O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Benavente, no dia 13 de fevereiro, deteve três homens com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos por incumprimento das medidas vigentes para a contenção da epidemia COVID-19, em Benavente.
No âmbito de uma ação de policiamento tendo em vista o cumprimento das medidas implementadas pelo Estado de Emergência, os militares da Guarda detetaram que um grupo de seis pessoas estava reunido na zona ribeirinha da vila a ouvir música. Face às medidas estabelecidas no combate à pandemia de COVID-19, os indivíduos foram abordados pela GNR, verificando-se que não tinham motivo justificativo para se encontrarem na via pública, sendo que três dos elementos do grupo já tinha sido autuados no dia 11 de fevereiro por incumprimento ao dever geral de recolhimento, tendo sido advertidos que se voltassem a praticar os mesmos atos estariam a incorrer no crime de desobediência.
Durante a abordagem estes três suspeitos colocaram-se em fuga, tendo sido intercetados e detidos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente
No seguimento das diligências policiais, foram ainda elaborados três autos de contraordenação aos restantes elementos do grupo por incumprimento do dever geral de recolhimento.
Torres Novas – Detido em flagrante por furto em residência
O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Torres Novas, no dia 12 de fevereiro, deteve em flagrante um homem de 50 anos por furto em residência no concelho de Torres Novas.
No seguimento de uma denúncia de que estaria a decorrer um furto numa residência, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo surpreendido o suspeito no interior de um anexo da residência, motivo que levou à sua detenção. No decorrer das diligências policiais foram recuperados vários cabos de cobre e diversas ferramentas furtadas que se encontravam na posse do indivíduo.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Torres Novas.
Rio Maior – Encerramento de festa ilegal com 28 pessoas
O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Santarém, no dia 13 de fevereiro, encerrou uma festa ilegal com 28 pessoas que decorria numa propriedade na localidade de Marmeleira, no concelho Rio Maior.
Na sequência de uma denúncia de que estaria a decorrer uma festa numa propriedade alugada, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo verificado que, para além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social. No decorrer das diligências policiais foram identificadas 28 pessoas, com idades compreendidas entre 21 e os 33 anos, que se encontravam deslocados do seu concelho de origem, tendo sido encaminhadas para os seus respetivos domicílios.
Face ao incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, à violação da proibição de circulação entre concelhos e à inobservância das regras de distanciamento social e de realização de eventos, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação
Esta ação contou como reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém.
A GNR recorda que o cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, no âmbito do combate à pandemia COVID-19, é fundamental para conter a propagação do vírus.