NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016
BOMBEIROS MUNICIPAIS DO CARTAXO CELEBRARAM 80.º ANIVERSÁRIO

NOTICIASDORIBATEJO.jpg

 

  • Pedro Magalhães Ribeiro afirmou orgulho da Câmara nos valores humanos e na competência técnica do corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC)
  • Autarca apelou à administração central para que se resolvam os problemas que afetam as corporações municipais, reforçando a cultura de justiça e solidariedade entre todos os bombeiros.
  • Entidades oficiais, autarcas do município e das freguesias, representantes de organizações públicas e privadas, assim como, de mais de vinte corpos de bombeiros de todo o país, famílias e população, associaram-se aos BMC para a cerimónia que assinalou o encerramento das Comemorações do seu 80.º Aniversário.
  • Durante a cerimónia foram entregues condecorações – Medalha Grau Cobre, Medalha Grau Prata, Medalha Grau Ouro, louvores e Crachá de Ouro, a elementos do corpo de Bombeiros.
  • Bombeiros Municipais do Cartaxo inauguraram o Museu do Bombeiro, que reúne peças e imagens dos seus 80 anos de história e passa a estar disponível a toda a comunidade.

 

O dia 26 de novembro, passado sábado, que amanhecera soalheiro, trocou as voltas ao corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo e à hora marcada para o início da sessão solene de comemoração do seu 80.º Aniversário, a chuva contínua obrigou à mudança de local – a cerimónia foi deslocada do quartel do corpo de Bombeiros, para o Auditório Municipal da Quinta das Pratas, onde tiveram lugar as intervenções das entidades oficiais, assim como, a entrega de condecorações e de louvores. De regresso ao Quartel, convidados e população, participaram na inauguração do Museu do Bombeiro.

 

Entre muitos representantes de organizações ligadas a forças de segurança, proteção civil e bombeiros, assim como, eleitos autárquicos do município e das freguesias do concelho, estiveram presentes o Comandante Adelino Gomes, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Carlos Gonçalves, Presidente da Federação dos Bombeiros de Santarém, Joaquim Chambel, Comandante do Agrupamento Distrital Centro Sul, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Augusto Parreira, em representação do presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, numa cerimónia que foi presidida por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.

 

Entre os presentes estiveram ainda, anteriores comandantes do corpo dos BMC, vereadores da Câmara Municipal, presidentes de juntas de freguesia, membros da Assembleia Municipal do Cartaxo, assim como, Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil e Carlos Cláudio, coordenador dos serviços de proteção civil no município.

 

A cerimónia teve início com um minuto de silêncio em homenagem a todos os bombeiros já falecidos, que serviram a corporação ao longo dos seus 80 anos, ao que se seguiu a entrega de medalhas e louvores a elementos da corporação e as comunicações oficiais.

 

Presidente da Câmara apelou à rápida resolução dos problemas que afetam os corpos de bombeiros municipais

Pedro Magalhães Ribeiro afirmou o orgulho da Câmara no corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo – “um sentido de orgulho genuíno quer pela vossa competência profissional, reconhecida nas missões que cumprem no concelho e em todo o país, quer pelo auxílio à população, que prestam com espírito de ajuda ao próximo, pelas vossas qualidades humanas e espírito de entreajuda, pelas provas de bravura que deram ao longo destes 80 anos”, afirmando que este orgulho é partilhado pelos cartaxeiros – o que é “visível na profunda proximidade da corporação à população e no apoio e carinho que toda a comunidade sempre vos dispensou”.

 

Para o autarca, desde que Sebastião Tavares de Matos, presidente da Câmara Municipal em 25 de novembro de 1936, sob proposta do vereador Cordeiro Veríssimo Narciso, fundou a corporação “tem havido consenso político, na prioridade dada ao investimento em equipamentos de proteção individual e em meios operacionais, para que a corporação possa cumprir a sua missão”.

 

Mas o orgulho e o investimento efetuados pela Câmara Municipal não são suficientes para resolver todos os problemas – “em matéria de apoio à proteção civil e no reconhecimento que é devido aos corpos de bombeiros municipais, sucessivos governos têm tardado em construir as soluções necessárias e em instituir o estatuto dos bombeiros municipais e profissionais”.

 

Para o presidente da Câmara, é essencial que o anúncio público do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, de que no primeiro trimestre de 2017, o estatuto estaria concluído, seja uma realidade e que este seja acompanhado de soluções no âmbito “do descongelamento de carreiras e possibilidade de que os municípios em situação de rutura financeira, possam contratar bombeiros”. Lembrando que “todas as corporações têm a mesma missão, mas não têm a mesma compensação”, o autarca referiu a necessidade de acabar com a discriminação dos corpos de bombeiros municipais, no que se refere ao financiamento da administração central, para que se possam “ultrapassar as lógicas corporativas e reforçar a cultura de justiça e solidariedade entre todos os bombeiros”.

 

Pedro Magalhães Ribeiro deixou palavras de agradecimento a todos os homens e mulheres que cumprem a sua missão nos BMC, assim como às suas famílias “que assistem à vossa partida com a angústia e a incerteza da vossa chegada”, e a toda a comunidade “empresas, comerciantes, muitas pessoas anónimas, que sempre têm apoiado e acarinhado os BMC”.

 

David Lobato destacou altruísmo e entrega dos bombeiros, apelado à união entre todos os corpos de bombeiros e instituições que os representam no distrito

David Lobato, Comandante dos BMC, dirigiu-se aos bombeiros da corporação reconhecendo a “entrega, dedicação e brio, com que cumpriram a vossa missão ao longo de 80 anos de serviço à comunidade”, quer na defesa da vida humana, quer dos bens de pessoas, empresas e instituições.

 

Em tempos que considera “difíceis, numa sociedade em que parecem comandar o consumismo e o egoísmo”, destacou como “reconfortante, podermos contar com homens e mulheres de todas as gerações, que escolheram o altruísmo, a solidariedade e o heroísmo, como valores essenciais”. Para o Comandante do BMC, “a proteção de vidas humanas e de bens, tantas vezes conseguida por atos de coragem e abnegação, deve ser credora do reconhecimento incondicional da comunidade e das suas instituições”.

 

Afirmando a ocasião como de “festa e celebração”, David Lobato não deixou de “lembrar e enfatizar que a desunião”, que considera patente no distrito, com “cada um a tratar da sua quintinha, não levará a bom porto”, afirmando que “esta desunião levou-nos a uma situação em que ninguém nos representa condignamente, ninguém nos ouve e acabamos por ser tratados como mão de obra altamente qualificada, mas barata”.

 

Como exemplo de união, agradeceu a “toda a comunidade que ao longo dos anos sempre apoiou o corpo de Bombeiros, às famílias das bombeiras e dos bombeiros, pelas horas em que estão privadas da nossa companhia e pelo porto de abrigo que representam numa vida que é de entrega ao bem-estar do próximo, mas também de incerteza e de vivência de situações complexas e de perigo”.

 

Ao presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o comandante agradeceu por “apesar dos tempos difíceis que atravessamos, ter sabido compreender os nossos problemas e garantido que nada nos falte, zelando assim, pela segurança dos munícipes”.

 

Adelino Gomes, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e Carlos Gonçalves, Presidente da Federação dos Bombeiros de Santarém, proferiram também discursos que tiveram em comum o reconhecimento pela competência dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, e a sua elevada preparação técnica e humana, demonstrada sempre que são chamados a intervir a nível distrital e nacional.

 

Adelino Gomes confirmou que “alguns problemas que se arrastam há décadas, por falta de vontade política”, poderão ser resolvidos durante o próximo ano, referindo o estatuto de carreiras e as diferenças de tratamento entre bombeiros municipais e outras organizações de bombeiros.

 

 

Medalhas, Louvores e Crachá de Ouro

 

Medalhas de Assiduidade atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, como sinal de reconhecimento pelo altruísmo e dedicação continuada à causa dos Bombeiros.

Condecoração Medalha Grau Cobre por 5 anos de bons e efetivos serviços

. Bombeira de 3ª – Joana de Abreu Silva Cunha Rolaça

Condecoração Medalha Grau Prata por 10 anos de bons e efetivos serviços

. Bombeiro de 2ª – Domínico Bruno Domingues Lage

Condecoração Medalha Grau Ouro por 25 anos de bons e efetivos serviços

. Bombeiro de 2ª – Pedro Miguel Coelho Barata Quitério

. Comandante em regime de substituição dos Bombeiros Municipais do Cartaxo – David Alexandre Amaral Lobato

 

Louvores a elementos que durante a sua vida se dedicaram à causa dos Bombeiros praticando ações nas quais se distinguiram dos seus iguais.

. Bombeiro de 2ª – Augusto José Nunes Verças

. Assistente Administrativa aposentada – Joaquina Rodrigues de Carvalho Oliveira

 

Crachá de Ouro proposto pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo, com despacho favorável do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, com o objetivo de galardoar a prática de atos e serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos Bombeiros.

. Bombeiro de 2ª – Augusto José Nunes Verças

. Bombeiro de 2.ª – João Manuel Valbom Caetano



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:45
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Vamos eleger a Rainha das...

Entroncamento recebe o me...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Torres Novas – 4 detidos ...

PERCURSO PEDESTRE DA MATA...

Concerto de Cordis & Vito...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

TEMAS DE SAÚDE: Serviço N...

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

Circulação de Trânsito | ...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

Crédito Agrícola distingu...

NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO AG...

Atribuído prémio de Melho...

Operação Baco 2019

Sons de Verão animam as ...

Fim de Semana da Ativida...

Chamusca recebe de 11 a 1...

1300 crianças passam “UM ...

Jornalista Fernando Corre...

Conversas de Agricultura ...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds