Iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações o Programa propõe modelo de inclusão através do voluntariado e cidadania participativa.
A Câmara Municipal do Cartaxo deliberou aderir ao Programa Mentores para Imigrantes, que é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e consiste num modelo de mentoria, promoção do voluntariado e da cidadania participativa que se propõe contribuir para a inserção de imigrantes na comunidade.
A Câmara Municipal do Cartaxo passará a colaborar na seleção do mentor para cada imigrante que se inscreva na plataforma informática disponibilizada pelo ACM, o que será feito pela área de Ação Social e Saúde da autarquia.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, afirmou que “a adesão a este Programa vai permitir-nos aprofundar o nosso conhecimento sobre a comunidade de imigrantes no concelho, para que possamos ter um conhecimento mais concreto sobre as suas necessidades e colaborar na sua integração profissional, social, educacional e cultural”. Para o autarca “o apoio que cada um de nós prestar aos imigrantes que escolhem o nosso concelho para viver, será sempre um passo na construção de uma comunidade mais coesa, com maior capacidade de beneficiar do potencial e das qualificações de cada um dos seus membros, assim como, de lhes oferecer igualdade de oportunidades profissionais, sociais e culturais”.
O Programa proporcionará apoio, acompanhamento e orientação para a resolução das dificuldades sentidas pelos imigrantes, enquanto às instituições e pessoas envolvidas, permitirá a troca positiva de experiências, contribuindo para o seu enriquecimento pessoal, social e organizacional.
A inscrição para mentores e imigrantes está disponível na internet (clique para saber mais).