NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

Santarém_Reino Natal 2018

 

sexta-feira:

 

Esta sexta-feira, dia 30 de novembro, às 10h00, tem início a AVISAN - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

A AVISAN decorre até dia 2 de dezembro, e conta com mostra de Aves, Répteis, Animais Exóticos e Exposições Internacionais de Cães e Gatos. Com a presença de criadores nacionais e internacionais, é ponto de encontro de milhares de visitantes e conta com uma programação diversificada para que este evento seja atrativo e representativo do sector.

Para mais informações, consulte: www.cnema.pt

 

Santarém comemora Dia Internacional das Cidades Educadoras com diversas iniciativas. Às 16h00, tem lugar a Palestra "Conservar a Natureza neste Natal, o exemplo dos musgos e espécies associadas", por César Garcia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. César Garcia é PhD da Universidade de Lisboa, Museu Nacional de História Natural e da Ciência Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c). Natural History and Systematics (NHS) Research Group.César Garcia pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade de terem uma atitude sustentável neste Natal, quando pensarem em utilizar musgo nas decorações de Natal, tendo em conta que esta espécie está ameaçada de extinção, também conhecida como Lista Vermelha da IUCN ou, em inglês, IUCN Red List ou Red Data List. Esta iniciativa conta com a participação de duas turmas das escolas secundárias Sá da Bandeira e Dr. Ginestal Machado.

Às 18h00, assista à Evocação histórica de Bernardo Santareno, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, que conta com a participação do seu primo, Joaquim Martinho da Silva, de José Miguel Noras, investigador do dramaturgo, Vicente Batalha, seu amigo e de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém.

Esta evocação conta ainda com a apresentação de uma Performance sobre "O Duelo", encenada por Miguel Moreira, apresentada pelos alunos do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal MachadoEsta iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras.

 

No âmbito das comemorações do aniversário de Bernardo Santareno, contamos com a presença de Miguel Moreira - ator, performer, coreógrafo e encenador, elemento fundador da Companhia Útero, para nos falar dos processos criativos de encenação da peça “O Duelo”.

Esta peça com texto de Bernardo Santareno foi realizada em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro aveirense e Teatro -Cine de Torres Vedras, tendo um impacto bastante mediático em território nacional.

Esta pequena performance, apresentada pelos alunos do curso de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, expõe alguns dos conteúdos da obra e técnicas exploradas pela Companhia Útero. Esta performance é fruto de um workshop, dirigido aos alunos do Curso de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém, com o objetivo de lhes proporcionar o contacto com artistas conceituados no panorama artístico nacional, contribuindo para o seu enriquecimento curricular e formação, enquanto futuros artistas.

Fazendo jus à sua estética física exuberante e conseguindo casá-la com uma história que se passa na Lezíria do Portugal de outro tempo - tratando de amores e mortes e ódios familiares; de clivagem de classes; de instintos primários à flor da pele, o grupo junta o melhor de dois mundos, agarrando a narrativa pela fisicalidade/plasticidade da sua matriz, sem nunca a perder.

 

Miguel Moreira vive e trabalha em Lisboa e Guimarães, e tem desenvolvido a sua atividade como Coreógrafo, Encenador, Actor e Performer. Fundou e dirige, desde 1997, a Útero Associação Cultural que está sediada em Guimarães. Esteticamente, o Útero tem criado nos últimos anos diversas expressões de uma mesma linguagem. Os seus espetáculos, têm sido apresentados em muitos dos teatros do nosso país, bem como a nível internacional, em países como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Suécia, Bélgica, Holanda, Alemanha, México, Coreia do Sul, ganhando alguns prémios de renome.

 

Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, nasceu no dia 19 de novembro de 1920, em Santarém, e foi considerado o maior dramaturgo português do século XX, bem como um resistente à ditadura do Estado Novo. cialmente de denúncia, atenta à realidade do país e visando uma consciência social, o que lhe valeu a proibição de algumas das suas peças e a perseguição pelo regime salazarista, uma vez que a sua escrita foi essencialmente de denúncia, atenta à realidade do País e visando uma consciência social, que lhe valeu a proibição de algumas das suas peças, tais como, “O Duelo”, entre outras.

 

Depois de se ter formado em Medicina, especializou-se em Psicologia, mas foi a escrita que lhe deu maior relevo, tendo iniciado o seu percurso literário associado ao teatro com a publicação de várias peças nas décadas de 50, 60 e 70, como são os casos do "Bailarino", "A Promessa", "O Crime da Aldeia Velha", "António Marinheiro", "O Judeu" ou "A Traição do Padre Martinho".

 

Às 21h30, o Veto Teatro Oficina apresenta “Branco Vermelho e Preto” /35 Anos Depois, no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano.

Vivemos um período em que a única certeza é a incerteza e o inesperado. O esquecimento vence a memória. Procuramos sem ter a certeza de encontrarmos.

Criamos imagens ao longo do espetáculo e as personagens mostram tanto a sua nudez interior, sós, como se agrupam defendendo-se de guerras mudas que podem mudar a nossa vida num instante. A felicidade (e a sua procura) é a palavra-chave. Todos a procuram, nem todos a encontram.

...além da fruteira sempre cheia de morangos, disse-te tão poucas vezes que te amava!...

Conceção e Encenação: Fernanda Narciso | Coordenação Técnica e Desenho de Luz: Francisco Cercas | Iluminação: Andreia Fonseca | Som: Nuno Domingos | Elenco: Ana Almeida, Anabela Passos Ramos, Ana Pombo, António Júlio Santos, Angelina Madeira, Benedita Pereira Gonçalves, Bruno Fernandes, Eliseu Raimundo, Florbela Afoito, Fernanda Narciso, Francisco Selqueira, Mena Caetano, Mário Marcos, Margarida Ferreira, Nuno Amaral, Paulo Domingos, Rafael Raimundo.

 

sábado:

 

Este sábado, dia 1 de dezembro, às 10h00 tem lugar a Chegada do Pai Natal à Praça Sá da Bandeira.

Às10h30 é inaugurado o Reino de Natal, no Jardim da Liberdade: Pista de Gelo Natural (entrada gratuita. Aberta de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 19h00 e à sexta-feira e sábado, das 10h00 às 22h00). Nos dias 24 e 31 de dezembro, a Pista de Gelo está aberta, das 10h00 às 15h00. No dia 25 de dezembro, está encerrada); Mercadinho do Reino, com artesanato e doçaria de Natal (de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 19h00, à sexta-feira e sábado, das 10h00 às 22h00 e no dia 24 de dezembro, das 10h00 às 15h00); Pinhal de Natal, com árvores de Natal feitas pelas escolas do Concelho; Comboio de Natal - viagem de comboio pelo Centro Histórico - viagem gratuita (de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00 e nos dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 15h00. Encerrado dia 25 de dezembro.

A partir deste sábado, o público também passa a poder visitar o maior Presépio do Ribatejo, com minipeças de presépio em exposição feitas pelo artesão Eurico Ribeiro, exposto na Sede da ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Palácio Landal), até dia 6 de janeiro. O Presépio pode ser visitado, todos os dias, das 10h00 às 19h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a exposição está aberta entre as 10h00 e as 15h00.  Nos dias 25 de dezembro e dia 1 de janeiro de 2019, está encerrado.

 

Às 10h30 tem início o Concurso de Montras no Centro Histórico, organizado pela ACES - Associação Comercial Empresarial de Santarém.

 

Até dia 6 de janeiro de 2019, Santarém está repleta de motivos alegres para festejar o Natal. As ruas estão iluminadas e a Cidade tem novas cores e um ambiente acolhedor. Existem diversas atividades, com muitas experiências para viver em família espalhadas por vários locais na cidade. Mercadinhos, concertos de Natal, atividades para os mais pequenos, cinema, exposições, pista de gelo natural e muita animação vão movimentar as ruas de Santarém nesta época festiva.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Santarém e pela Viver Santarém, com o apoio das Águas de Santarém, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Associação Comercial Empresarial de Santarém e Pauletrónica e parceria do Entreposto Auto, Olitrem, Rodoviária do Tejo e McDonald’s.

 

Às 10h30 há Dança para Bebés, na Livraria Aqui Há Gato. Sujeto a marcação prévia.

Porque desde muito pequeninos somos capazes de reagir a diferentes estímulos, este é um momento muito especial... Conhecer o nosso corpo sempre num momento lúdico, vivenciar diversas situações, partilhar um momento mágico com a mamã ou o papá...

“Sim, eu sei que ainda sou um bebé, mas já sei abanar muito bem a minha fralda!”

(Duração) 30’ (Classificação) a partir dos 12 meses (c/ aquisição de marcha) até 3 anos inclusive (Preço) 7€ (bebé+adulto)

 

Às 11h30 há Teatro de Natal “Feliz Natal Lobo Mau”, na Livraria Aqui Há Gato.

História do Lobo Mau que foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas que encontrou o Pai Natal. Será que merece um presente?

(Duração) 30’ (Classificação) M/3 (Preço) 8€ (criança+adulto)

 

Às 12h00 há Oficinas de Arte - Rena Comportada, na Livraria Aqui Há Gato.

O Pai Natal tem um grande amigo ajudante, a Rena! Não podíamos deixar de lhe agradecer e prometer que os nossos artistas vão dar o seu melhor para representar a sua beleza!

Vem fazer as nossas oficinas de sábado e divertir-te com arte!

Para ser escolhida pelo Pai Natal, a rena precisa de ser bem comportada. Sempre atenta e pronta para ajudar, esta rena é, sem dúvida, a grande ajudante do Pai Natal neste Natal.

(Duração) 60’ (Classificação) a partir dos 4 anos (Preço) 7€

 

A partir das 13h00, o Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas organiza o seu almoço “Os Amigos do Mangusto”, no Centro Cultural e Recreativo das Fontainhas – almoço tradicional composto por mangusto com bacalhau assado, fruta, arroz doce, bebidas e café. (Preço) 10€ (Marcação prévia)

Às 21h30 assista à Comédia “Coisinha Sexy”, com Paulo Patrício, no Teatro aborda – ccs - Círculo Cultural Scalabitano, integrado na Temporada de Outono do CCS.

«Se rir é o melhor remédio, então você tem de ir ver a “Coisinha Sexy” do ator Paulo Patrício (salvo seja). ”Coisinha Sexy” é um espetáculo cheio de coisas e coisinhas que são um divertimento absolutamente surpreendente! A história de um casal, portanto dois, que vivem juntos, mas que nunca se encontram. Até dizem por aí que a Raquel, que tem a mania das limpezas, anda metida com alguém… a ser verdade isso era muito sujo da parte dela! Mas também consta que o eterno apaixonado (entenda-se, Totó) do Ernesto não lhe fica atrás! (salvo seja… novamente). Enfim, parece que ambos têm a sua …“Coisinha Sexy”!

Se nestes enredos de casais com/sensuais há sempre alguém que se ri de tudo isto, aqui é o público que com as suas gargalhadas vai revelando ser o cúmplice perfeito deste hilariante espetáculo “One Man Show”, que traduzido para Português quer dizer “Paulo Patrício (mais dois)”.

Nota: Se esta sinopse lhe parece ser disparatadamente divertida, já pode imaginar o que vai ser este espetáculo!»

Texto: Paulo Patrício | Encenação: Carlos Oliveira | Produção: Neurónio Dormente | Imagem Gráfica: Roberto Ramos / Artdesign | Elenco: Paulo Patrício

Horário: 21h30

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 243 321 150 (14h00-20h00) | circuloscalabitano@gmail.com

A decorrer:

Até dia 30 de novembro, visite a Mostra Bibliográfica “Dia Mundial do Cinema” – 05 de novembro, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

Comemoramos o Dia Mundial do Cinema a 5 novembro. Considerado como um artefacto cultural, o cinema é uma arte poderosa e uma fonte de entretenimento.

Esta arte existe graças à invenção do cinematógrafo inventado pelos irmãos Lumiére nos finais do seculo XIX.

A inovação e desenvolvimento do Cinema, hoje transformado numa indústria cinematográfica a nível mundial, capta e encanta cada vez mais públicos nos seus mais diversos níveis culturais e classes etárias.

 

Até dia 30 de novembro, visite a Mostra Bibliográfica - Vamos (Re)ler… Júlio Dinis, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, DE segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

Comemoramos os 179 anos do nascimento do grande escritor português e médico que foi Júlio Dinis com uma Mostra Bibliográfica das suas obras.

Nascido a 14 de novembro de 1839 na cidade do Porto, Júlio Dinis foi considerado o criador do romance campesino e as suas personagens eram tiradas de pessoas com quem conviveu. Muitas das suas obras literárias foram representadas em adaptações cinematográficas e televisivas como “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Os Fidalgos da Casa Mourisca”, “A Morgadinha dos Canaviais”.

Júlio Dinis marcou a transição entre o romantismo e o realismo. Faleceu no Porto com apenas 31 anos.

 

Até dia 28 de dezembro, visite o Arquivo Histórico Municipal-Mostra Documental - “Falam documentos de outras eras” - Carta dos Privilégios do contrato do Tabaco, Sabão e Polvora, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

  1. Ma-/ria, por graça de Deus, rainha de/ Portugal (…), Faço saber aos/ que esta carta de privilégios virem, que por/ parte das Caixas Gerais da Companhia, que ar-/rematou o Contrato do Tabaco, Sabão e/ Polvora por tempo de doze anos, aos quaes/ Tiveram principio pelo que toca ao Ta-/baco, no primeiro de maio próximo findo e, referente ao sabão e pólvora, no corrente mês [julho].

Documento que determina a administração do contrato estabelecido com as Caixas Gerais da Companhia Confiança Nacional e, com todos os relacionados com o contrato, para arrematarem e venderem os definidos produtos, funcionários, fiscais e todas a entidades e instituições envolvidas nas transações comerciais e monetárias. E ainda, todas as cláusulas, privilégios, isenções, liberdades e prerrogativas associadas ao contrato. O não cumprimento das condições converter-se-ão em grande prejuízo para quem quebrar sua determinação. Tentando adulterar o produto/tabaco para obtenção de elevados rendimentos económicos, como por exemplo adicionar ervas, plantas aromáticas, ou outros ingredientes. A aplicação da pena podia ir até ao degredo da pessoa infratora. A mercadoria (tabaco, sabão e pólvora) podia circular nos domínios do reino, como nas ilhas e colónias ultramarinas portuguesas, desde que fosse acompanhada de guias de circulação para os portos comerciais.

A rainha manda pelos conselheiros do tribunal do Tesouro Publico, que se registe, aos quatro de julho de 1846. O secretário do tribunal do Tesouro Público, Francisco Simões Margiochi e os conselheiros, José António Maria de Sousa Azevedo, Florido Rodrigues Pereira Ferraz. Registada no livro dos Privilégios da Câmara Municipal de Santarém pelo escrivão da câmara, João Lúcio de Faria Mendes Castro, em 12 de março 1856 e, rubricado pelo presidente da Câmara, Visconde da Fonte Boa. A Carta dos privilégios foi publicada em Diário do Governo, n.º 159, de 9 de julho de 1846.

 

Até dia 31 de dezembro, visite a Exposição “Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire. Patente de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 01 de outubro a 31 de dezembro está em destaque trimestral uma obra da autoria de Francisco de Almada: “Casario”, Serigrafia a cores s/ papel, datada de 1983.

 

Até dia 06 de janeiro, visite a Exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila. Pai da Cidade”, na Casa do Brasil. Patente das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de terça-feira a sábado.

No ano em que se comemoram 150 anos da elevação de Santarém a cidade, a Casa do Brasil apresenta a exposição sobre a figura de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (1795-1876), 1.º Marquês de Sá da Bandeira, um dos responsáveis pelo novo estatuto jurídico da urbe.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Academia Militar, além do apoio da família de Sá da Bandeira, pretende abordar a figura do Marquês, sob o ponto de vista do homem, do militar e do estadista, mas também do antiesclavagista, um dos aspetos porventura menos conhecidos deste multifacetado escababitano.

A exposição apresenta objetos pessoais, bibliografia diversa, artes plásticas (pintura, escultura e gravura), fotografia e numismática. Conta também com uma vertente multimédia, com a exibição de apresentações e filmes ligados ao contexto histórico e à vida e obra de Sá da Bandeira

Em permanência:

 Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:42
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20

27
28
29

30


posts recentes

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO U...

João Paulo Sacadura é o p...

CORUCHE NA MAIOR FEIRA DE...

Eventos em Santarém

Cortejo dos Rapazes é o g...

Novas ferramentas de inte...

Município da Chamusca e T...

ENCERRAMENTO DO ANO LETIV...

Ferreira do Zêzere promov...

Feira de São Pedro e do C...

13 detidos por furtos e r...

Rancho Folclórico Casa do...

FESTAS DA VILA DA FREIXIA...

NERSANT incentiva PME a i...

Vila Nova da Rainha em Fe...

Festa da Amizade – Sardin...

Quer saber tudo sobre can...

TEMAS DE SAÚDE: Não destr...

A saudade tem nome?

FEIRA MEDIEVAL

Azambuja ao ‘rubro’ com M...

Torres Novas – Identifica...

NERSANT e Município inaug...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DESC...

Acordo de Geminação entre...

AQUApaper convida a desco...

Festa da Amizade – Sardin...

ESTÁDIO MUNICIPAL DO CART...

Projetos da Chamusca em d...

Município do Entroncament...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds