Pedro Magalhães Ribeiro defende que as reuniões de câmara devem constituir-se como “fóruns públicos de discussão e participação cívica. Devem aproximar a população daqueles que decidem em sua representação e devem ser espaços de consolidação da democracia”.
Na reunião do executivo da passada segunda-feira, dia 6 de novembro, foi aprovada por unanimidade a realização de reuniões descentralizadas da Câmara Municipal. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara, lembrou que ao longo do mandato anterior estas reuniões decorreram em todas as freguesias, “quer nas sedes das juntas, quer nas delegações da Ereira e de Vale da Pinta, no caso das Uniões de Freguesia e numa segunda ronda em sedes de associações e coletividades”.
O autarca afirmou que estas reuniões foram “um espaço privilegiado de auscultação e de aproximação entre eleitos e eleitores”, referindo-se ao facto de as reuniões descentralizadas terem contado com mais público e mais intervenções do que é habitual nas reuniões de câmara realizadas no edifício sede do município, o que mostra que “as pessoas têm interesse e vontade de participar e os eleitos têm a responsabilidade de ser elementos facilitadores dessa participação”.
Para o autarca “o atendimento semanal e a presença que eu próprio e os vereadores com pelouros vamos tendo em eventos e atividades organizadas pelas associações e juntas de freguesia de todo o concelho, devem aliar-se à criação de espaços institucionais abertos à participação pública, que permitam a livre intervenção dos cidadãos e das cidadãs na tomada de decisão sobre assuntos que dizem respeito ao seu dia a dia, aos seus problemas concretos”, pelo que para além desta aprovação que define a calendarização até final de 2018, ao longo do mandato outras reuniões públicas da Câmara Municipal serão agendadas para espaços e lugares fora da sede de concelho.
Calendário das reuniões até final de 2018
Pontével será a primeira localidade a receber uma reunião descentralizada, no dia 20 de novembro de 2017. Vila Chã de Ourique receberá a primeira reunião de 2018, no dia 15 de janeiro, a Lapa, receberá a reunião de dia 19 de março, dia 21 de maio a reunião decorrerá em Vale da Pedra, dia 2 de julho será na Ereira, dia 20 de agosto em Vale da Pinta, dia 19 de setembro, em Valada e dia 19 de novembro no Cartaxo.
Reuniões
20/11/2017 – Pontével
15/01/2018 – Vila Chã de Ourique
19/03/2018 – Lapa
21/05/2018 – Vale da Pedra
02/07/2018 – Ereira
20/08/2018 – Vale da Pinta
19/09/2018 – Valada
19/11/2018 – Cartaxo
CONVÍVIO DE S.MARTINHO EM VALE DA PEDRA
Almoço tradicional e castanhas assadas em Vale da Pedra.
O Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra vai começar o dia 12 de novembro, domingo, a preparar tudo para receber o S. Martinho com um almoço em que o torricado e o bacalhau assado são reis, mas as castanhas, o bom vinho e a água-pé, não faltarão à festa.
O almoço está marcado para as 12h30 e terá a encerrá-lo cafezinho quente e doces caseiros. A partir das 16h30, começam a sair do assador as primeiras castanhas, depois é só saborear este fruto de outono e divertir-se entre um e outro copo de água-pé.
EREIRA CELEBRA S. MARTINHO
Jantar e animação musical para acompanhar castanhas assadas.
O Salão da Casa do Povo da Ereira vai receber um jantar que é uma festa em honra de S. Martinho. A partir das 20h00 de dia 11 de novembro, sábado, começa a ser servida a Sopa da Horta, logo de seguida o Frango à S. Martinho vai deliciar os convidados, não faltarão as sobremesas e o café numa refeição que terminará com as castanhas quentinhas e a água-pé tradicional da época.
Para animar a festa atuará a Bandinha da Sociedade Filarmónica Ereirense e Lana Conde subirá também ao palco do Salão da Casa do Povo da Ereira.
Aceite o convite e ajude o Rancho Folclórico da Ereira enquanto se diverte em família ou com os amigos.
TRADIÇÕES DE S. MARTINHO
Castanha assada e água-pé são as convidadas especiais do almoço que assinala o S. Martinho em Pontével.
A Casa do Povo de Pontével vai abrir o salão de festas para um almoço organizado pelos Quarentões 2018 em honra de S. Martinho. O buffet repleto de iguarias da gastronomia tradicional, abre às 13 horas do dia 12 de novembro, domingo.
Não faltará a sopa quentinha a abrir a refeição, nem as sobremesas para a encerrar da melhor maneira. As convidadas especiais chegarão logo a seguir – as castanhas bem quentinhas e a água-pé novinha em folha mas a honrar a melhor tradição dos produtores locais.