NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015
Atividades para fevereiro nas Bibliotecas de Azambuja

NOTICIARIBATEJOPEQUENO.png

 A Rede Municipal de Bibliotecas de Azambuja lança as suas propostas para dinamizar o mês de fevereiro de 2015.

Em destaque, a reta final para entrega dos trabalhos ao VIII Concurso Literário do Concelho de Azambuja. Recorde-se, então, que todos os alunos das escolas e os cidadãos naturais, residentes ou trabalhadores na área do Município de Azambuja são convidados a dar largas à imaginação nas habituais categorias de conto, crónica, poema e banda desenhada. As normas estão disponíveis em www.cm-azambuja.pt e nos balcões das bibliotecas. A entrega de trabalhos termina a 13 de fevereiro de 2015. Podem ser solicitadas mais informações pelo e-mail biblioazb@cm-azambuja.pt

 

Azambuja continua a realizar, em 2 sábados, as suas sessões com diferentes formas de abordagem aos livros para os vários níveis etários, dos bebés de 9 meses às crianças de 10 anos. Em Aveiras de Cima e Alcoentre têm cada vez mais adeptos os ateliês de artes manuais, em que todos podem participar, com croché, costura, pintura e outras expressões artísticas que vão surgindo.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AZAMBUJA

 

Mimar a Ler (um convidado especial vai falar da prevenção de acidentes)

(9 – 24 meses)

Sábado dia 07 / 10H30

Este projeto tem como objetivo apresentar o livro e a leitura aos mais novos e introduzir hábitos de manuseamento do livro que poderão traduzir-se mais tarde em hábitos de leitura. O desenvolvimento motor e a descoberta da linguagem são questões de base deste projeto tal como a utilização dos cinco sentidos. Privilegia ainda o contato entre o adulto acompanhante e o bebé no espaço da biblioteca e visa contribuir para a formação de futuros cidadãos ativos.

O projeto não versa um livro específico mas sim tipologias de livros e permitirá aos participantes a exploração de uma “sacola” de livros em cada sessão.

Inscrições esgotadas.

 

A magia da poesia – José Jorge Letria

(5 – 10 anos)

Sábado dia 07 / 14H30

A segunda edição deste projeto tem como objetivo principal a sensibilização para a poesia. Com o objetivo de desmistificar a poesia e torná-la divertida este projeto é elaborado em parceria com uma leitora que se voluntariou para desenvolver esta iniciativa e contamos assim com a cooperação de um membro da comunidade.

Inscrições gratuitas no balcão da biblioteca, por correio eletrónico, no site ou através do Facebook.

 

A ler brincamos e aprendemos… (O Sapo Apaixonado, de Max Velthuijs)

(2 – 4 anos)

Sábado dia 14 / 10H30

O objetivo principal é criar o gosto pelo livro e a leitura aos mais novos tal como introduzir hábitos de leitura e tornar as visitas à biblioteca parte da rotina semanal. Com pequenos ateliers após a história procura-se desenvolver a motricidade, a memória e a aprendizagem de conceitos base para esta faixa etária tal como os números, as cores e as formas entre outros.

Inscrições gratuitas no balcão da biblioteca, por correio eletrónico, no site ou através do Facebook.

 

Brincar com histórias (Bilhetinhos de Namorados, de Virginie Hanna)

(4 - 6 anos)

Sábado dia 14 / 14H30

O objetivo principal é estimular o gosto pelo livro e a leitura nas crianças em idade pré-escolar, e ao mesmo tempo auxiliar a aprendizagem de determinados conceitos que fazem parte do desenvolvimento cognitivo das crianças desta faixa etária. Em cada sessão será contada uma nova história que irá abordar um tema diferente, seguindo-se a dinamização de um jogo/atividade em que participem pais e filhos, criando assim momentos de convívio que estimulem também o vínculo parental. Espera-se que os pais desenvolvam com os filhos hábitos de leitura que se mantenham no futuro, servindo os pais de intermediários entre o livro e a criança, e motivando as visitas regulares à biblioteca.

Inscrições gratuitas no balcão da biblioteca, por correio eletrónico, no site ou através do Facebook.

 

Visitas Guiadas

Sextas - 10H30

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

 

Leia Connosco…

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema na sala dos adultos. Em fevereiro o tema escolhido é Romance Histórico.

 

 

BIBLIOTECA CENTRO CULTURAL GRANDELLA – AVEIRAS DE CIMA

 

Aprender o ABC dos computadores…

(50+ anos de idade)

Terças e quintas - 10H30

Quem tem um grau de literacia digital inexistente ou muito fraco e idade superior a 50 anos pode inscrever-se gratuitamente na biblioteca e durante um mês aprender os passos básicos de como trabalhar com um computador.

 

Hora do Conto

(1º ciclo, 6 – 10 anos)

Quintas às 10H30

Esta atividade de promoção da leitura é dirigida ao 1º ciclo do ensino básico da rede pública escolar, especificamente ao 3º e 4º ano de escolaridade. A história contada será do autor Hervé Tullet “Sem título” seguido de uma breve oficina de escrita criativa em que cada turma irá escrever uma página de um livro já iniciado. Esta atividade visa a promoção do livro, da leitura e a criação de hábitos de leitura e estimular a imaginação, criatividade e capacidade escrita.

 

Visitas Guiadas

Sextas / 10H30

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

 

Croché, pintura, costura, outros

Sábado 28 – todo o dia

No último sábado do mês os amantes das artes manuais poderão trazer o seu material e trabalhar no espaço da biblioteca, aproveitando para partilhar ideias e trocar dicas com outros artesãos presentes. Basta aparecer entre as 10h30 e as 12h30 e das 13h30 às 18h30 para participar neste workshop coletivo.

 

Este mês lemos…

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema. Em Janeiro a autora escolhida é Philippa Gregory.

 

 

BIBLIOTECA PALÁCIO CONSELHEIRO FREDERICO AROUCA - ALCOENTRE

 

Crescer a Ler

(Pré-escolar, 3 – 5 anos)

Quartas às 10H30

Projeto de promoção da leitura dirigido a todo o ensino pré-escolar do Concelho para que as educadoras possam frequentar, com as suas turmas, o espaço da biblioteca e desenvolver atividades em torno do livro. Temos como objetivo motivar todo o Concelho a trabalhar o mesmo livro “Tanto, Tanto!” de autoria de Trish Cooke.

 

Ler no lar para atividades inventar

Quartas 14H30

Continuamos a visitar o Centro de Dia de Alcoentre e a realizar leituras seguidas de atividades dirigidas aos seniores.

 

Croché, pintura, costura, outros

Sexta-feira dia 27 às 14H30

No último sábado do mês os amantes das artes manuais poderão trazer o seu material e trabalhar no espaço da biblioteca, aproveitando para partilhar ideias e trocar dicas com outros artesãos presentes. Basta aparecer a partir das 14H30 para participar neste workshop coletivo.

 

À Volta dos livros

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou tema. Em Janeiro a autora escolhida é Alice Vieira.

 

 

Câmara de Azambuja aprova apoio ao 1º Duatlo de Tagarro

Deliberações da última reunião

 

A Câmara Municipal de Azambuja aprovou a atribuição de um subsídio de mil euros, além de diverso apoio logístico, à realização do 1º Duatlo de Tagarro, localidade da Freguesia de Alcoentre, no próximo dia 8 de fevereiro. A competição é reconhecida pela Federação de Triatlo de Portugal e tem a organização da coletividade local “Associação 10 Kms de Tagarro”. A prova terá o formato de “sprint” – com 5 kms corrida + 20 kms ciclismo + 2,5 kms corrida – e os organizadores esperam a participação de cerca de meio milhar de atletas nos vários escalões etários. Os interessados encontram toda a informação necessária em www.10kmdetagarro.com

 

Outra deliberação a destacar, da última reunião quinzenal  do executivo, foi a assinatura de um protocolo de cooperação entre o município e a Aproder – Associação para a Promoção e Desenvolvimento Rural do Ribatejo. Este acordo estabelece uma parceria que tem em vista a definição e implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Local, no âmbito do programa “Desenvolvimento Local de Base Comunitária” vigente para o período 2014-2020. São objetivos destas ações valorizar os territórios e recursos da região; conjugar e potencializar atividades tradicionais e soluções e modernidade; promover o empreendedorismo e a sustentabilidade. Por outro lado, pretende-se envolver um conjunto alargado de entidades, quer públicas quer privadas. Refira-se, ainda, que o raio de ação da Aproder abrange os concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém.

 

A Câmara aprovou outro protocolo, este de cedência de uma sala da antiga escola primária de Casais de Baixo (freguesia de Azambuja) ao “Centro Clínico Face a Fase, Lda”. Esta empresa dedica-se a atividades na área da saúde, nomeadamente acompanhamento psicológico, terapia da fala, fisioterapia e terapia ocupacional. Além da normal exploração da atividade, o acordo salvaguarda algumas consultas para situações encaminhadas pelos serviços de Ação Social do município.

 

Na área dos Estágios Profissionais, em contexto de trabalho, foram aprovadas propostas de três entidades. A autarquia irá acolher um aluno do Centro Internacional de Formação dos Trabalhadores da Indústria e Energia, para um estágio na área de Eletricidade e Energia; um aluno da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, para um estágio na área da Informática; e um aluno da Cerci-Flor da Vida, para um estágio na área da serralharia.

 

No âmbito do Urbanismo, foi aprovada a atribuição do topónimo “Estrada das Maias” a um caminho existente na localidade de Tagarro, confirmando a deliberação da Junta de Freguesia de Alcoentre. Foi, igualmente aprovada a prorrogação do prazo – até 30 de junho de 2015 – para a instalação de um quiosque de comidas e bebidas na Zona Industrial da Rainha, na sequência do respetivo concurso público, e cujo projeto obteve despacho favorável em julho de 2014.

 

Foi aprovada uma proposta relativa à Tabela de Taxas, Licenças e Preços do município, que retifica a redação do artigo 53º do capítulo XX e inclui a tarifa referente aos serviços prestados a produtores de resíduos sólidos comerciais, industriais e hospitalares não contaminados, equiparáveis a resíduos sólidos urbanos com volume de produção diária superior a 1100 litros. A taxa é fixada no valor de 16,24 euros.

 

O executivo Municipal de Azambuja aprovou, também nesta reunião ordinária, o pedido de troca de lugar de um feirante do mercado mensal; a redução da renda mensal – de 1424,00 euros para 996,80 euros – ao concessionário da exploração de um espaço público para a atividade de comércio automóvel, na vila de Azambuja, pelo período de 2 anos; a isenção do pagamento de transporte à associação concelhia “Dancitrauteia”, pela deslocação de atletas a uma competição nacional no Algarve.

 

Por fim, a Câmara aprovou as normas de participação do 33º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 15:46
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

Circulação de Trânsito | ...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

Crédito Agrícola distingu...

NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO AG...

Atribuído prémio de Melho...

Operação Baco 2019

Sons de Verão animam as ...

Fim de Semana da Ativida...

Chamusca recebe de 11 a 1...

1300 crianças passam “UM ...

Jornalista Fernando Corre...

Conversas de Agricultura ...

Município do Entroncament...

Chamusca afirma-se como “...

Feira Nacional de Agricul...

Três nadadores de Almeiri...

CARTAXO NA FEIRA NACIONAL...

FERSANT celebra 30 anos c...

Município de Coruche Na ...

ÁGUAS DO RIBATEJO NA FEIR...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds