Na reunião da Assembleia Municipal de Azambuja que se realizou no dia 28/04/2015, oRelatório e Contas de Gerência da Câmara de Azambuja referente a 2014 foi chumbado com os votos da Coligação PELO FUTURO DA NOSSA TERRA (PSD/CDS-PP/MPT/PPM) e da CDU.
Refira-se que as Contas de Gerência apresentaram um resultado líquido de exercício negativo em 3,5 milhões de euros - o pior resultado líquido de exercício da Câmara de Azambuja desde 1976!
Para este mau resultado, foi decisiva a integração nas contas municipais dos activos e passivos da empresa municipal EMIA, cujo processo de extinção está a ser investigado pela Inspecção-Geral de Finanças, na sequência de queixa apresentada pelos vereadores da Coligação PELO FUTURO DA NOSSA TERRA.
Destaque-se ainda que a Câmara Municipal de Azambuja detinha uma capacidade de endividamento líquido próxima dos 7 milhões de euros.
Em virtude da integração do passivo da empresa municipal, a capacidade de endividamento líquido foi drasticamente reduzida e está agora nos 100 mil euros!
A par destes dados, o Relatório e Contas de Gerência de 2014 também revelou os seguintes dados da má gestão da Câmara PS:
Os Empréstimos a Médio/Longo Prazo aumentaram face a 2012 (+ 800 mil euros).
O Passivo aumentou cerca de 4 milhões de euros (+ 28%)
A Autonomia Financeira da Câmara reduziu-se (-3,5%)
Estes resultados muito negativos decorrem exclusivamente das manobras de "engenharia financeira" e dos sucessivos erros de gestão cometidos pela Câmara PS desde 2004, que só agora ficaram consolidados na sequência da extinção da empresa municipal.
Ao longo destes anos, a Coligação PELO FUTURO DA NOSSA TERRA fez diversos avisos e alertas à Câmara PS sobre os riscos que as manobras de "engenharia financeira" e os erros de gestão iriam ter na saúde financeira do município.
Infelizmente, o tempo deu-nos razão e agora o Povo do Concelho de Azambuja tem uma Câmara Municipal descapitalizada e incapaz de fazer investimento em áreas como a requalificação da escola básica de Aveiras de Cima, a requalificação das únicas Piscinas Municipais (encerradas desde 2011) ou repavimentação das vias e caminhos municipais.