NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 

Exposição Sá da Bandeira

 

Este sábado, dia 12 de janeiro, às 10h30, há “Arte para Bebés”, na Livraria Aqui há Gato. Sujeito a marcação prévia.

“Porque é desde pequenino que o artista se revela, vamos descobrir cores, tintas, sentimentos, sorrisos, olhares... onde a criatividade, a alegria e a cumplicidade com os materiais e as texturas caminham de mãos dadas!”

(Duração) 60’ (Classificação) a partir dos 7 meses até 3 anos inclusive (Preço) 10€

 

Às 11h30 há Hora do Conto, na Livraria Aqui há Gato. Entrada livre.

“Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...”.

(Duração) 30’ (Classificação)  Para todos

 

Às 12h00 há Oficinas de Arte – Dragão, na Livraria Aqui Há Gato.

“Vamos entrar no novo ano e dedicá-lo às histórias!! Vamos criar personagens e cenários muito divertidos do mundo da fantasia!!

Este será o mês do livro “Uma Princesa do Pior”. Com esta princesa podes esquecer os vestidos bonitos, os casamentos de contos de fadas e os grandes bailes. Com a Princesa Maria só há aventura e amigos estranhos. Ela é mesmo uma princesa do pior!

Um dragão amigo de uma princesa? A sério? Como é possível? Um dragão que te irá defender de amigos de nariz empinado!”

(Duração) 60’ (Classificação) a partir dos 4 anos (Preço) 7€

 

A decorrer:

 

 

Até dia 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h30, visite duas Exposições na Biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira – 2018 em revista:

“130 Anos de Pessoa / 130 Anos de “Os Maias”

No ano em que nasce Fernando Pessoa, Eça de Queirós publica “Os Maias”.

A Biblioteca evoca os dois autores e respetivas obras com uma mostra de reservados e objetos contemporâneos do marketing literário pessoano e queirosiano.

“José Saramago: 20 Anos do Prémio Nobel”

A exposição, cedida pela Fundação José Saramago, evoca os ‘dias do Nobel’ e é composta por 22 painéis com fotografias de Estelle Valente, textos de Ricardo Viel e ilustrações de Gonçalo Viana. Conjuga-se com a mostra de obras de José Saramago, publicações periódicas e outras sobre o Nobel.

 

Até dia 31 de janeiro, visite a Mostra Documental “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

[Elevação da vila de Santarém à categoria de cidade]. Santarém foi agraciada por Sua Majestade D. Luis I (1838-1888), a 24 de dezembro de 1868 e, confirmada emDiario de Lisboa: Folha Official Do Governo Portuguez. Anno de 1868. Numero 298. Quinta feira 31 de dezembro:

(…) Hei por bem fazer mercê á dita villa de Santarém de a /elevar á categoria de cidade, com a denominação de cida-/de de Santarem, e me praz que nesta qualidade goze de/ todas as prerogativas, liberdades e franquias, que direita-/mente lhe pertencerem, devendo expedir-se á camara mu-/nicipal respectiva carta competente em dois exemplares,/um para titulo d’aquella corporação, outro para ser depo-/sitado no real archivo da torre do tombo.

O presidente do conselho de ministros, e o ministro e/ secretario d’estado dos negócios do reino, assim o tenham/entendido e façam executar. Paço, 24 de dezembro de 1868./ = Rei = Marquez de Sá da Bandeira = Antonio, Bispo/ de Viseu.

A Câmara Municipal de Santarém, em ata de 9 de janeiro de 1869, deliberou que se lance/ na Acta um voto de agradecimento ao Exmo. Pre-/sidente do ministério Marquez de Sá da Bandeira,/ pela elevação d’esta Villa a categoria de cidade,/ pois que a Camara reconhece que só a elle se/ deve tão distinta elevação. Outro sim deliberou/ que o largo que até agora se denominava de Fora/ de Villa, d’hoje em diante se denominará com/ todas as suas pertenças, campo de Sá da Bandeira,./(…) Deliberou que se/ pediSe Licença ao Exmo. Sr. Governador Civil/ para esta nova denominação.

 

Até dia 31 de janeiro, visite a Mostra Bibliográfica “1868 Elevação de Santarém a Cidade: 150º Aniversario”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00

Santarém, capital de distrito e sede do município com uma área de 552,54Km2, comemora a 24 de dezembro de 2018, o seu 150º aniversário na categoria de elevação a cidade, um processo que teve como contributo e papel decisivo a figura do ilustre Marquês de Sá da Bandeira, personalidade natural de Santarém.

A Biblioteca Municipal de Santarém como espaço de conhecimento e unidade de informação, comemora a elevação de Santarém a cidade com uma Mostra Bibliográfica, através da qual pretendemos divulgar o acervo documental existente nos reservados desta Biblioteca com obras que foram editadas no ano de 1868, uma data considerada como um marco importante para Santarém e que implicou uma viragem e modernização do território ao adquirir o estatuto de Cidade.

 

Até dia 31 de janeiro, visite a Mostra Bibliográfica “Vamos ler… Simone de Beauvoir (1908-1986) – Aniversário natalício”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e ao sábado, das 09h30 às 12h30.

Simone de Beauvoir foi, além de escritora, uma ativista política e feminista.

As suas obras são reveladoras da sua vida e do seu tempo. Nelas se denotam críticas à sociedade da época e ao papel das mulheres na sociedade. Só na década de 70, data posterior ao ressurgimento do movimento feminista intitulado “Movimento de Libertação das Mulheres” que a filósofa, como também foi reconhecida, se tornou uma figura ativista no designado movimento de libertação das mulheres francesas.

 

Até dia 19 de março, visite a Exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila. Pai da Cidade”, na Casa do Brasil. A Exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

No ano em que se comemoram 150 anos da elevação de Santarém a cidade, a Casa do Brasil apresenta a exposição sobre a figura de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (1795-1876), 1.º Marquês de Sá da Bandeira, um dos responsáveis pelo novo estatuto jurídico da urbe.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Academia Militar, além do apoio da família de Sá da Bandeira, pretende abordar a figura do Marquês, sob o ponto de vista do homem, do militar e do estadista, mas também do antiesclavagista, um dos aspetos porventura menos conhecidos deste multifacetado Scalabitano.

A exposição apresenta objetos pessoais, bibliografia diversa, artes plásticas (pintura, escultura e gravura), fotografia e numismática. Conta também com uma vertente multimédia, com a exibição de apresentações e filmes ligados ao contexto histórico e à vida e obra de Sá da Bandeira.

 

Até dia 30 de março, visite a Exposição «Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’», na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 02 de janeiro a 30 de março está em destaque trimestral uma obra da autoria de Júlio Pomar: “Burlesco”, Serigrafia a preto e branco s/ papel, datada de 1984.

 

Até dia 5 de abril, integrado nas Comemorações dos 175 anos da Escola Secundária de Sá da Bandeira – Ciclo das Ciências, há exposições e jogos didáticos:

Até dia 31 de janeiro - Exposição “António Gedeão / Rómulo de Carvalho”

Esta mostra inclui livros, fotos e outros objetos que fazem parte do acervo da Escola Sá da Bandeira e que estão associados a Rómulo de Carvalho, enquanto professor de Física. Este também foi poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

Local: Átrio norte, 1º andar, lado ímpar, Escola Secundária Sá da Bandeira

 

Até dia 5 de abril - Exposição “Meio Aquático: que futuro?”

Nesta exposição são salientadas espécies existentes no museu da Escola, relacionando-se o habitat, os problemas de poluição e a sustentabilidade.

Local: Museu de Biologia, 1º andar, Escola Secundária Sá da Bandeira

Em permanência:

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:58
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Janeiro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Constância rejeita ‘ponte...

Exposição de Desenho e Gr...

Município de Azambuja ass...

ALCANENA: Ocupação do Esp...

Rua João Ruivo (Quebradas...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DESC...

CORTES NO ABASTECIMENTO D...

ABRANTES: Interrupção do ...

Finalistas do 4º Concurso...

Yoga para crianças volta ...

“Contra-Mnemónica” – expo...

Chamusca recebeu encontro...

Azambuja organiza Festiva...

PONTE RAINHA DONA AMÉLIA:...

Bombeiros Voluntários de ...

ENCERRAMENTO DA 6ª CAMPAN...

     Federação Distrital ...

ABRANTES: Já levantou o s...

ALCANENA: Orçamento Parti...

LIVROS SÃO PALAVRAS COM M...

“Medidas de Apoio ao Volu...

Peça «A Casa de Bernarda ...

Centro Hípico Lebreiro de...

VIVER MAIS VIVER MELHOR P...

CHAMUSCA: ENCONTRO DE TÉC...

CHAMUSCA: ENCONTRO DE TÉC...

Instantes

TEMAS DE SAÚDE: Serviço ...

A última viagem

Secretária de Estado Adju...

arquivos

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds