Visita ao sítio arqueológico de Vila Nova de S. Pedro, no dia 23 de julho, das 09h00 às 12h00 e das 16h00 às 18h00.
O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, pertencente à União de Freguesias, Concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 23 de julho, sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h00 e das 16h00 às 18h00. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade.
À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que está a decorrer até ao final do mês de julho. A iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem como principal objetivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.
Refira-se, que esta iniciativa é uma organização do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo - no 3º milénio”. É um projeto com diversas valências e campo de ação, cujo principal objetivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projeto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.
A iniciativa cumpre com todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
Inscrições abertas para a Creche Municipal do Alto Concelho em Manique do Intendente
Inscrições para o ano letivo 2021/2022
Continuam abertas as inscrições para a Creche do Alto Concelho referentes ao ano letivo 2021/2022, resultante das vagas existentes das inscrições recebidas até ao dia 30 de junho de 2021. Informa-se a existência de 5 vagas para o berçário e 2 vagas para crianças até aos 3 anos.
De referir que a Creche Municipal funcionava com duas salas, contudo dada a elevada procura e crescente número de alunos inscritos, foi aprovado a abertura de mais uma sala, aumentando assim a sua capacidade de funcionamento.
A creche é um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio às famílias, e destina-se a acolher crianças com idade a partir dos 4 meses até à idade de entrada no ensino pré-escolar.
Atelier “Dançar com…as vindimas” – inscrições abertas para Residências Artísticas em Azambuja
Para maiores de 15 anos. Integradas na “Programação em Rede” (CIMLT) cofinanciadas pela União Europeia.
No âmbito do programa cultural denominado “Artéria – Artes ao Vivo”, o Município de Azambuja vai acolher quatro residências artísticas, nas áreas de arte urbana, dança, estátuas humanas e cinema documental, cujas inscrições estão abertas.
A primeira residência artística será o Atelier “Dançar com… as vindimas”, que decorrerá de 17 a 21 de agosto, na Casa do Povo de Aveiras de Cima. Este atelier será dinamizado pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano e tem como objetivos promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, promover a inovação e a experimentação artística, melhorar a coordenação motora, aumentar a concentração, flexibilidade e resistência corporal e desenvolver a sensibilidade musical.
Estas capacidades serão desenvolvidas e trabalhadas para que, durante os 5 dias, seja preparada a montagem de um espetáculo sobre o tema “as vindimas”, que será apresentado ao público, no dia 21 de agosto, em Aveiras de Cima. Para participar neste atelier terá de submeter a sua inscrição até ao dia 6 de agosto.
A participação nas residências artísticas tem como requisito a idade mínima de 15 anos, e cada residência terá um limite de 10 elementos. A seleção dos participantes será feita por ordem da data de inscrição. A