Presidente da Câmara recolheu contributos da comunidade escolar e defende manutenção das escolas dos Casais Lagartos e Casais da Amendoeira
Unidos na defesa das nossas escolas é o mote da sessão pública que a Câmara Municipal do Cartaxo organiza no próximo dia 29 de junho, às 11h00, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, rejeita a decisão do Ministério da Educação de encerrar as escolas dos Casais Lagartos e Casais da Amendoeira. Para o autarca, que recolheu contributos de toda a comunidade escolar, estas escolas “têm boas condições de funcionamento, fruto do investimento efetuado pelas autarquias e do empenho de encarregados de educação, professores e agrupamento escolar”.
O encerramento de qualquer um dos estabelecimentos de ensino obrigaria à deslocação de dezenas de alunos, sem que esteja previsto qualquer reforço da rede de transportes públicos e sem que tenha sido considerado qualquer apoio às famílias mais carenciadas que não dispõem de transporte próprio; os alunos que hoje se encontram apoiados pela comunidade, seriam afastados do seu núcleo familiar e de vizinhos que são, muitas vezes, a sustentabilidade necessária para que estes alunos se possam manter dentro do sistema de ensino.
A sessão contará com a presença de Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e de Luís Bruno Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, assim como de representantes das associações de pais das escolas que, por despacho do Ministério da Educação, correm o risco de encerrar.