NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 21 de Setembro de 2015
CARTAXO HOMENAGEOU COMUNIDADE ESCOLAR

NOTICIASDORIBATEJO.jpg

 A Câmara Municipal do Cartaxo homenageou professores, técnicos e assistentes operacionais que há mais de 25 anos trabalham nos estabelecimentos de ensino, entregando Medalhas e Diplomas de Mérito a 17 profissionais.

  • Pedro Magalhães Ribeiro afirmou a defesa da escola pública como “palco fundamental para a construção de uma comunidade que não descura a promoção dos bons resultados individuais dos seus membros, mas que se constrói a partir de valores que privilegiam a dimensão humana e os afetos, na formação dos indivíduos”.
  • Educação está no centro da estratégia de desenvolvimento para o concelho, com o Centro Escolar de Pontével a assumir-se como investimento prioritário para os fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio.
  • Área de Educação e Juventude da Câmara Municipal vai promover novos programas e atividades em conjunto com os agrupamentos e escolas do concelho, que marcarão o próximo ano letivo, entre estes o autarca destacou o Orçamento Participativo Escolar e o Programa Teatro na Escola.

O Auditório Municipal da Quinta das Pratas recebeu, no dia 16 de setembro, a homenagem aos profissionais que trabalham nas escolas do concelho do Cartaxo. Integrada na receção à comunidade escolar, a cerimónia marcou o início do ano letivo 2015/2016 e contou com mais de uma centena de pessoas.

Promovida pela Câmara Municipal, a receção contou com a presença do presidente da Câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, do presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, Gentil Duarte, do vice-presidente da Câmara, Fernando Amorim e da vereadora Sónia Serra, dos diretores dos dois agrupamentos de escolas – Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo (AEMMC) e Luís Bruno Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével (AESP) – assim como, de membros da assembleia municipal, presidentes e membros das juntas de freguesia, representantes das associações de pais, das forças de segurança, da proteção civil e dos bombeiros municipais.

As Medalhas e Diplomas de Mérito foram entregues aos assistentes operacionais Adelaide Carvalho, Lucília Sousa, Maria Felismina Dionísio, Maria Júlia Ornelas, Maria Luísa Estafero, Maria Orlanda Horta, Vicência Prates; ao assistente técnico, Jorge Almeida; e aos docentes Elvira Tristão, Graça Isabelinha, João Mourinha, Maria Manuela Jorge, Maria Estela Gonçalves, Maria Isabel Barrela, Maria João Vieira, Maria Margarida Guedes, Vitor Manuel Santos.

Maria Judite Correia Frazão, diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas da Lezíria-Oeste (CFAELO), esteve também presente na cerimónia e apresentou uma comunicação que teve as novas tecnologias como enfoque, quer para a inovação dos processos de trabalho dos docentes, quer para os processos de aprendizagem dos alunos.

Gentil Duarte, presidente da Assembleia Municipal, deu as boas-vindas ao corpo docente e não docente dos estabelecimentos de ensino, apelando a que “no ano letivo que agora se inicia“, a comunidade escolar possa participar nas Comemorações dos 200 Anos da Elevação do Cartaxo a Concelho, referindo as “assembleias municipais jovens que temos planeadas, esperando que quer estas, quer as diversas atividades agendadas possam fazer parte dos planos de atividade dos estabelecimentos escolares”.

 

Presidente da Câmara afirma que educação é prioridade no planeamento estratégico da autarquia

Pedro Magalhães Ribeiro afirmou a defesa da escola pública – enquanto promotora da igualdade de oportunidades no acesso à educação –, como objetivo estratégico do município. O autarca elogiou o empenho das juntas de freguesia que se “têm mostrado, desde o início do mandato, disponíveis para assumir a defesa de estabelecimentos de ensino de qualidade”, referindo que esta disponibilidade permitiu à Câmara transferir “em 2014, 110 mil euros e em 2015 131 mil e 500 euros para as juntas, para que estas possam manter e recuperar os equipamentos quer do pré-escolar, quer do 1.º Ciclo”.

Para a Câmara “a primeira prioridade para os fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio, no âmbito do Portugal 2020, “é a construção do Centro Escolar de Pontével, um investimento de mais de 1 milhão e 200 mil euros”, que Pedro Magalhães Ribeiro afirma ir responder a uma necessidade “do território mais a sul do concelho – de localidades como Pontével, Vale da Pinta, Vale da Pedra, Ereira e Lapa”. Para o presidente da Câmara “a escola pública é a melhor via para corrigirmos assimetrias sociais que ainda prevalecem na nossa comunidade”, afirmando que “igualdade de oportunidades é também isto – independentemente da freguesia onde os alunos e as suas famílias residam, as condições de ensino, as instalações e as valências de que dispõe, têm de estar ao mesmo nível. Só assim cada criança e cada adolescente, pode construir o seu futuro, em igualdade de circunstâncias”.

O autarca, que é presidente do Conselho Geral do Agrupamento D. Sancho I e elemento do Conselho Geral do Agrupamento Marcelino Mesquita, destacou o trabalho de “planeamento estratégico desenvolvido pelos conselhos gerais, onde se trabalha muito, com muita participação, na procura de soluções a problemas, muitas vezes, complexos” e onde considera que a preocupação “essencial, com os resultados, é acompanhada por uma preocupação assumida com a dimensão humana da escola”, fator que contribui para a escola pública ser um “espaço de combate a uma sociedade cada vez mais competitiva e individualista, na qual apenas os melhores têm lugar”, ao contrário de “uma comunidade verdadeiramente coesa e solidária, onde todos têm lugar, com as suas diferentes características e competências”.

Para além da prioridade à qualidade dos estabelecimentos de ensino, a Câmara Municipal planeou duas iniciativas que visam promover “esta dimensão humana da escola, a partir da participação e do envolvimento das crianças e dos adolescentes, na vida da comunidade escolar e da comunidade local”, referiu Pedro Magalhães Ribeiro, que apresentou “o Orçamento Participativo Escolar e o Programa Teatro na Escola”.

O Orçamento Participativo Escolar vai ser promovido desde o 1.º Ciclo e será aberto a projetos que possam ser replicados – se ganhadores –, em todos os restantes estabelecimentos “promovendo a competição sadia, mas também os valores ligados à partilha e à ideia de que todos podem ganhar se os projetos forem pensados em prol de uma necessidade comum”.

O Programa Teatro na Escola “quer afirmar-se como um espaço comum para alunos, pais, professores e técnicos” e foi escolhido pela autarquia por ser “uma tradição no concelho, mostrar-se capaz de promover a socialização e por ser uma expressão que integra muitas outras expressões artísticas – da música à pintura, das artes plásticas, aos ofícios, todos têm lugar no palco, ou nos bastidores e todas são igualmente essenciais ao resultados final”, explicou o presidente da Câmara. 

Agrupamento D.Sancho I melhorou resultados e tem como objetivo continuar este percurso

Luís Bruno Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, presente na cerimónia, agradeceu o esforço de docentes, pais, assistentes e técnicos operacionais, assim como dos elementos da direção do agrupamento, dos autarcas da Câmara e das freguesias, que “acreditaram sempre e cujo trabalho permitiu resgatar o agrupamento da situação em que se encontrava, quer a nível de resultados, quer da autoestima coletiva”.

No que se refere aos resultados, Luís Bruno Lourenço, lembrou que “no 3.º ciclo, os resultados dos alunos que obtiveram aproveitamento nas provas nacionais, ultrapassaram a média nacional”. O diretor do agrupamento apelou a “uma política de concertação concelhia para a educação” assim como “à união dos professores na defesa da escola pública”.

Agrupamento Marcelino Mesquita apresentou balanço do último ano letivo e novidades para o que agora se inicia

Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo apresentou o balanço das atividades desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino no ano letivo anterior, com um vídeo produzido pelo Gabinete de Comunicação da Escola Secundária, que convidou alunos, professores e representantes de instituições a darem as boas-vindas a mais um ano de aulas.

O diretor destacou, no passado ano letivo, o reconhecimento que o agrupamento obteve do Ministério da Educação e Ciência, e que o premiou quer pelos resultados obtidos pelos alunos, quer pela redução da taxa de abandono escolar. As obras de conservação e os melhoramentos nos estabelecimentos de ensino do agrupamento foram também destacados – entre eles a retirada de placas de amianto e o novo pavimento do ginásio, na Escola Secundária, ou as obras nas escolas básicas José Tagarro e N.º 3, no Cartaxo e N.º1 de Vila Chã de Ourique, que contaram com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia e encarregados de educação. Jorge Tavares agradeceu à Câmara Municipal e à DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, “a solução de um problema com muitos anos, a falta de assistentes operacionais”.

Entre as novidades que o agrupamento vai ter no ano letivo 2015/2016, no que respeita ao ensino de línguas estrangeiras, contam-se inglês no jardim de infância – onde também haverá educação musical –, inglês no 3.º ano e espanhol e francês, semestralmente, no sexto ano – 1.º ciclo vai ter também aulas de Programação no 4.º ano. A escola básica José Tagarro vai ter uma nova sala de apoio a alunos com perturbações do espectro do autismo e, ainda no 1.º ciclo, haverá uma turma de percurso curricular alternativo.

No espaço contíguo ao Auditório Municipal estiveram expostos os trabalhos que crianças dos dois agrupamentos escolares efetuaram no ano letivo de 2014/2015, no âmbito do 25.º Aniversário da Associação de Proteção aos Animais Abandonados do Cartaxo. Os trabalhos foram votados por todos os participantes na cerimónia e os vencedores vão ser conhecidos no próximo dia 3 de outubro, na Concentração de Animais, que a APAAC organiza e pretende trazer ao centro do Cartaxo, a partir das 10h30, muitos animais, para chamar a atenção para os direitos a estes assistem e, demasiadas vezes, lhes são negados.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:07
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Comitiva Internacional re...

Mais de cem pessoas assis...

TAGUS e Municípios de Con...

NERSANT apresenta Viver o...

JÁ ESTÁ AO SERVIÇO DA POP...

Inovação e novos negócios...

Tem horta ou jardim? Faça...

Azambuja promove Férias A...

Ourém sensibiliza para a ...

“CONTABILIDADE DE GESTÃO...

Aproveite o que Santarém ...

Temporada da Música

REUNIÃO DESCENTRALIZADA D...

Centro de Estudos em Foto...

73º Aniversário do Concel...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Embaixador da Moldávia re...

REQUALIFICAÇÃO DA URGÊNCI...

Rede de Municípios para a...

Chamusca a impulsionar re...

Avisan’18 recebe Exposiçõ...

OPINIÃO: Política para a ...

Convento de Cristo recebe...

Concerto da Orquestra da ...

Município de Azambuja vai...

CAMPANHA DE RECOLHA DE BR...

CORTE NO ABASTECIMENTO DE...

CONCERTO PARA OUVIR DE OL...

MUSEU RURAL E DO VINHO CE...

Município do Entroncament...

arquivos

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds