NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 19 de Agosto de 2014
CARTAXO ASSINALOU DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

O Dia Internacional da Juventude foi assinalado no Cartaxo com um programa de atividades que decorreu entre 10 e 13 de agosto, em vários espaços municipais, com a participação ativa de associações juvenis, formadores, produtores culturais e jovens empresários do concelho.

 

Para além das sessões de debate e workshops, no dia 11 de Agosto teve lugar a Corrida da Juventude, promovida pelo grupo Cartaxo Night Runners, e o dia 13 encerrou as atividades, com uma aula aberta de Zumba Fitness, pela professora Sofia Cruz, atividades desportivas nas quais participaram centenas de pessoas.

 

Conselho Municipal da Juventude abriu sessões de debate

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que abriu a primeira sessão de debate, no dia 10 de agosto, no Centro Cultural do Cartaxo CCC) apresentando o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), afirmou, no final da sessão, que “este é um dos mais importantes órgãos consultivos da Câmara, por ser um espaço que fomenta não só participação ativa dos mais novos na construção de políticas públicas locais, como faz com que os decisores políticos oiçam os jovens, a recolher os seus contributos e a tomar consciência da dimensão e natureza dos problemas que estes enfrentam”.

 

O autarca considera mesmo que “é injusto atribuir aos jovens o afastamento e o desinteresse em relação às causas públicas, este alheamento é comum a qualquer faixa etária e dever-se-á antes a um afastamento dos políticos e das políticas, em relação às pessoas”, acrescentando que “o CMJ é um espaço que permite encurtar, de parte a parte, esta distância, porque o que nele se cria é um espaço de debate, mas também de explicação por parte dos eleitos em relação às suas decisões e de trabalho mútuo na procura de soluções que sejam concretas e exequíveis, para problemas que não se limitam apenas aos que afetam os jovens, mas aos que afetam toda a comunidade”.

 

Entre as questões que têm sido tema de trabalho no CMJ, o presidente da Câmara referiu a “necessidade de construção de uma identidade local, que tenha por base o nosso património material e imaterial, usado como fator de afirmação regional e de plataforma de desenvolvimento económico, em áreas como o turismo, usando para isso as potencialidades das novas tecnologias de comunicação, ao lado do conhecimento das gerações menos jovens”, objetivo para o que considera os mais novos como “parceiros essenciais, não só porque temos no concelho pessoas e associações juvenis com elevada formação académica e técnica, com muita disponibilidade e capacidade para intervir”, o que Pedro Magalhães Ribeiro considerou “se poderá testemunhar nas sessões de debate e nos workshops que se seguirão neste programa que assinala este Dia Internacional da Juventude”.

 

Jovens e associações juvenis apresentaram temas que são preocupações atuais

O dia 10 de agosto trouxe, ao CCC, o testemunho de jovens, sobre participação juvenil e emprego e empreendedorismo.

 

A Participação Juvenil foi o primeiro tema colocado a debate por Ana Catarina Morgado, natural do Cartaxo, que que explicou a “participação juvenil significativa, que é mais do que estar presente, ou ser informado”. A formadora do Conselho Nacional de Juventude, abordou o tema a partir de um modelo teórico que refere diferentes níveis de participação, assim como de formas de a concretizar e de condições que têm de ser cumpridas, para que esta participação seja efetiva.

 

Princípios como a transparência, a coerência entre as reais capacidades dos que são chamados a participar e os objetivos a alcançar, ou o caráter voluntário dessa participação, são essenciais para que o modelo se cumpra e os jovens possam ter as condições que definem se a sua participação é de facto significativa ou seja, se as atividades nas quais participam contribuem para a construção e o desenvolvimento das suas comunidades, ou se são responsáveis e influenciam as decisões e ações políticas que afetam a sua vida.

 

A tarde do dia 10 de agosto encerrou com o tema Emprego e Empreendedorismo, trazido por dois jovens – da empresa CAMC – Criactivos Multidisciplinary Agency, que nasceu e está sedeada no Cartaxo.

 

Paulo Ferreira Lino e Gonçalo Carvoeiras deixaram o testemunho de como os sucessos e também alguns insucessos, contribuíram para o modelo de negócio que hoje desenvolvem e os leva a ter “cada vez mais clientes e cada vez mais pessoas a colaborar connosco”. As pessoas são, aliás, o que consideram o mais importante na empresa “a sua capacidade de pensar fora da caixa, porque ter contribuições de pessoas de áreas diferentes é essencial. Quando juntamos ideias diferentes, o valor que daí se tira é sempre muito maior”.

 

Os jovens empresários deixaram a sua experiência, como exemplo de como se pode lançar e construir um negócio – desde a necessidade de uma visão clara do que a empresa poderá vir a ser, até à importância de “apresentar bom trabalho a bons clientes, para atrair melhores clientes”.

 

Durante o período de debate, o Presidente da Câmara Municipal, deu conta do projeto de “criar nos espaços junto à Praça de Touros, ainda desocupados, um lugar de incubação de novos projetos empresariais, que leve à criação de trabalho em rede, com aproveitamento de sinergias”, explicando que “em reuniões que já tivemos com o ISCTE, foi-nos manifestado interesse em que duas das estruturas que a instituição tem na área de desenvolvimento empresarial, se possam vir a instalar aqui, sendo que é uma possibilidade ainda precoce mas que vamos explorar”. Os jovens da Criactivos consideram um espaço deste tipo “muito importante, pelas relações de trabalho em rede que se podem criar, pela partilha de competências entre as empresas”, que podem ser uma mais-valia para todos.

 

No dia 12 de agosto, o CCC recebeu Miguel Ribeiro para apresentar o tema Redes Sociais e Segurança na Internet e Ana Catarina Morgado voltou para falar sobre Os Jovens e os Direitos Humanos. Às 22h30, Rita Alves, do TAJE – Teatro Juvenil da Ereira, apresentou o monólogo sobre comportamentos desviantes – A Amiga Seringa.

 

Miguel Ribeiro, fez uma descrição do crescimento das redes sociais, do Facebook ao Youtube, passando por muitas outras que são utilizadas em todo o mundo, como o Linkedin, afirmando que “a comunicação através das redes sociais é a mais utilizada no mundo, em Portugal são 4,7 milhões de utilizadores do Facebook, rede na qual são partilhados, a cada 20 minutos, 1 milhão de links”.

 

Para Miguel Ribeiro, as redes sociais, pelo seu enorme crescimento, quer em número de utilizadores, quer em tempo que cada um lhe dedica diariamente, “vieram para ficar”, pelo que quer os profissionais de comunicação, quer os jovens que queiram trabalhar nesta área, são uma realidade que não podem ignorar.

 

Na sessão, via Skype, esteve Filipe Madeira, coordenador da Licenciatura em Redes Socias, que a Escola Superior de Gestão e Tecnologia vai iniciar este ano letivo e é inédita no país. Filipe Madeira apresentou a Licenciatura, explicando que “a empregabilidade dos novos licenciados será grande, quer porque estes profissionais são procurados por grandes e pequenas empresas, quer porque há uma grande potencialidade de criação do próprio emprego”.

 

Os Direitos Humanos foram trazidos por Ana Catarina Morgado que desafiou os presentes a participarem ativamente na sessão, com um jogo que serviu de mote para a reflexão sobre direitos  como o direito à habitação, à liberdade de expressão ou ao lazer.

 

A sessão terminou com um filme da campanha No Hate Speech Mouvement – campanha criada em 2012 e que vai decorrer até 2014, criada por associações juvenis, com assento no Conselho da Europa, que alerta para o uso do discurso de ódio nas redes sociais e de como este afeta pessoas em todo o mundo, constituindo-se como um verdadeiro atentado aos direitos humanos.

 

A encerrar as sessões de dia 12 de agosto, esteve Rita Alves, do Teatro Amador Juvenil da Ereira, que apresentou o monólogo sobre comportamentos desviantes – A Amiga Seringa – o relato de uma jovem sobre a sua própria dependência da droga.



publicado por Noticias do Ribatejo às 12:52
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12


21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

TEMAS DE SAÚDE:

Intimidade

Município de Santarém co-...

Câmara Municipal de Salva...

REMODELAÇÃO DA SINALIZAÇÃ...

Análise de investimento r...

Santarém – Prisão prevent...

ENSINO SUPERIOR NO DISTRI...

Entroncamento comemora o ...

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

Exposição e concerto evoc...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds