NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 12 de Abril de 2017
CARTAXO ASSINALOU DIA MUNDIAL DA SAÚDE COM SEMANA DEDICADA AO SETOR

 

  • Feira da Saúde levou centenas de pessoas ao Cartaxo numa iniciativa municipal que juntou entidades públicas e privadas num espaço de divulgação e sensibilização para a promoção de estilos de vida saudáveis.
  • Evento esteve integrado na Semana da Saúde, que decorre desde dia 4 de abril no concelho, encerra a 12 de abril e envolve mais de quarenta parceiros do setor, entre os quais farmácias, clínicas, instituições de ensino e de solidariedade social – presidente da Câmara destaca a necessidade de trabalho conjunto “nenhuma instituição é uma ilha isolada e a doença não afeta só quem dela sofre, afeta a família e responsabiliza a comunidade”.
  • Dez parceiros asseguram rastreios gratuitos em Valada, Ereira, Lapa, Vale da Pedra, Pontével e Vila Chã de Ourique que já contaram com a participação de mais de duzentos utentes e ainda vão decorrer em Vale da Pinta no último dia da Semana da Saúde.
  • Durante a Feira da Saúde a Unidade Móvel de Doação de Sangue e Medula Óssea efetuou 30 colheitas de sangue ao longo do dia e recebeu dezenas de inscrições de dadores.

 

 

 

Associações de solidariedade social, organizações públicas e privadas, empresas e instituições de ensino, técnicos e associações ocuparam o centro do Cartaxo, no passado sábado, dia 8 de abril, para participarem na Feira da Saúde – iniciativa da Câmara Municipal integrada num programa alargado de atividades que durante oito dias estão a assinalar o Dia Mundial da Saúde em todo o concelho.

 

Nesta terceira edição da Feira da Saúde “contamos com mais instituições e com mais empresas” que encontram nesta iniciativa “um espaço de divulgação dos serviços que prestam à comunidade”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, na abertura do evento.

 

Referindo que “serão mais de quarenta os parceiros que vão ter um espaço próprio nesta Feira, que vão promover sessões de informação ou rastreios gratuitos, permitindo aos visitantes experimentar modalidades desportivas ou dando a conhecer atividades promotoras de estilos de vida saudável disponíveis no nosso concelho”. 

 

Para o autarca “esta Feira é um espaço em que a saúde tem o papel principal. Quando no início do mandato iniciámos este projeto, o objetivo foi sempre dar o maior protagonismo possível à qualidade de vida, à prevenção, às boas práticas, ao diagnóstico precoce”, sem esquecer espaços de debate e reflexão sobre “as respostas disponíveis, as necessidades do setor e dos utentes, os problemas que enfrentamos enquanto comunidade, como a obesidade ou a diabetes, as doenças ligadas ao envelhecimento da população ou às que surgem ligadas à exigência colocada no desempenho das nossas atividades profissionais”.

 

Destacando a importância do seminário interconcelhio Um Olhar Sobre as Demências que levou duas centenas de pessoas ao Centro Cultural, no dia 5 de abril – entre autarcas, técnicos e cuidadores de todo o distrito –, Pedro Magalhães Ribeiro afirmou a necessidade de “reforçarmos a partilha de conhecimento e a troca de experiências. Enfrentamos problemas comuns, precisamos construir soluções comuns. Numa sociedade tão complexa como aquela em que vivemos, nenhuma instituição é uma ilha isolada e a doença não afeta só quem dela sofre, afeta a família e responsabiliza a comunidade”.

 

Centenas de pessoas de todas as idades visitaram a Feira da Saúde

No dia 5 de abril, a Praça 15 de Dezembro acolheu expositores e autocarros temáticos – o Projeto Geração Saudável, da Ordem dos Farmacêuticos e a Unidade Móvel de Doação de Sangue e Medula Óssea –, workshops de emergência e suporte básico de vida especialmente dedicados aos mais pequenos, pelos Bombeiros Municipais do Cartaxo, demonstração de Boccia pelo Projeto Municipal Viver Mais Viver Melhor, de Yoga, por Marta Cóias, de HIp Hop, pela Sociedade Filarmónica Cartaxense, a par de palestras sobre alimentação saudável, prevenção do cancro da pele, desenvolvimento infantil ou a importância da dádiva de sangue.

 

A influência dos pensamentos e emoções na saúde de cada pessoa ou a apresentação do livro de Marta Cóias – Contos de Verdade – Já percebeste que não te contaram a verdade? – marcaram também o espaço de palestras pelo qual passaram mais de cinquenta pessoas ao longo de todo o dia.

 

Rastreios e atividades como o Projeto de Promoção do Ciclismo, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Clube de Ciclismo Marco Chagas ou o espaço de Gincana, organizado pela Academia SK, contaram com outros tantos participantes de todas as idades.

 

Conceição Reis, coordenadora da área de Ação Social e Saúde do município, afirmou que a Feira da Saúde “é um projeto municipal que tem contado com o apoio de inúmeras instituições que têm permitido transformar este evento e toda a programação da Semana da Saúde, num espaço de divulgação de serviços e respostas aos utentes. Sem a disponibilidade de tantas instituições, parceiros, voluntários, a Feira não poderia ter esta dimensão e relevância”.

 

A técnica municipal destacou a presença do Instituto IPST que “recolheu dezenas de inscrições de novos dadores e efetuou trinta unidades de colheita”, a par de todos os parceiros que participaram nos rastreios que decorreram nas freguesias e pelos quais “já passaram mais de 200 pessoas”.

 

A Feira da Saúde encerrou com uma aula de Zumba, pela professora Sofia Cruz, mas a Semana da Saúde continua até ao próximo dia 12 de abril, com sessões públicas que vão levar ao Centro Cultural do Cartaxo a apresentação de projetos de âmbito nacional ou ações de formação e workshops que abordarão temáticas como o Burnout ou a problemática da terapia da fala.

 

 

CARTAXO PREMEIA VINHOS NA PRODUÇÃO

O Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo teve este ano a sua 33ª edição, enquanto o Concurso de Vinhos do Tejo celebrou 18 anos – entre os dois reuniram 104 vinhos de 51 produtores.

 

 

O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 5 e 6 de abril, enólogos e especialistas que provaram 49 vinhos tintos, 38 vinhos brancos e 17 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

 

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues, como presidente do júri, que contou com mais dez provadores – Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Machado, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Romeu Gonçalves, Rita Conim, Gisela Machado, e Carmen Santos.

 

Para Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que tem sede no concelho, “estes concursos fazem já parte do calendário de muitos produtores”, destacando a “presença de 25 produtores do concelho entre os 51 que apresentaram amostra a concurso”.

 

Para o autarca, os dois concursos são “uma oportunidade para os produtores, as casas agrícolas, as cooperativas da região e as marcas testarem os seus vinhos, para os divulgarem junto de técnicos e enólogos e para os promoverem junto do público, mas também junto dos órgãos de comunicação social que divulgam os resultados que apresentaremos na Festa do Vinho”, a relevância da iniciativa “é notória pela participação crescente dos produtores que se apresentam com cada vez mais amostras”. 

 

Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização do concurso, assegurou que “a qualidade dos vinhos apresentados a concurso, que tem sido uma constante ao longo dos anos, volta a marcar a edição de 2017. Este ano contamos com mais vinhos em cada uma das categorias e com mais produtores a concurso –, o maior número de sempre”.

 

Escola Secundária do Cartaxo e Escola Profissional do Vale do Tejo presentes no decorrer das provas

As provas dos concursos contaram com a participação de alunos do Curso de Viticultura e Enologia, da Escola Secundária do Cartaxo, assim como, de alunos do Curso de Restauração – Restaurante/Bar, da Escola Profissional do Vale do Tejo.

 

A Câmara Municipal tem vindo, nos últimos anos a “solicitar o apoio de instituições de ensino, permitindo aos alunos uma experiência de aprendizagem e partilha com os profissionais que integram o júri dos concursos”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro. “A recetividade das instituições de ensino e dos professores ao desafio que a autarquia lhes propôs, foi imediata”, destacando “a elevada responsabilidade que os alunos têm demonstrado no decorrer das provas”.

 

O Concurso contou ainda com o apoio de Eduardo Abade, responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos e dos técnicos da área de informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas, ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

 

A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos, terá lugar no âmbito da Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 28 de abril a 1 de maio deste ano, no Pavilhão Municipal de Exposições.

 

 

DESPORTO E CULTURA MARCAM FÉRIAS DA PÁSCOA

A iniciativa Férias Desportivas & Culturais é organizada pela Câmara Municipal e conta com a participação de 50 crianças e jovens que vão passar umas férias da Páscoa muito divertidas.

 

 

O calor de verão antecipado que se fazia sentir no Estádio Municipal do Cartaxo no passado dia 11 de abril, contribuiu para que a manhã de cinco dezenas de crianças fosse ainda mais divertida. Correr mesmo muito rápido, saltar tão alto quanto as pernas permitissem e lançar objetos tão longe quanto possível, foram os desafios que os técnicos da área de Desporto da Câmara Municipal do Cartaxo colocaram aos mais pequenos e a que estes responderam com todo o entusiasmo.

 

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na manhã dedicada ao atletismo. Para o autarca “este projeto é uma resposta educativa, promotora da prática desportiva e cultural junto dos mais jovens, mas é também uma resposta às famílias, que nele encontram um espaço seguro, a custo controlado, para que as crianças possam ocupar os tempos livres das férias da Páscoa”.

 

Para além dos “técnicos da área de desporto, da área de cultura e da área social que habitualmente acompanham as crianças, este ano contamos também com o contributo de parceiros que organizam as tardes culturais destas férias”, afirmou o presidente da Câmara, referindo-se à participação de José Luís Pereira, Teresa Lúzio, Inês de Matos e Berta Pereira, que organizaram ateliers de música, artes plásticas, dança e teatro, respetivamente.

 

As Férias Culturais & Desportivas vão encerrar em véspera de Sexta-Feira Santa, no dia 13 de abril,  com um programa que todos afirmam esperar com expectativa – uma viagem ao Parque das Nações, com passagem pelo Pavilhão do Conhecimento e um peddy-paper cheio de surpresas para descobrir. As Férias Culturais & Desportivas voltam no verão para mais desafios e aventuras.



publicado por Noticias do Ribatejo às 12:24
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12


22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O COMÉRCIO LOCAL DÁ AS BO...

TEMAS DE SAÚDE:

Intimidade

Município de Santarém co-...

Câmara Municipal de Salva...

REMODELAÇÃO DA SINALIZAÇÃ...

Análise de investimento r...

Santarém – Prisão prevent...

ENSINO SUPERIOR NO DISTRI...

Entroncamento comemora o ...

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds