NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015
CARTAXO APROVA O ORÇAMENTO MAIS BAIXO DOS ÚLTIMOS OITO ANOS

a6428537-4120-423c-8c93-6e3c46d87ebd.jpg

  • Orçamento para 2016 é de 41,4 milhões, menos 8,5 milhões do que o de 2015, o que representa uma redução de 17%.
  • Presidente da Câmara reforça compromisso para o mandato – as políticas orçamentais devem cumprir os objetivos estratégicos no quadro da consolidação orçamental, mantendo a cooperação com as freguesias, as associações e a comunidade educativa, a par do apoio ao tecido empresarial do concelho.
  • O documento revela consolidação do esforço de contenção da despesa e maximização da receita, com vista ao “cumprimento integral das nossas obrigações com fornecedores de serviços e parceiros financeiros, a par da libertação de verbas para investimento em serviços essenciais ao bem estar da população e à possibilidade de crescimento futuro, no quadro de uma estrutura orçamental ainda muito frágil” – com a dívida municipal a ultrapassar em 28,7 milhões o limite máximo de endividamento total do município.
  • O serviço da dívida “exigirá ao município mais de 4,1 milhões de euros por ano em juros e mais de 12,3 milhões de pagamentos de capital” – condicionando todas as opções de gestão municipal.
  • Autarca reitera compromisso com a população “orientar as políticas municipais pelos princípios de responsabilidade, transparência e rigor, que o executivo quer presentes ao longo de todo o mandato”, permitindo a recuperação da credibilidade do município junto da população e dos seus parceiros institucionais e financeiros – “dentro de um quadro de asfixia, temos progredido dentro das nossas possibilidades, cientes do que não podemos ainda fazer mas a ver já os primeiros resultados das opções tomadas”.
  • Entre os primeiros resultados das opções de contenção está o prazo médio de pagamento (PMP) – a Câmara demora menos 180 dias a pagar a fornecedores - PMP no início do mandato era de 372 dias e em setembro de 2015 passou a 192 dias.

As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2016, no valor de 41.463.421,00 euros, que Pedro Magalhães Ribeiro apresentou como um “compromisso com o futuro”, e que considera, a par do Plano de Ajustamento Municipal (PAM), “determinantes para assegurar o investimento em áreas prioritárias, como a requalificação dos espaços públicos e a conservação e reparação da rede viária do concelho”, foi aprovado, na sessão da Assembleia Municipal, no dia 23 de dezembro, por maioria, com 13 votos a favor do PS, três abstenções dos presidentes de junta de freguesia de Valada e Pontével, eleitos pelo movimento independente Paulo Varanda – Movimento pelo Cartaxo (PV-MPC) e um membro eleito pelo mesmo movimento, e 10 votos contra, da CDU, do PSD e dos restantes membros eleitos pelo PV-MPC, sendo que na reunião de Câmara Municipal extraordinária de 28 de outubro, o documento tinha sido aprovado, por maioria, com três votos a favor do PS e quatro abstenções – duas do PSD e duas do PV-MPC.

O presidente da Câmara afirmou que as opções propostas no documento têm “por principal objetivo cumprir os serviços essenciais e cuidar das reais necessidades da população, sem nunca perder de vista que queremos um concelho vivo, com esperança, emprego e qualidade de vida, solidariedade e cidadania”, o que assume ser “um exercício extremamente exigente”, tendo em conta a situação de rutura financeira do município – com a dívida a ultrapassar em 28,7 milhões o limite máximo de endividamento total do município.

Nível de endividamento torna obrigatório por lei o recurso ao FAM

A dívida de 45,5 milhões de euros (45.537.203,89 euros a 31/12/2014), é 4,07 vezes maior do que a média da sua receita líquida corrente, que nos três últimos exercícios foi de 11 milhões de euros (11.179.873,44 euros), obriga o município a recorrer ao Fundo de Apoio Municipal independentemente da sua vontade de o fazer.

“Não é apenas uma opção de gestão municipal. A rutura financeira estrutural, o grande desequilíbrio das contas que encontrámos no início do mandato, tornam este recurso obrigatório por lei e, relembro, não é dinheiro que entra nos cofres do município, é dívida que vamos ter de pagar não longo de muitos anos”, explicou o autarca, para quem “o longo caminho que temos para percorrer, até que possamos considerar as contas municipais sustentáveis financeiramente, coloca-nos desafios que só poderemos ultrapassar trabalhando em parceria com autarquias e associações, com empresas e instituições escolares, com propostas de todas as forças políticas. Este é um tempo para o qual todos estamos convocados, é o tempo de encontrarmos soluções de crescimento e sustentabilidade, em contexto de grande contenção”.

Na apresentação do documento, o presidente da Câmara explicou que “esta nossa certeza de precisarmos do contributo de todos, esteve sempre presente nas reuniões que promovemos com as forças políticas do concelho, sem qualquer exceção, para que todas pudessem apresentar propostas com vista à construção de um compromisso para o futuro”, referindo as reuniões que o Executivo promoveu sobre temas estruturantes para o concelho - das GOP ao PAM, dos acordos de execução com as juntas de freguesia aos trabalhos do PDM ou o programa das Comemorações dos 200 Anos e as prioridades de acesso aos fundos comunitários.

O contexto de contenção referido pelo autarca “determina as opções estratégicas deste orçamento”, que elencou na apresentação do documento – assegurar o financiamento para a sustentabilidade financeira e económico do município no âmbito do Fundo de Apoio Municipal e em medidas de maximização da receita; conter, otimizando, a despesa corrente do município; reduzir a dívida, nomeadamente com a possível alienação de ativos não estratégicos; melhorar o sistema de compras, nomeadamente através de processos mais eficientes e transparentes; investir inovando e modernizando do concelho. 

Melhorias na execução da receita e contenção da despesa contribuem para reequilíbrio orçamental

O presidente da Câmara destacou que o “desequilíbrio financeiro estrutural que acarreta a obrigação legal de recorrer ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), impõe também ao município medidas obrigatórias para a execução eficaz do regulamento das taxas municipais, a especial atenção aos serviços prestados pelo município ou a melhoria dos mecanismos de fiscalização.

O orçamento para 2016 prevê acréscimos de receitas correntes de mais 2,74% do que em 2015 – que implicam a revisão do regulamento municipal de taxas para adequar os valores de taxas cobrados ao serviço efetivamente prestado ou a otimização dos procedimentos de cobrança, que serão mais facilitadores da relação com munícipes e empresas.

A receita de capital – que incluía o valor previsto do PAEL [Programa Apoio à Economia Local], ao ver este programa executado, obteve um decréscimo de 67,21%.

 

A previsão de despesa para 2016, confirma a tendência de redução dos dois primeiros anos do mandato, confirma o presidente da Câmara, afirmando “o esforço de contenção de despesa, acompanhado pela otimização de recursos, permitiu ao município colocar como prioridade na sua relação com os fornecedores de bens e serviços, a melhoria do prazo médio de pagamento”, descrevendo a redução de 372 dias de PMP que “encontrámos em 2013”, com os “192 dias que conseguimos cumprir em final de setembro de 2015”.

Para o autarca, esta redução “está ainda longe do prazo de pagamento que gostaríamos de assegurar aos nossos fornecedores e que certamente nos traria ganhos na negociação de preços”, mas tendo em conta “as grandes alterações quer a nível de contenção da despesa, quer de organização dos procedimentos de contratação, que fizemos, é um sinal de que invertemos um caminho de crescente descredibilização que o município vinha a percorrer há anos”.

A despesa orçamentada reduz mais de 5,86 milhões de euros, em relação ao orçamento anterior, mostrando o resultado de um plano de contenção de despesa que incluiu a reorganização dos serviços para melhor otimização dos recursos humanos disponíveis, a redução dos custos em aquisição de bens e serviços, recorrendo a novas formas de contratação – entre as quais o recurso à central de compras da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo).

Os custos com pessoal, que continuam a ser uma das parcelas mais significativas na estrutura da despesa, têm uma redução de 513,7 mil euros, lembrando o presidente da Câmara que “esta é uma despesa muito rígida em função da natureza do trabalho em funções públicas e, acima de tudo, porque são absolutamente necessários para a prestação de serviços à nossa comunidade, com serviços muito deficitários, como é o caso dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos”.

A aquisição de bens e serviços, que representa outra das parcelas de despesa corrente mais significativas, terá uma redução de 3,22 milhões de euros, continuando no próximo ano o “forte escrutínio quanto às reais necessidades e prioridades das aquisições”, assim como, a concretização quer de alterações nos processos de contratação, quer na utilização dos recursos disponíveis, aperfeiçoando “mecanismos de controlo que permitam reduções em custos fixos de exploração dos equipamentos municipais”.

 

A previsão de despesa para 2016, evidencia a redução de custos com juros e outros encargos, na ordem dos 2,02 milhões de euros e a “inexistência de qualquer intenção de contratação de novos empréstimos financeiros para além dos previstos na legislação”.

Entre as medidas de redução de despesa, inclui-se a intenção de criar critérios “muito concretos, rigorosos e transparentes para a atribuição de quaisquer subsídios”, para os quais se prevê uma redução de 124,7 mil euros em 2016.

Quanto à despesa de capital, a redução prevista ultrapassa os 2.6 milhões de euros. Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “todos os investimentos a serem executados em 2016 seguirão os critérios de rigor que adotámos no início do mandato”, acrescentando que “o bem-estar e o desenvolvimento económico-social do concelho serão as únicas razões a nortear decisões de investir em qualquer projeto, que será sempre avaliado de forma rigorosa e criteriosa”.

Assim, as despesas de capital a executar estão relacionadas com investimentos de requalificação do espaço público, reparação e conservação das vias rodoviárias, garantia do fundos próprios necessários às candidaturas apresentadas aos fundos comunitários, no âmbito do programa PORTUGAL 2020 – como o Centro Escolar de Pontével, projetos relacionados com a eficiência energética ou a requalificação urbana –, a aquisição de alguns bens e equipamentos essenciais e ainda o serviço de dívida, “que terá um custo anual de mais de 4,1 milhões de euros”.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 12:23
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds