NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014
CARTAXO: DIA EUROPEU DO ENOTURISMO - 9 DE NOVEMBRO

3.jpg

 O Programa do dia 9 de novembro, no Mercado Municipal do Cartaxo – Mercado do Vinho e Companhia – conta com a atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo, a entrega dos Prémios do Concurso Internacional de Vinhos Selezione del Sindaco, aos premiados do concelho, e um almoço vínico, para além da mostra de produtos regionais, que estará aberta das 9h00 às 19h30.

 

MERCADO DO VINHO E COMPANHIA | 9 NOVEMBRO

 

9h00 às 19h30

Mostra de Produtos Regionais com a presença  de produtores do concelho

CASPIADAS • QUEIJOS • AZEITE • VINHO • MEL • PÃO • DOCES REGIONAIS • ERVAS AROMÁTICAS • ARTESANATO

 

13h30

Almoço Vínico no restaurante Copo 3

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA | LIMITADO A 25 PESSOAS

 

15h30

Atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo

 

17h30

Entrega dos Prémios do Concurso Internacional de Vinhos Selezione del Sindaco ao premiados do concelho 

 

18h00

Atuação da Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo

 

19h30

Encerramento

 

 

RESTAURANTES ADERENTES E EMENTAS

1 a 9 de novembro

 

A Cernelha 

Estrada Nacional 3 - Cartaxo     

Telf.: 243 770 970

 

Ementa

Bourguignon de vitela

Gamboa com vinho tinto

O Batalhoz

Rua Batalhoz 3 C - Cartaxo  

Telf.: 243 704 224 

 

Ementa 

Coelho à Caçador 

Pêra Bêbada

​​

​​Taberna do Alfaiate

Rua Caetano Valério, 34 - Lapa 

Telf.: 243 790 005

 

Ementa

Roleira do Cartaxo com orégãos e vinho tinto

Naco de Boi em vinho tinto com batatinha de forno e legumes

Tarte de Arrepiado com xarope de vinho

Taberna do Gaio

Est. Nacional 3 - Cruz do Campo

Telf.: 243 759 883

 

Ementa

Galo de Cabidela

​​​​​

Ribatejana

Rua Serpa Pinto, 27 - Cartaxo

Telf.: 243 759 728

 

Ementa 

Naco de Touro em Vinho 

Bife à javali com molho de vinho 

Arroz de vinho (como guarnição para pratos grelhados) 

Arroz doce de vinho 

Manjar de Príncipe com vinho

Copo 3 

Rua 16 de Novembro 

Mercado Municipal – Loja 3 

Cartaxo

Telf.: 243 703 496

 

Ementa 

Bochechas de porco preto de coentrada avinhado

Pêra bêbada em vinhos branco e abafado​

 

Zé Mau​

Lugar do Pata Choca – Cartaxo

Telf.: 96 84 32 157

 

​Ementa

Filet mignon com molho de vinho tinto

Bochechas de porco com vinho tinto

Vitela estufada com vinho tinto​

 

​​O Transmontano​
Rua do Jardim 32 - Cartaxo  
Telf.: 243 703 137

 

Ementa

Galinha de cabidela com vinho tinto
Arroz de carqueja com vinho tinto
Pezinhos de coentrada com vinho branco​

 

NOVEMBRO É MÊS DE TARKOVSKY NO CCC

Às sextas o Centro Cultural do Cartaxo oferece cinema de autor

 

Todas as sextas-feiras, a partir das 22h00, o Cartaxo recebe filmes que são a própria história da arte cinematográfica.

 

Em novembro, a sala pertence a Andrei Tarkowsky, (1932-1986), reconhecido como um dos mais importantes cineastas russos e um dos mais notáveis realizadores da história do cinema.

 

 

Dia 7 – Nostalgia

De AndreI Tarkovskiy, M16, 125 min., 1983

Jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Depois de 3 meses, viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, chegam a um pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter encontrado o seu caminho, Gorchakov mergulha no passado, isolando-se num impenetrável silêncio. Mas ao encontrar Domenico, um velho lunático, assim chamado pelo seu modo estranho e solitário modo de viver, ele consegue compreender o segredo da sua própria Nostalgia.

 

Nostalgia recebeu três prémios no Festival de Cannes (1983) - melhor diretor, prêmio do júri ecuménico e prêmio FIPRESCI. Foi indicado para Palma de Ouro.

 

 

Dia 14 – Solaris

De AndreyTarkovskiy, M12, 167 min., 1972

Solaris é um filme soviético de 1972, realizado por Andrei Tarkovski, baseado no romance Solaris, do escritor polaco Stanisław Lem.

 

No filme, Solaris é um planeta formado por um imenso oceano, que levou à formação de um novo ramo científico - a solarística. A solarística tem por objetivo estudar a possibilidade de existência de inteligência extraterrestre oriunda deste planeta, tendo em vista os insólitos acontecimentos lá ocorridos.

 

 

21 – O Espelho

De AndreyTarkovskiy, M12, 108 min., 1975

O Espelho retrata os pensamentos e as emoções de Alexei e o mundo que o rodeia. A estrutura do filme é descontínua e não cronológica, sem um enredo convencional, e combina as memórias da infância com a atualidade. O filme alterna três diferentes momentos, o tempo de pré-guerra, a guerra e o pós-guerra de 1960, constituindo quase uma autobiografia, pois Alexei passa pelos mesmos problemas, alegrias e tristezas que o realizador, Andrei Tarkovsky, passou na sua infância.

 

 

28 – O Sacrifício

De AndreyTarkovskiy, M12, 142 min., 1986

O Sacrifício narra o encontro de alguns familiares e amigos para a comemoração do aniversário do protagonista, Alexander, setentão desiludido, ex-professor de filosofia e ex-dramaturgo. O pequeno grupo reúne-se na sua casa localizada numa ilha de beleza incomum, ao norte da Suécia. Lugar especialmente escolhido para passar a velhice em paz, na companhia da mulher e do filho pequeno.

 

CERTAME EMPRESARIAL E FEIRA DE TODOS OS SANTOS NO CARTAXO

 

A Expocartaxo 2014 e a Feira de Todos os Santos foram ontem inauguradas com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, que afirmou a importância de parcerias como a que liga a Câmara Municipal do Cartaxo à associação empresarial Nersant, como “exemplo no apoio aos empresários”, por mostrarem que os entendem como “atores principais do desenvolvimento económico, são os empresários que criam emprego, que têm ideias inovadoras, o governo central e local deve ter um papel motivador e de apoio”, reforçando que “as instituições públicas devem estar sempre de portas abertas para os acolher, para apoiar e construir soluções para quem quiser investir aqui”.

 

O Secretário de Estado que antes da inauguração visitou a Tagusgás, a primeira empresa a instalar-se no Valleypark, referiu o Parque de Negócios do Cartaxo como “um projeto visionário pelo modo como foi pensado”, assegurando que “o espírito de compromisso e rigor que o presidente da Câmara tem tido, neste ano de mandato, já começa a dar frutos e o governo central está disponível para acompanhar o esforço da autarquia. Estamos de mãos dadas para dar a volta às dificuldades que a autarquia vive”, afirmou.

 

Pedro Magalhães Ribeiro, referiu a parceria com a Nersant como “da maior importância no esforço que temos de fazer para reposicionar a Feira de Todos os Santos, como referência regional”.

 

Reconhecendo que “a perda de fôlego dos últimos anos é notória, a discussão pública que fizemos no início do ano mostrou como toda a comunidade está motivada para um trabalho que terá de nos envolver a todos”, explicando que “este ano não tínhamos condições para alterar a Feira, garantindo um espaço digno aos empresários que aqui estão e por isso não o fizemos”. Para o autarca o “investimento no nosso espaço da Feira, a sua requalificação é essencial se quisermos dar um novo impulso e garantir o futuro deste certame.”

 

Presidente faz balanço do mandato

Passado um ano sobre a tomada de posse, Pedro Magalhães Ribeiro fez o balanço do mandato “as circunstâncias em que gerimos a Câmara são de extrema dificuldade, não tenho escondido esta realidade, mas não são difíceis só para o município, são também para as famílias e para os empresários”. Referindo a prestação de contas de setembro último, o presidente da Câmara afirmou que “conquistámos algum terreno às dificuldades e as pessoas devem saber disto, porque tudo o que a enorme dívida nos tem impedido de fazer, é esforço adicional que se pede à população”.

 

O autarca deu conta do que “é uma notícia que os nossos fornecedores, empresários locais e da região, aguardam há 2 anos – o PAEL (Plano de Apoio à Economia Local) foi aprovado” Para que o visto do Tribunal de Contas, que chegou à Câmara já esta semana, fosse dado, foi “necessário um grande esforço de negociação e de trabalho junto das instituições públicas”. A aprovação do PAEL permitirá uma entrada de verbas na Câmara – de 15 a 17 milhões de euros –, que serão integralmente para pagamento de dívida a pequenos e médios fornecedores “esta é uma boa notícia para os nossos credores que esperam há demasiado tempo”.

 

A redução da dívida da Câmara foi também referida pelo presidente, “em setembro, as contas mostraram uma redução da dívida municipal em 1 milhão e 365 mil euros. Pela primeira vez em 20 anos, a dívida baixou”, o que atribui ao esforço da Câmara nas decisões tomadas de redução de despesa, ao esforço dos trabalhadores – com as horas extraordinárias a reduzirem 35% – e da população que tem compreendido o esforço municipal de reequilíbrio financeiro e colaborado.

 

Mas as boas notícias, “acrescentam responsabilidade, amanhã irá ser apresentado o orçamento para 2015 e sabemos que para 13 milhões de receitas correntes, contamos com 31 milhões de despesas correntes”, afirmou.

 

Para Pedro Magalhães Ribeiro “as escolhas que hoje se fizerem definirão o nosso futuro enquanto concelho e o nosso futuro só existe enquanto comunidade credível na região e no país, se soubermos dar as mãos e trabalhar juntos porque o caminho ainda está muito no início e o recurso ao PAEL e ao FAM, marcam uma possibilidade de estabilidade, mas também o início de um enorme esforço coletivo”.

 

Nersant faz balanço positivo no dia de abertura da Expocartaxo

A presidente da Nersant, Salomé Rafael, aproveitou a presença do Secretário de Estado para deixar um apelo à administração central, “precisamos aproveitar o novo Quadro Comunitário de Apoio, no que pode trazer ao crescimento das empresas e aos projetos dos empresários em áreas chave como a internacionalização”.

 

Para Salomé Rafael, o Cartaxo possui hoje “uma infraestrutura única, o Valleypark, que considero o Parque de Negócios com melhor localização do país, tem excelentes acessibilidades, está perto do aeroporto, a pouco minutos de portos marítimos, os empresários do Cartaxo são dinâmicos, o município está empenhado no apoio institucional ao crescimento económico, as condições são as melhores que podíamos pedir”, afirmou.

 

Em representação do Núcleo da Nersant do Cartaxo, esteve Jorge Pisca, seu presidente que destacou a parceria com a Câmara como um fator de sucesso que deve ser reforçado, “a Expocartaxo conta este ano com 48 expositores, num concelho com empresários que têm enfrentado enormes dificuldades, que são comuns a todo o país”, afirmou.

 

Jorge Pisca deu conta que o Núcleo da Nersant no Cartaxo conta com 619 empresas ativas, que geram um volume de negócios de 345 milhões de euros “o que mostra como é difícil para um empresário desistir, não atiramos a toalha ao chão e aqui estamos, continuamos a acreditar, acreditamos em Portugal e na capacidade de darmos a volta às dificuldades”.

 

A Expocartaxo e a Feira de Todos os Santos continua ate ao próximo domingo, dia 2 de novembro. No dia 31 de outubro terá lugar a Visita às Empresas, que anualmente mostra o trabalho de algumas empresas do concelho, apartir das 20h30, a Nersant entrega os Prémios Prestígio 2013, que destacam uma empresa e um empresário do Cartaxo, no Pavilhão Municipal de Exposições, às 21h30, atua o Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge.

 

No dia 1 de novembro, o destaque vai para o desfile da  Casa das Peles que mostra a coleção para a próxima estação. No dia 2 de novembro, às 15h00, sobe ao palco o grupo Cantares da Aful, da Associação Filarmónica União Lapense e às 18h00, a Banda da mesma associação

A Associação Cultural e Recreativa Gentes do Cartaxo vai também organizar, no dia 1 de novembro, um Festival Taurino e no dia 2 de novembro, a 1ª Exposição Canina Especializada em Raças Portuguesas.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:27
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

Fórum Cultural em Arruda ...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Santarém retoma liderança...

União de Tertúlias de Aza...

Mercado de Outono e ofici...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds