A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou por maioria, com as abstenções do BE e da CDU, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2017. Mantém-se o esforço da autarquia de uma baixa taxação ao nível dos impostos locais (IMI, derrama e participação no IRS) como forma de ajudar as famílias e as empresas que estão no concelho de Salvaterra de Magos.
O Orçamento para o próximo ano apresenta um valor de 12,5 milhões de euros e pauta-se pelo critério das boas contas, primando nomeadamente pelo pagamento aos empreiteiros e fornecedores num prazo máximo que fica aquém dos 30 dias e assumindo que a atual gestão camarária quer chegar ao fim do mandato sem ter aumentado a dívida do Município recebida das gestões municipais anteriores.
No próximo ano, a Câmara Municipal pretende manter ou reforçar os apoios financeiros concedidos às juntas de freguesia, aos bombeiros voluntários, às IPSS, associações e clubes desportivos.
No capítulo das despesas a educação e ação social, a recolha e o tratamento de resíduos, a iluminação pública e ampliação da rede existente, a cultura, desporto, recreio e lazer assumem importância relevante. O turismo e o apoio à economia local somam cerca de 250 mil euros.
Quanto aos investimentos previstos para 2017, destaque para a construção do novo Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca, num investimento de cerca de 2,1 milhões de euros e conclusão das obras de colocação de relvados sintéticos nos Foros de Salvaterra e em Salvaterra de Magos.
A autarquia pretende ainda apostar na renovação de viaturas e máquinas, com recurso a leasing, devido à idade avançada de muitos dos equipamentos municipais.
A Câmara Municipal espera ainda ver aprovadas as candidaturas a fundos comunitários dos projetos e obras de requalificação do “Hotel Jackson” na Glória do Ribatejo e da escola “O Século” em Salvaterra de Magos, de melhoramento do espaço expositivo da Falcoaria Real, de construção de passeios na Nacional 367, entre a Estrada Nacional 118 e a Estrada Militar, em Marinhais, e na área da eficiência energética.
A repavimentação de algumas ruas e a continuação da aposta nos arranjos urbanísticos em todo o concelho são outras das prioridades para 2017.
A proposta de Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos vai agora ser submetida à Assembleia Municipal.