NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 30 de Março de 2020
CARTAXO COM CENTRO COVID19 E ZONAS DE QUARENTENA

 

  • Desde a declaração de Estado de Emergência, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro convocou o núcleo restrito da Comissão Municipal de Proteção Civil para reuniões diárias.
  • Para estas reuniões, que decorrem sempre ao fim do dia, estão convidados a participar os vereadores com pelouros atribuídos, o presidente da Assembleia Municipal, as forças de segurança, os bombeiros municipais, a autoridade local de saúde, a segurança social, para além de serviços municipais que sejam relevantes para a análise da execução das medidas preventivas, assim como, para o apoio à população.
  • O autarca destaca a importância destas reuniões – que decorrem por videoconferência – por permitirem dar resposta muito rápida a situações que careçam de intervenção de diferentes instituições, para além de todos se manterem informados das dificuldades encontradas e do trabalho que todos executam.
  • Este trabalho em rede “permite também que possamos estar a trabalhar em respostas para problemas que ainda não se colocam, mas que vão precisar de soluções imediatas no terreno”, como as zonas de quarentena que estão a ser criadas em três espaços no concelho.

 

Dos temas tratados nas reuniões que decorreram esta semana, a Câmara Municipal do Cartaxo, destaca:

 

CENTRO COVID NO CENTRO DE SAÚDE DO CARTAXO

  1. O Centro de Saúde do Cartaxo terá a partir de segunda-feira, dia 30 de março, um espaço de atendimento dedicado Covid-19.
  2. Em casos suspeitos, mantém-se a recomendação de contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou a uma unidade hospitalar. A Linha Saúde 24 indicará o isolamento domiciliário ou o local para atendimento presencial, sempre que se justifique.
  3. No Centro Covid do Cartaxo, haverá atendimento médico e aqui poderá ser efetuada prescrição médica de teste COVID-19.
  4. Nesta fase, o Centro Covid não efetuará testes. Caso haja prescrição médica, o teste será efetuado em dois laboratórios em Santarém (laboratórios convencionados com o Serviço Nacional de Saúde para estes testes - são os laboratórios Joaquim Chaves e Germano de Sousa).
  5. Os testes são feitos por agendamento prévio - os laboratórios indicam ao utente.
  6. A Câmara Municipal está disponível para apoiar qualquer munícipe que tenha prescrição para efetuar o teste em Santarém, mas não tenha como se deslocar.

 

CÂMARA ESTÁ A INSTALAR 3 ZONAS DE QUARENTENA

  1. Numa 1.ª fase serão no Cartaxo, na Escola Secundária, em Pontével, na Escola Básica de 1.º ciclo de Pontével, que está desativada e em Vila Chã de Ourique, no Pavilhão de Festas.
  2. São espaços de retaguarda para receber casos positivos, ou casos de vigilância ativa, que não tenham condições no seu domicílio para serem vigiadas por equipas adequadas.
  3. Ou utentes de instituições que possam vir a necessitar de evacuação, por exemplo lares de idosos - serão uma primeira linha para acolhimento destas pessoas.
  4. A Câmara Municipal recebeu inúmeros apoios de instituições de apoio social, de empresas e de particulares para equipar estes espaços.
  5. A Câmara apela à doação de - camas articuladas, lençóis e almofadas, cobertores para estas 3 zonas e outras que venham a ser necessárias. A recolha das doações será efetuada pelos serviços municipais para garantir a segurança de quem se disponibilizar a doar os bens – para doar, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil para o número 961 719 338 ou por email para proteccaocivil@cm-cartaxo.pt
  6. A roupa de cama já recebida tem estado a ser desinfetada e higienizada por uma lavandaria do Cartaxo que se disponibilizou para o fazer de modo gratuito.
  7. Diversas associações e coletividades de todo o concelho, já disponibilizaram os seus espaços para criar mais destas zonas de quarentena, caso venham a ser necessárias.
  8. A Câmara Municipal já contratualizou a preparação de refeições para estas zonas de quarentena.
  9. No Estádio Municipal e no Quartel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, foram criadas duas zonas de armazém de bens alimentares não perecíveis para possível apoio a estas zonas de quarentena.

 

APOIO A PESSOAS EM ISOLAMENTO SOCIAL E POPULAÇÃO DE RISCO

  1. A Bolsa de Voluntários criada pela área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, está a prestar apoio a estas pessoas. As IPSS com apoio domiciliário continuam a prestar esta resposta social.
  2. A Vereadora da área de Ação Social e Saúde, Elvira Tristão, está a coordenar o trabalho da Bolsa de Voluntários e a trabalhar em rede com a Segurança Social, as IPSS e as Juntas de Freguesia, para que todos os idosos que estejam isolados, possam estar sinalizados e o apoio lhes chegue sempre que necessário.
  3. Em parceria com a segurança Social e as IPSS que têm cantinas sociais, estão a ser criadas as condições para alargar o número de utentes, caso se revele necessário.
  4. As crianças e jovens, de Escalão A da Ação Social Escolar, vão continuar a ser confecionadas e distribuídas às famílias durante o período que corresponderia às férias da Páscoa.

 

FISCALIZAÇÃO DE PESSOAS EM VIGILÂNCIA ATIVA

  1. As forças de segurança já têm as listagens de contactos e moradas de quem está em confinamento domiciliário por ter tido teste positivo e quem está em vigilância ativa.
  2. GNR e PSP contactam estas pessoas, quer para possível necessidade de qualquer apoio, quer para sensibilização de não se ausentarem do seu domicilio sob qualquer circunstância.
  3. O presidente da Câmara alerta para a necessidade de apoio solidário a quem está doente, mas também refere a necessidade de uma ação assertiva para algum caso de não cumprimento da ordem de confinamento.
  4. A primeira rede de apoio a estas pessoas, é a família e amigos. A Câmara Municipal está disponível para, em sigilo, providenciar a estas pessoas, formação adequada para que ao darem apoio, não ponham a sua saúde em risco.
  5. A Bolsa de Voluntários poderá apoiar estas pessoas, caso não possuam uma rede familiar.
  6. Aos voluntários que integram a Bolsa de Voluntariado, são entregues equipamentos de proteção e formação sobre como o usar em segurança.

 

CÂMARA MUNICIPAL ESTÁ A MONITORIZAR OS UTENTES EM LARES DE IDOSOS

  1. A Vereadora Elvira Tristão, em parceria com Segurança Social e autoridade local de saúde pública, está há várias semanas a trabalhar para que a Câmara Municipal detenha informação fidedigna e atualizada, sobre esta população que poderá estar em situação mais vulnerável.
  2. A tutela dos lares de idosos é da Segurança Social, mas a Câmara Municipal estará preparada para o apoio que possa vir a ser necessário.
  3. Do trabalho de diagnóstico desta resposta social, a Câmara Municipal tem a indicação de 297 idosos em lares legalizados. Mais 100 utentes estarão em lares não referenciados, estes segundos lares são uma maior preocupação para o pelouro de Ação Social e Saúde.
  4. O presidente de Câmara afirma que "todas as pessoas têm de ser tratadas com igual dignidade, independentemente do tipo de instituição em que estão. Ninguém pode ficar para trás. A Câmara Municipal não tutela estes equipamentos sociais, mas estamos a fazer tudo o que nos é possível para criar redes de apoio e de trabalho entre instituições".

 

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE APOIO

  1. A Câmara Municipal reforço aquisições de equipamentos e serviços que prevê poderão vir a ser necessários na proteção e apoio à população.
  2. Contratação se serviços de refeições, aquisição de equipamentos de proteção pessoal para os trabalhadores da câmara que prestam serviços essenciais à população - quer os operacionais no terreno, quer os efetivos do corpo de Bombeiros Municipais.
  3. Os equipamentos de proteção individual adquiridos e a adquirir pela Câmara municipal serão também entregues a profissionais de saúde integrados nos centros de saúde e USF do concelho, às IPSS, com especial destaque para quem presta apoio domiciliário a idosos e pessoas em isolamento ou a lares de idosos, assim como, para os voluntários que integram a Bolsa de Voluntariado criada pela Câmara Municipal e outros grupos de voluntários que operem no concelho.
  4. A partir de segunda-feira, dia 30 de março, a Câmara Municipal terá disponíveis 150 viseiras de proteção, que serão distribuídas a estes grupos de profissionais. Outros equipamentos de proteção já foram adquiridos com o mesmo objetivo. Diversas empresas estão a produzir equipamentos ou a doar quer aos Bombeiros Municipais, quer às IPSS.

 

ESTAR EM CASA É IMPERATIVO

  1. O distanciamento social é o modo mais eficaz para mitigar o contágio por novo Coronavírus.
  2. Em respeito pelos profissionais que na área da saúde, do apoio social, da segurança pública, da higienização e limpeza do espaço público, a par de todas e de todos os profissionais de inúmeras áreas, que têm de continuar a sair de casa para manter a atividade económica e o fornecimento de bens essenciais à população, a Câmara Municipal apela - Fique em casa sempre que possa.
  3. O presidente da Câmara Municipal afirma que a "nossa comunidade, tem sido muito cumpridora", mas apela a que se mantenham os comportamentos recomendados pelas autoridades de saúde - "precisamos mesmo de todos e sabemos que para todos o distanciamento social e o isolamento são muito difíceis, mas é preciso persistir. Em caso de maior dificuldade, os nossos serviços da área social e de saúde, os voluntários que estão a trabalhar em todo o concelho, estão disponíveis para apoiar”.

 

DESINFEÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

  1. Juntas de freguesia, empresários e agricultores, voluntários e trabalhadores dos serviços municipais estão, desde o dia 21 de março, a efetuar ações de desinfeção e higienização do espaço público.
  2. As ações são diárias nos espaços de maior afluência de pessoas – junto a farmácias, comércio e serviços, nos espaços dos hipermercados. Nas freguesias, decorrem quase todos os dias, e serão feitas pelo menos duas vezes por semana.
  3. O espaço exterior dos estabelecimentos de ensino foi desinfetado, para além do interior de equipamentos municipais.
  4. Estas ações continuarão a decorrer pelo menos enquanto vigorar o Estado de Emergência.

 

 

Empresas que se encontram a colaborar com o serviço municipal de proteção civil para equipar as zonas de quarentena:

Mymcs Cleaning Facilities - desinfeção das zonas de quarentena;

Lavisec Lavandaria - desinfeção e higienização da roupa de cama;

Hospital Distrital de Santarém – oferta de camas;

My Camp – empréstimo de roupa de cama

GAJIC e Senhor Padre Arlindo – oferta de roupa de cama

Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo – empréstimo de camas

IAC – Igreja na Cidade – empréstimo camas e recolha de roupa de cama;

GNR – empréstimo de camas

Escola Secundária do Cartaxo – disponibilização das instalações para montagem da Zona de Quarentena no Cartaxo

Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique – disponibilização do Pavilhão de Festas para montagem da Zona de Quarentena de Vila Chã de Ourique



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:50
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Junho 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

PSD: Pergunta à Ministra ...

CARTAXO: PROTEÇÃO CIVIL V...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

Programa de aceleração de...

Município do Entroncament...

Regresso do Mercado Mensa...

CARTAXO: ESTÃO ABERTAS AS...

ENTRONCAMENTO: Ensino Pré...

Município da Chamusca ins...

Cumprimos o nosso destino

Abertura do bar e restau...

Município do Entroncament...

Covid-19: Estabelecimento...

NERSANT organiza sessão o...

A arte regressa à Galeria...

TAGUS – Estão disponíveis...

CARTAXO: TRABALHADORES DE...

CARTAXO: TRABALHADORES DE...

CARTAXO: CONTAS DA ADMINI...

NERSANT organizou sessão ...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

ÁGUAS DO RIBATEJO RETOMA ...

Novos paradigmas nas empr...

Município de Azambuja ass...

“Ascensão 2020 – Edição F...

Câmara Municipal de Salva...

"O Teletrabalho veio para...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

ESCOLAS DA GOLEGÃ RECEBEM...

CARTAXO: FACEBOOK SOB OCU...

tags

todas as tags

arquivos

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Contactos
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds