No próximo dia 22 de setembro, os Cartaxo Night Runners organizam uma mega caminhada noturna para assinalar o Dia Europeu sem Carros e desafiam todos os participantes a deixar o carro em casa – se quiser vir de rodinhas, pode sempre trazer os patins ou a bicicleta.
Neste dia, o já habitual encontro dos Cartaxo Night Runners, que está marcado para todas as segundas-feiras, na Praça 15 de Dezembro, vai começar às 20h30 com muitas surpresas para os que aceitarem o desafio de viver um dia sem carros.
A HISTÓRIA DO CARTAXO TAMBÉM VIVE NAS RUAS DA CIDADE
Para dar ainda mais razão ao dito popular – se estas paredes falassem… -, o historiador e investigador Miguel Leal leva os participantes do Passeio com História, à descoberta das ruas do Cartaxo e mostra que há paredes que, de facto, poderiam contar a história da cidade e das gentes que por ela passaram ou nela viveram.
Organizado pela EcoCartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista, em parceria com a associação Memórias Fotográficas, o passeio vai ter lugar no próximo dia 20 de setembro. Para quem quiser partir à descoberta da história guardada à vista de toda a gente, o encontro fica marcado para o Centro Cultural do Cartaxo, às 18h00.
RAINHA DAS VINDIMAS DO CARTAXO 2013 CONCORRE A TÍTULO NACIONAL
Bruna Morgadinho reuniu com presidente da Câmara e técnicos municipais antes de partir para Barcelos, onde desfilará com o traje ribeirinho, elogio à sua freguesia – Valada.
No dia 17 de setembro, a Rainha das Vindimas do Cartaxo 2013, Bruna Morgadinho, de Valada, esteve na Câmara Municipal do Cartaxo, onde foi recebida por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da autarquia, que quis “desejar o maior sucesso possível à jovem que nos representará em Barcelos, no próximo dia 20 de setembro”, afirmou.
Para além de trocar impressões com o presidente, sobre o que tem sido este seu percurso como Rainha das Vindimas do Cartaxo e quais são as suas expectativas para o Concurso Nacional, a jovem reuniu também com as técnicas municipais da área de Cultura que a irão acompanhar e apoiar.
O Concurso Nacional, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, vai ter lugar no próximo sábado, dia 20 de setembro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos e conta com a participação de 15 candidatas de tantos outros municípios que serão avaliadas entre outros critérios, pela "riqueza" do traje tradicional utilizado e pelo conhecimento demonstrado face aos valores tradicionais ligados ao vinho e à vinha, e à sua importância no contexto local e nacional.
O júri do concurso é composto pela estilista Ana Sousa, pelo diretor do concurso de vinho La Selezione del Sindaco 2015, Mário Louro, por Jorge Sampaio, da comissão instaladora das Rotas do Vinho de Portugal, pelo secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, e pela empresária e relações publicas de moda Cristina Gonçalves.