NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 12 de Abril de 2019
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

OS QUADROS VIVOS DE CARAVAGGIO_CIA LUDOVICA RAMBEL

 

sexta-feira:

 

 

Esta sexta-feira, dia 12 de abril, às 21h00, o Convento de São Francisco recebe o Concerto Final do Estágio em Orquestra de Sopros e Percussão, do Conservatório de Música de Santarém. Vão ser interpretadas composições de James Barnes, James Swearingen, José Rodrigues, Vaughan Williams, Markus Gotz, Steven Reinecke e Robert Smith. Entradas gratuitas.

 

Com direção Artística de José Miguel Vitória Rodrigues, o Conservatório de Música de Santarém realiza este concerto final do 1º Estágio em Orquestra de Sopros e Percussão nas Férias da Páscoa de 2019.

Os ensaios de naipe estão a cargo dos Professores do Conservatório: António Mota, Diana da Rama, Philippe Trovão, Joana Fernandes, Pedro Gentil, Pedro Martins, Sérgio Duarte e Sónia Tomás.

 

sábado:

 

Este sábado, dia 13 de abril, às 21h30, a Catedral de Santarém recebe o espetáculo “Os Quadros Vivos de Caravaggio”, da Companhia italiana Ludovica Rambelli, numa proposta do Projeto Municipal Santarém Cultura. Entrada gratuita limitada à lotação do espaço. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

Algumas das obras representadas no espetáculo são La Deposizione (1602-1603) Museu do Vaticano, Cidade do Vaticano; Estasi di maddalena o Maddalena Klein (1606) Coleção privada, Morte della Vergine (1604) Museu do Louvre, Paris, Madonna dei Pellegrini (1604-1606) Sant’Agostino, Roma, Santa Caterina d’Alessandria (1597) Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid, La Maddalena (1594-1595) Galeria Doria Panphilj, Roma, Bacco (1596-1597) Galeria Degli Uffizi, Florença, entre outras.

 

Um espetáculo construído com a técnica dos quadros vivos, La Conversione di un Cavallo é um trabalho de extrema simplicidade, mas com um grande impacto visual. Sob os olhos dos espectadores são compostas 23 telas de Caravaggio com os corpos dos atores, usando objetos do quotidiano e tecidos drapeados. Um único ponto de luz ilumina a cena criando uma moldura imaginária. A precisão iconográfica, a expressiva força dos corpos e expressões faciais, trazem amplamente a poesia da realidade que constituem e diferenciam o trabalho de Michelangelo Caravaggio. As mudanças de quadros são feitas todas à vista, marcadas ritmicamente pela música de Mozart, Bach, Vivaldi e Sibelius.

 

Este trabalho nasceu em 2006, graças a um projeto educacional da Faculdade de Arquitetura Luigi Vanvitelli desenvolvido por Ludovica Rambelli. Após a primeira apresentação a sua força cénica foi clara e forte, marcando logo presença no Festival Maggio dei Monumenti do Museo di Capodimonte, em Nápoles, nas edições de 2008, 2009, 2010, 2011, e por toda a Itália em museus, galerias, praças, igrejas, preservando sempre a sua sugestão, a sua magia, perante um público muito mais atento e cúmplice, de um trabalho artesanal simples mas rigoroso.

 

Hoje a Cia Ludovica Rambelli é residente permanente do Museu Diocesano, na Igreja Donnaregina Nuova, em Nápoles.

 

Ficha Técnica:

Direção: Ludovica Rambelli | Assistente de direção: Dora De Maio | Atores: Andrea Fersula, Serena Ferone, Ivano Ilardi, Laura Lisanti, Chiara Kija, Antonella Mauro, Paolo Salvatore, Claudio Pisani |Música: Lux Aeterna, Requiem, Mozart; Erbarme dich mein Gott, Passione secondo Matteo, Bach; Corale, Passione secondo Matteo, Bach; Il Favorito, Vivaldi; Es ist vollbracht, Passione secondo Giovanni, Bach; Valse triste, Sibelius

(Teatro) (Duração) 40’ (Classificação) M/06

Horário: 21h30

Local: Catedral de Santarém

 

 domingo:

 

Este domingo, dia 14 de abril, das 15h00 às 16h30, três chaimites tipo “Bula”, modelos conduzidos pela Coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa, na noite de 24 de Abril de 1974, podem ser visitadas pelo público, na Parada Chaimite, na Ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém.

 

A população e todos quantos nos visitam têm a oportunidade de ver e visitar estes carros militares, com importância e simbolismo histórico no contexto da Revolução dos Cravos.

 

Às 15h00, há Teatro para Crianças “PANTUFA & AUGUSTO – à Conquista de Santarém”, pelo Veto Teatro Oficina - Círculo Cultural Scalabitano, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas. Direção e representação: António Júlio Santos (Pantufa) e Nuno Domingos (Augusto), luminotecnia/sonoplastia: José Carlos Jordão. Esta iniciativa está integrada no programa das comemorações do 25 de abril, coorganizadas pela Câmara de Santarém e pela Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural, em parceria com o Centro Cultural Regional de Santarém e com o Veto Teatro Oficina/ Círculo Cultural Scalabitano.

“O Augusto sabe tudo muito bem na história de Portugal. Ele estudou todos os aspetos e explica bem explicadinho ao Pantufa.

O Pantufa parece que não sabe nada, mas…

Será que o foi o D. Afonso Henriques o nosso primeiro rei?

Ou foi o Pantufa!...

E qual foi o papel do Augusto!

Já estou a ficar baralhado…

Mas se querem saber o que vai acontecer, o melhor é ver esta proposta do Veto.

Um espetáculo claramente dirigido às crianças e à sua linguagem tão especial.” António Júlio Santos.

Palhaços [Duração: 50’ | Classif. para Todos]

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 243321150 (14H-20H) | vto.ccs@gmail.com ou circuloscalabitano@gmail.com

 

Às 16h30, o Convento de S. Francisco recebe o Espetáculo ABRILARTEque apresentará 8 agrupamentos numa diversidade de expressões artísticas, produzidas na cidade e concelho de Santarémcom Dança, Música, Circo, Canto, Folclore e Teatro, que conta com a participação dos seguintes agentes culturais do concelho de Santarém: Grupo Folclórico de Abitureiras, Grupo Cénico da SRO - Sociedade Recreativa Operária de Santarém, Human Art - Artes de Circo, Octávio Freitas (Canto), New Star Dance Clube, Mafalda Murta e ADEC - Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano, além de PaulaNunes Simões (Poemas de Abril).

 

Ingressos disponíveis: Comissão das Comemorações do 25 Abril - Associação Cultural - 963 512 243/ 964 563 460 e/ou Emoção d'Imagens - 243 323 212 - Rua Dr. Pedro Canavarro (rua do Minipreço) ou no Dia do Espetáculo - Portaria do Convento de S. Francisco. 3 Cravos.

 

Esta iniciativa está integrada no programa das comemorações do 25 de abril, coorganizadas pela Câmara de Santarém e pela Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural.

 

A decorrer:

 

Até dia 15 de abril, visite a Exposição de “Água, Terra, Ar” – “O Passado, o Presente e o Futuro em Santarém”, no Palácio Landal, por André Sier, Boris Chimp 504, Sonoscopia. Esta exposição que conta com 3 projetos de arte digital e sonora, integra ainda, de forma ativa e passiva, fotografias de autoria de José Freitas, que fez um trabalho de levantamento de imagens dos reservatórios da cidade de Santarém. Esta Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado, das 10h00 às 13h00. Entrada gratuita.

Novos Media/Artes Digitais

Água, Terra, Ar, André Sier, Boris Chimp 504, Sonoscopia

O Passado, o Presente e o Futuro em Santarém

A importância da água no passado; Pensar o presente: O Labor da Terra. O respeito pelo trabalho na terra, o homem na eterna relação com a natureza; Pensar o futuro: o espaço enquanto metáfora para Santarém que sai de si mesma, em busca do futuro. Para dar corpo a estes temas, o Palácio Landal é ocupado por 3 projetos de arte digital e sonora, com peças que gerarão interação direta do público, tornando-o parte da instalação – enquanto performers, ou como membros da comunidade que experiencia um objeto estético, ou que é capaz de gerar pensamento e reflexão sobre as temáticas, construindo um Santarém do futuro.

Serão também André Sier trabalha artisticamente com código e meios interativos nos estúdios s373.net/x, onde combina videojogos, instalações, pintura, escultura, música, matemáticas e computação em objetos e experiências de artes eletrónicas, fundindo mitologia, interfaces, contínuums espácio-temporais generativos.

O Boris Chimp 504 é uma performance audiovisual em tempo real que enfatiza a síntese de áudio e as linguagens gráficas numa estética futurista de ficção científica. É um sistema interativo / reativo em tempo real entre o áudio e a imagem, entre o homem e a máquina.

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educacionais centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentosinterdisciplinares com a literatura, dança, teatro e artes visuais.

(Classificação) para todos/as

 

 

Até dia 31 de maio, visite a Exposição SUBWAY LIFE de António Jorge Gonçalves, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Esta exposição integra o ESCALA - Projeto Educativo, Mediação de Públicos e Envolvimento da Comunidade.


Tudo começou em Londres, onde António Jorge Gonçalves exercitou desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente no Metro. Ao regressar a Lisboa, decidiu levar o jogo a outras 9 cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo. O resultado do projeto apresentado no site oficial foi premiado no Flash Film Festival pelos milhões de visitas. Apresentamos uma seleção desses desenhos ampliados à escala humana, criando um efeito surpreendente de proximidade com estes desconhecidos, que serão expostos em espaço público.

António Jorge Gonçalves é um autor de banda desenhada, cartoonista, performer visual, ilustrador, cenógrafo e professor português, autor de diversas Novelas Gráficas, e tem colaborado com diversos escritores – Nuno Artur Silva, Rui Zink, Ondjaki ou Mário de Carvalho. Faz semanalmente cartoon político para o Inimigo Público (suplemento do Público) desde 2003. Estes trabalhos foram também publicados no Le Monde e Courrier Internacional, e premiados no World Press Cartoon. Integrou o projecto pedagógico 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian como artista formador.


Desenho/Exposição | Classificação: Etária para todos | Preço gratuito

 

Em permanência:

 

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:59
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

AQUApaper convida a desco...

Festa da Amizade – Sardin...

ESTÁDIO MUNICIPAL DO CART...

Projetos da Chamusca em d...

Município do Entroncament...

Criarei Apenas o que Não ...

Câmara de Santarém aprova...

Sea, David Fonseca, Tito ...

NERSANT realiza workshop ...

Novo livro condensa “Toma...

Agrocluster Ribatejo most...

Vamos eleger a Rainha das...

Entroncamento recebe o me...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Torres Novas – 4 detidos ...

PERCURSO PEDESTRE DA MATA...

Concerto de Cordis & Vito...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

TEMAS DE SAÚDE: Serviço N...

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds