Casario”, Serigrafia a cores s/ papel, datada de 1983.

 

Até dia 06 de janeiro, visite a Exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila. Pai da Cidade”, na Casa do Brasil. Patente das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de terça-feira a sábado.

No ano em que se comemoram 150 anos da elevação de Santarém a cidade, a Casa do Brasil apresenta a exposição sobre a figura de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (1795-1876), 1.º Marquês de Sá da Bandeira, um dos responsáveis pelo novo estatuto jurídico da urbe.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Academia Militar, além do apoio da família de Sá da Bandeira, pretende abordar a figura do Marquês, sob o ponto de vista do homem, do militar e do estadista, mas também do antiesclavagista, um dos aspetos porventura menos conhecidos deste multifacetado escababitano.

A exposição apresenta objetos pessoais, bibliografia diversa, artes plásticas (pintura, escultura e gravura), fotografia e numismática. Conta também com uma vertente multimédia, com a exibição de apresentações e filmes ligados ao contexto histórico e à vida e obra de Sá da Bandeira.

 

Em permanência:

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:54
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

19
20

24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Dia Municipal para a Igua...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

Dia de Azambuja no Festi...

Seniores da Chamusca apre...

Conversas com Café sobre ...

Conselho Municipal de Seg...

Rui Rio visita Distrito d...

Linhaceira Vintage dias 1...

Triatlo e Duatlo Cross d...

2ª edição do Trail das Fa...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

TEMAS DE SAÚDE: Ser bom é...

Quando penso em ti

A Conchita

Aproveite o que Santarém ...

"O Ribatejo é uma das reg...

"O TEATRO VAI ÀS FREGUES...

SESSÕES PÚBLICAS PARA DEB...

Município aprova apoio à ...

Plano Anual de Educação d...

Alunos do Programa Erasmu...

Entroncamento comemora o ...

Já se iniciaram as obras ...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

CAMINHAR PARA UNIR TERRIT...

Tertúlia Festa Brava vai ...

PALADIN NOMEADA PARA PRÉM...

Tecfresh’18: Cothn promov...

Segundo dia do NERSANT Bu...

FEIRA DE SANTA IRIA: QUE ...

arquivos

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds