O Programa do dia 9 de novembro, no Mercado Municipal do Cartaxo – Mercado do Vinho e Companhia – conta com a atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo, a entrega dos Prémios do Concurso Internacional de Vinhos Selezione del Sindaco, aos premiados do concelho, e um almoço vínico, para além da mostra de produtos regionais, que estará aberta das 9h00 às 19h30.
MERCADO DO VINHO E COMPANHIA | 9 NOVEMBRO
9h00 às 19h30
Mostra de Produtos Regionais com a presença de produtores do concelho
CASPIADAS • QUEIJOS • AZEITE • VINHO • MEL • PÃO • DOCES REGIONAIS • ERVAS AROMÁTICAS • ARTESANATO
13h30
Almoço Vínico no restaurante Copo 3
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA | LIMITADO A 25 PESSOAS
15h30
Atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo
17h30
Entrega dos Prémios do Concurso Internacional de Vinhos Selezione del Sindaco ao premiados do concelho
18h00
Atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo
19h30
Encerramento
RESTAURANTES ADERENTES E EMENTAS
1 a 9 de novembro
A Cernelha
Estrada Nacional 3 - Cartaxo
Telf.: 243 770 970
Ementa
Bourguignon de vitela
Gamboa com vinho tinto
O Batalhoz
Rua Batalhoz 3 C - Cartaxo
Telf.: 243 704 224
Ementa
Coelho à Caçador
Pêra Bêbada
Taberna do Alfaiate
Rua Caetano Valério, 34 - Lapa
Telf.: 243 790 005
Ementa
Roleira do Cartaxo com orégãos e vinho tinto
Naco de Boi em vinho tinto com batatinha de forno e legumes
Tarte de Arrepiado com xarope de vinho
Taberna do Gaio
Est. Nacional 3 - Cruz do Campo
Telf.: 243 759 883
Ementa
Galo de Cabidela
Ribatejana
Rua Serpa Pinto, 27 - Cartaxo
Telf.: 243 759 728
Ementa
Naco de Touro em Vinho
Bife à javali com molho de vinho
Arroz de vinho (como guarnição para pratos grelhados)
Arroz doce de vinho
Manjar de Príncipe com vinho
Copo 3
Rua 16 de Novembro
Mercado Municipal – Loja 3
Cartaxo
Telf.: 243 703 496
Ementa
Bochechas de porco preto de coentrada avinhado
Pêra bêbada em vinhos branco e abafado
Zé Mau
Lugar do Pata Choca – Cartaxo
Telf.: 96 84 32 157
Ementa
Filet mignon com molho de vinho tinto
Bochechas de porco com vinho tinto
Vitela estufada com vinho tinto
O Transmontano
Rua do Jardim 32 - Cartaxo
Telf.: 243 703 137
Ementa
Galinha de cabidela com vinho tinto
Arroz de carqueja com vinho tinto
Pezinhos de coentrada com vinho branco
NOVEMBRO É MÊS DE TARKOVSKY NO CCC
Às sextas o Centro Cultural do Cartaxo oferece cinema de autor
Todas as sextas-feiras, a partir das 22h00, o Cartaxo recebe filmes que são a própria história da arte cinematográfica.
Em novembro, a sala pertence a Andrei Tarkowsky, (1932-1986), reconhecido como um dos mais importantes cineastas russos e um dos mais notáveis realizadores da história do cinema.
Dia 7 – Nostalgia
De AndreI Tarkovskiy, M16, 125 min., 1983
Jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Depois de 3 meses, viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, chegam a um pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter encontrado o seu caminho, Gorchakov mergulha no passado, isolando-se num impenetrável silêncio. Mas ao encontrar Domenico, um velho lunático, assim chamado pelo seu modo estranho e solitário modo de viver, ele consegue compreender o segredo da sua própria Nostalgia.
Nostalgia recebeu três prémios no Festival de Cannes (1983) - melhor diretor, prêmio do júri ecuménico e prêmio FIPRESCI. Foi indicado para Palma de Ouro.
Dia 14 – Solaris
De AndreyTarkovskiy, M12, 167 min., 1972
Solaris é um filme soviético de 1972, realizado por Andrei Tarkovski, baseado no romance Solaris, do escritor polaco Stanisław Lem.
No filme, Solaris é um planeta formado por um imenso oceano, que levou à formação de um novo ramo científico - a solarística. A solarística tem por objetivo estudar a possibilidade de existência de inteligência extraterrestre oriunda deste planeta, tendo em vista os insólitos acontecimentos lá ocorridos.
21 – O Espelho
De AndreyTarkovskiy, M12, 108 min., 1975
O Espelho retrata os pensamentos e as emoções de Alexei e o mundo que o rodeia. A estrutura do filme é descontínua e não cronológica, sem um enredo convencional, e combina as memórias da infância com a atualidade. O filme alterna três diferentes momentos, o tempo de pré-guerra, a guerra e o pós-guerra de 1960, constituindo quase uma autobiografia, pois Alexei passa pelos mesmos problemas, alegrias e tristezas que o realizador, Andrei Tarkovsky, passou na sua infância.
28 – O Sacrifício
De AndreyTarkovskiy, M12, 142 min., 1986
O Sacrifício narra o encontro de alguns familiares e amigos para a comemoração do aniversário do protagonista, Alexander, setentão desiludido, ex-professor de filosofia e ex-dramaturgo. O pequeno grupo reúne-se na sua casa localizada numa ilha de beleza incomum, ao norte da Suécia. Lugar especialmente escolhido para passar a velhice em paz, na companhia da mulher e do filho pequeno.
CERTAME EMPRESARIAL E FEIRA DE TODOS OS SANTOS NO CARTAXO
A Expocartaxo 2014 e a Feira de Todos os Santos foram ontem inauguradas com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, que afirmou a importância de parcerias como a que liga a Câmara Municipal do Cartaxo à associação empresarial Nersant, como “exemplo no apoio aos empresários”, por mostrarem que os entendem como “atores principais do desenvolvimento económico, são os empresários que criam emprego, que têm ideias inovadoras, o governo central e local deve ter um papel motivador e de apoio”, reforçando que “as instituições públicas devem estar sempre de portas abertas para os acolher, para apoiar e construir soluções para quem quiser investir aqui”.
O Secretário de Estado que antes da inauguração visitou a Tagusgás, a primeira empresa a instalar-se no Valleypark, referiu o Parque de Negócios do Cartaxo como “um projeto visionário pelo modo como foi pensado”, assegurando que “o espírito de compromisso e rigor que o presidente da Câmara tem tido, neste ano de mandato, já começa a dar frutos e o governo central está disponível para acompanhar o esforço da autarquia. Estamos de mãos dadas para dar a volta às dificuldades que a autarquia vive”, afirmou.
Pedro Magalhães Ribeiro, referiu a parceria com a Nersant como “da maior importância no esforço que temos de fazer para reposicionar a Feira de Todos os Santos, como referência regional”.
Reconhecendo que “a perda de fôlego dos últimos anos é notória, a discussão pública que fizemos no início do ano mostrou como toda a comunidade está motivada para um trabalho que terá de nos envolver a todos”, explicando que “este ano não tínhamos condições para alterar a Feira, garantindo um espaço digno aos empresários que aqui estão e por isso não o fizemos”. Para o autarca o “investimento no nosso espaço da Feira, a sua requalificação é essencial se quisermos dar um novo impulso e garantir o futuro deste certame.”
Presidente faz balanço do mandato
Passado um ano sobre a tomada de posse, Pedro Magalhães Ribeiro fez o balanço do mandato “as circunstâncias em que gerimos a Câmara são de extrema dificuldade, não tenho escondido esta realidade, mas não são difíceis só para o município, são também para as famílias e para os empresários”. Referindo a prestação de contas de setembro último, o presidente da Câmara afirmou que “conquistámos algum terreno às dificuldades e as pessoas devem saber disto, porque tudo o que a enorme dívida nos tem impedido de fazer, é esforço adicional que se pede à população”.
O autarca deu conta do que “é uma notícia que os nossos fornecedores, empresários locais e da região, aguardam há 2 anos – o PAEL (Plano de Apoio à Economia Local) foi aprovado” Para que o visto do Tribunal de Contas, que chegou à Câmara já esta semana, fosse dado, foi “necessário um grande esforço de negociação e de trabalho junto das instituições públicas”. A aprovação do PAEL permitirá uma entrada de verbas na Câmara – de 15 a 17 milhões de euros –, que serão integralmente para pagamento de dívida a pequenos e médios fornecedores “esta é uma boa notícia para os nossos credores que esperam há demasiado tempo”.
A redução da dívida da Câmara foi também referida pelo presidente, “em setembro, as contas mostraram uma redução da dívida municipal em 1 milhão e 365 mil euros. Pela primeira vez em 20 anos, a dívida baixou”, o que atribui ao esforço da Câmara nas decisões tomadas de redução de despesa, ao esforço dos trabalhadores – com as horas extraordinárias a reduzirem 35% – e da população que tem compreendido o esforço municipal de reequilíbrio financeiro e colaborado.
Mas as boas notícias, “acrescentam responsabilidade, amanhã irá ser apresentado o orçamento para 2015 e sabemos que para 13 milhões de receitas correntes, contamos com 31 milhões de despesas correntes”, afirmou.
Para Pedro Magalhães Ribeiro “as escolhas que hoje se fizerem definirão o nosso futuro enquanto concelho e o nosso futuro só existe enquanto comunidade credível na região e no país, se soubermos dar as mãos e trabalhar juntos porque o caminho ainda está muito no início e o recurso ao PAEL e ao FAM, marcam uma possibilidade de estabilidade, mas também o início de um enorme esforço coletivo”.
Nersant faz balanço positivo no dia de abertura da Expocartaxo
A presidente da Nersant, Salomé Rafael, aproveitou a presença do Secretário de Estado para deixar um apelo à administração central, “precisamos aproveitar o novo Quadro Comunitário de Apoio, no que pode trazer ao crescimento das empresas e aos projetos dos empresários em áreas chave como a internacionalização”.
Para Salomé Rafael, o Cartaxo possui hoje “uma infraestrutura única, o Valleypark, que considero o Parque de Negócios com melhor localização do país, tem excelentes acessibilidades, está perto do aeroporto, a pouco minutos de portos marítimos, os empresários do Cartaxo são dinâmicos, o município está empenhado no apoio institucional ao crescimento económico, as condições são as melhores que podíamos pedir”, afirmou.
Em representação do Núcleo da Nersant do Cartaxo, esteve Jorge Pisca, seu presidente que destacou a parceria com a Câmara como um fator de sucesso que deve ser reforçado, “a Expocartaxo conta este ano com 48 expositores, num concelho com empresários que têm enfrentado enormes dificuldades, que são comuns a todo o país”, afirmou.
Jorge Pisca deu conta que o Núcleo da Nersant no Cartaxo conta com 619 empresas ativas, que geram um volume de negócios de 345 milhões de euros “o que mostra como é difícil para um empresário desistir, não atiramos a toalha ao chão e aqui estamos, continuamos a acreditar, acreditamos em Portugal e na capacidade de darmos a volta às dificuldades”.
A Expocartaxo e a Feira de Todos os Santos continua ate ao próximo domingo, dia 2 de novembro. No dia 31 de outubro terá lugar a Visita às Empresas, que anualmente mostra o trabalho de algumas empresas do concelho, apartir das 20h30, a Nersant entrega os Prémios Prestígio 2013, que destacam uma empresa e um empresário do Cartaxo, no Pavilhão Municipal de Exposições, às 21h30, atua o Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge.
No dia 1 de novembro, o destaque vai para o desfile da Casa das Peles que mostra a coleção para a próxima estação. No dia 2 de novembro, às 15h00, sobe ao palco o grupo Cantares da Aful, da Associação Filarmónica União Lapense e às 18h00, a Banda da mesma associação
A Associação Cultural e Recreativa Gentes do Cartaxo vai também organizar, no dia 1 de novembro, um Festival Taurino e no dia 2 de novembro, a 1ª Exposição Canina Especializada em Raças Portuguesas.