NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 27 de Junho de 2016
Câmara de Santarém aceita candidaturas de jovens para o projeto de intervenção social/cultural ODISSEIA

9f778745-53d0-4194-b9ff-211dd6a17a83.jpg

A Câmara de Santarém, através dos serviços de Cultura e Ação Social, aceita candidaturas de jovens do Concelho, dos 16 aos 25 anos, até dia 6 de julho, para integrarem o projeto de intervenção social ODISSEIA, promovido pela Artemrede - Teatros Associados. O programa pretende dar formação a jovens do Concelho na área artística, de forma gratuita, durante o mês de setembro, no Teatro Sá da Bandeira, e possibilita muitas experiências enriquecedoras nas artes performativas, através do relacionamento com outros jovens de outros concelhos.

Os interessados podem enviar a sua candidatura, para Humberto Nélson Ferrão, com indicação do nome, número de telefone e endereço de e-e-mail, através do e-mail: nelson.ferrao@cm-santarem.pt ou do telefone: 917 892 436.

O projeto, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da 2ª edição do programa PARTIS é constituído por três componentes nucleares que abrangem as seguintes áreas e competências artísticas: Teatro / Dramaturgia, com criação do espetáculo “E Agora Nós”, com o encenador Rui Catalão (2016); Teatro físico/Movimento/Música experimental/Artes de Rua, com possível participação na estreia de “Histórias em Viagem”, com a Companhia Radar 360 (2017); Cinema/Música, com rodagem e montagem de curta metragem e banda sonora, com o realizador e músico António Pedro (2018).

As formações são orientadas por uma equipa artística e de intervenção social diferentes, que garantem umcertificado por cada área, para os participantes.

Este programa vai estar em vigor nos próximos 3 anos, em 6 dos municípios aderentes à Artemrede: Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra.

Cada uma das componentes do projeto desdobra-se em duas fases: processo de formação e a criação de um objeto artístico nas áreas identificadas, com formação certificada.

O objetivo é que os jovens participem em todas as fases do projeto, numa ótica de aquisição evolutiva de competências e de potencial especialização na área artística e também num aumento progressivo do compromisso e do envolvimento neste projeto. No final das três formações, que integram a participação em dois espetáculos e num filme-concerto, pretende-se que os jovens do Concelho tenham adquirido conhecimentos sobre a criação artística contemporânea, diferentes linguagens artísticas e novas experiências de trabalho, a par da noção de apropriação do espaço Teatro e o considerem como seu, no qual podem ter um papel de espectador, participante ou mesmo colaborador e relação privilegiada com o Teatro, usufruindo de um estatuto especial, que lhes permita oacesso gratuito ou com desconto à programação, a possibilidade de assistir a ensaios e a residências artísticas e conversar com os artistas.

Neste projeto, que decorre até 2018, pretende-se que os jovens participantes adquiram conhecimentos artísticos e alarguem os seus horizontes através do acesso a formação especializada e à participação em processos de criação artística, desenvolvendo assim as suas competências de autonomia e de decisão.                                                                                 

Para a concretização deste projeto, a Artemrede conta com a parceria da Cooperativa de Solidariedade SocialRUMO, no acompanhamento social e na avaliação, assim como com uma rede alargada de parceiros locais, com trabalho desenvolvido na área social ou cultural, em cada um dos municípios envolvidos.

A Câmara de Santarém adere ao Projeto Odisseia com o objetivo de sensibilização e maior inclusão dos jovens de Santarém que, habitualmente, não frequentam os Cine-Teatros e outros jovens interessados da cidade de Santarém e conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém – Lar dos Rapazes, Lar de Santo António da Cidade de Santarém - Lar das Raparigas, Fundação Luisa Andaluz - Lar das Raparigas, Lar Evangélico Nova Esperança, Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, Associação de Residentes de S. Domingos, União de Freguesias da Cidade de Santarém, CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém.

 

Escola Secundária Sá da Bandeira recebe 1.º Encontro Regional do Ensino Profissionalizante da Lezíria do Tejo

 

Está a decorrer, nos dias 27 e 28 de junho, o I Encontro do Ensino Profissionalizante da Lezíria do Tejo, na Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém.

 

O Encontro, que contou na sessão de abertura com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Neves, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, António Amendoeira, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, e Maria Adélia Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, tem em vista a partilha das boas práticas existentes e a discussão das perspetivas de desenvolvimento deste sistema de ensino face às recentes alterações legislativas, envolvendo entidades ligadas ao ensino profissionalizante e à sociedade civil.

 

Este Encontro é destinado a Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial com o intuito de analisar as diferentes estratégias apresentadas como propiciadoras do sucesso dos alunos, valorizar a divulgação de boas práticas e enfatizar o envolvimento da sociedade civil na oferta formativa do ensino profissionalizante gerida pelos Agrupamentos de Escolas.

 

A iniciativa, onde estão a participar cerca de 180 docentes, decorre até amanhã, dia 28 de junho, e é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua de Professores, registo CCPFC/ACC-86715/16; com possibilidade de frequência pontual de atividades no regime de ação de curta duração (ACD).

 

Maria da Conceição Coelho expõe “Retratos e paisagens de uma época” até dia 16 de julho

 

Maria da Conceição Coelho expõe “Retratos e paisagens de uma época” até dia 16 de julho, na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil.

 

Nesta exposição, que pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, Maria da Conceição Pires Coelho, retratista de pessoas e de paisagens, “capta a alma de um momento no momento em que o faz. Em desenho, no caso das pessoas, em pastel de óleo, no caso das paisagens. Alguns retratos e algumas paisagens transformam-se em pinturas.

As suas obras espelham e refletem uma época e o que nela sentiu e viveu, a singular personalidade que as executou. Esta exposição é uma oportunidade para conhecer o trabalho desta artista e nos reencontrarmos com o nosso próprio tempo”.

 

A artista, que já ultrapassou os 80 anos, e está representada em vários museus do País e em muitas coleções privadas em Portugal e no estrangeiro, é natural da Ilha de São Miguel, nos Açores e tem o Curso Superior de Pintura pela ESBAL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Doutoramento em História da Arte pela Universidade Católica de Milão, Licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa.

 

Durante 14 anos estudou música e piano. Nos Açores teve lições de música com a viúva do Músico Tavares Canário e depois, de piano, com Virgínia Moreira. Em Lisboa foi aluna de piano do Professor Lourenço Varela Cid Veloso Salgado (1970/71). Medalha de Bronze do XVI Salão de Outono da Costa do Sol (1970), Medalha de Prata do Prémio Lario Cadorago, Milão (1976) e Medalha de Bronze da Universidade Católica de Milão.

Professora de História Geral da Arte da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, de 1973 a 1983 e Professora de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, de 1983 a 1993.

 

Participa em exposições desde 1954 e a sua obra está representada no Museu da Cidade (Lisboa), no Museu da Presidência da República (Lisboa), no Museu Nacional do Teatro (Lisboa), no Museu da Música (Lisboa), na Casa Museu Dr. Fernando Namora (Condeixa), na Casa Museu Amália Rodrigues (Lisboa), na Casa Fernando Pessoa (Lisboa), no Museu Carlos Machado (Ponta Delgada), na Câmara Municipal de Santarém, na Câmara Municipal do Sardoal e em várias coleções particulares (em Portugal, Itália, França, Bélgica, EUA – Chicago, Chile – Santiago e Ilha da Páscoa, Uzbequistão e Roménia).



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:08
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Abril 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

20

24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

FÉRIAS MUNICIPAIS DA PÁSC...

SWIMRUN ZÊZERE 

MEMÓRIAS DO TEMPO: Há 110...

Benavente – Recuperado ma...

EDP Distribuição rejuvene...

SATIE, I LOVE SATIE, os A...

Rancho Folclórico Danças ...

SAMORA CORREIA ESPERA MIL...

Concerto Comemorativo do ...

Município do Entroncament...

Tomar – Identificada por ...

Em junho a Freixianda ass...

NERSANT mobiliza stakehol...

Azeites de Tomar com galh...

NOVOS REGULAMENTOS AR

Cumeada FC vence XI ediçã...

Crédito Agrícola apoia cr...

NERSANT ajuda empreendedo...

ALMOÇO COMEMORATIVO DO 45...

TEMAS DE SAÚDE: Violência...

Tomar – Identificada por ...

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA D...

Ressurreição

BALCÃO SOCIAL CHUMBADO EM...

Entroncamento no Convento...

Dia  Aberto aos filhos do...

Gana e Costa do Marfim sã...

Agrocluster Ribatejo insp...

“Serei o Que me Deres … Q...

Aproveite o que Santarém ...

arquivos

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds