NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 5 de Maio de 2014
CARTAXO: TASQUINHAS APRESENTARAM GASTRONOMIA TRADICIONAL

 

Foi nas tasquinhas que a típica gastronomia regional foi servida à mesa, acompanhada por esse néctar precioso, que é o vinho.

 

Foram muitos os voluntários que trabalharam em cada uma das tasquinhas, não só para cozinhar e servir centenas de visitantes, durante os cinco dias da Festa, mas ainda antes de esta começar, preparando e decorando os seus espaços.

 

Como modo de incentivo a este trabalho, são atribuídos prémios à Melhor Tasquinha. Este ano, o espaço da Comissão de Festas de Vale da Pinta foi o mais votado pelos seus pares. O prémio de melhor stand, foi atribuído a uma freguesia, Valada – que apresentou um trabalho de reprodução em miniatura da aldeia da Palhota.

 

Associações e colectividades das 8 localidades do concelho estiveram presentes

Este ano, voltaram a ser oito, as tasquinhas presentes na Festa do Vinho. A representar Pontével esteve a associação Os Quarentões, que aproveitou este certame para angariar receitas para a organização da Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro, no primeiro fim de semana de setembro. Como principais pratos apresentados à mesa - o Bacalhau com Magusto e a Carne à Quarentões. 

 

O Ribatejano Futebol Clube trouxe de Valada os tradicionais pratos de peixe, típicos da zona ribeirinha, como a Açorda de Sável ou as Enguias Fritas, servidas a partir de um espaço decorado com miniaturas alusivas ao trabalho no campo, e do qual fizeram também parte elementos relacionados com o Tejo, a atividade piscatória, a Ponte Rainha Dona Amélia e o desporto. 

 

A representar a freguesia de Vale da Pedra esteve a Associação Cultural e Recreativa, que apostou também em pratos tradicionais de peixe na sua ementa, sobretudo Enguias Fritas e Açorda de Sável, típicos de uma freguesia que tem na sua história uma grande relação com a Vala Real, outrora importante via de comunicação e “ganha-pão” de comunidades de pescadores.

 

A comissão organizadora da Festa de Vale da Pinta foi outra das tasquinhas representadas na Festa do Vinho, a sua participação significou um contributo na angariação de receitas a favor da festa da localidade. Aos visitantes, ofereceu pratos como Entrecosto com Magusto e Ensopado de Borrego e as tão características Caracoletas como petisco. O vinho e a vinha são os principais elementos que decoraram o espaço desta tasquinha.

 

A representar a freguesia de Vila Chã de Ourique esteve o Estrela Futebol Clube Ouriquense, que neste certame mobilizou alguns dos jovens desportistas para outra área que não aquela a que se dedicam no clube. Com a ajuda de mais e menos jovens, apresentaram à mesa especialidades como Entrecosto com Arroz de Feijoca e Cozido à Portuguesa.

 

A Associação Gentes do Cartaxo, que entre outros eventos de interesse cultural, promove anualmente as Festas da Cidade, ocupou também uma das tasquinhas do Pavilhão Municipal de Exposições. Favas com Entrecosto, Ensopado de Borrego e Sopa da Pedra fizeram parte da sua aposta gastronómica, nesta edição da Festa do Vinho.

 

A Ereira esteve representada pela sua Casa do Povo. Nestes dias de Festa do Vinho apresentaram à mesa pratos como Bacalhau com Broa e Cabrito Assado no Forno, tendo como cenário quadros da vida rural e da produção de vinho.

 

Por sua vez, a Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa propôs na ementa especialidades como Massada de Peixe ou Carne de Porco à Alentejana, numa tasquinha que tinha representada uma casa típica de aldeia, um traje antigo e uma pintura ilustrando um carro de bois com uma tina de uvas.

 

 

PROVA ENOGASTRONÓMICA NA FESTA DO VINHO

Adega Cooperativa do Cartaxo propôs dois vinhos para acompanhar a iguaria apresentada pelo chef Igor Martinho

 

A área reservada do pavilhão interior da Festa do Vinho recebeu, na tarde do dia 3 de maio, mais uma prova enogastronómica, desta vez promovida pela Adega Cooperativa do Cartaxo e pelo chef Igor Martinho, proprietário e chef do restaurante Mãe Luísa, situado em Arrouquelas.

 

Igor Martinho confeccionou, no local, a sua proposta gastronómica para esta prova, que consistiu num Magret de Pato, com arroz de legumes e doce de frutos vermelhos. As cerca de duas dezenas de pessoas que participaram na prova tiveram oportunidade de ouvir a descrição do prato, tendo Igor Martinho dado vários conselhos para uma boa confecção da carne e do arroz no ponto certo.

 

“Apesar de não ser consensual, decidi servir pato por ser algo irreverente e para tentar surpreender”, explicou o jovem chef, acrescentando que “a combinação de um prato bem condimentado, com vinhos também de aromas fortes, irá resultar muito bem”.

 

Para combinar com este prato, Pedro Gil, enólogo da Adega Cooperativa do Cartaxo, propôs o tinto Bridão Reserva 2011 e o branco Bridão Reserva 2012, tendo também colocado à apreciação, logo no início da prova, o Plexus Rosé.

 

O enólogo explicou as características técnicas dos dois néctares, frisando que o vinho branco é feito exclusivamente a partir da casta Fernão Pires e que “mantém muita frescura à fruta das casta e a aromas produzidos pela própria levedura. Pelas suas características, é muito exuberante no aroma e na boca, sentimos uma grande frescura, mas também estrutura, proporcionada pela madeira, o que é fundamental para tornar um vinho branco também gastronómico”.

 

Já o tinto reúne quatro castas diferentes, entre as quais Touriga Nacional e Tinta Roriz. Estagiou 10 meses em barrica de carvalho nacional e, na descrição feita por Pedro Gil, “é um vinho extremamente carregado, com um aroma muito intenso à fruta das castas e a frutos vermelhos, com notas de especiarias, caramelo e chocolate”.

 

Pedro Gil defendeu também que “os vinhos não são simplesmente para beber, são muito mais, por isso falamos de combinações gastronómicas, que criam desafios adicionais, tanto para enólogos como para os chefs de cozinha”.

 

Os participantes nesta prova tiveram oportunidade de testar a harmonia dos dois vinhos com o prato, apreciando as combinações de semelhança e contraste, 

identificando diferenças e discutindo gostos.

 

Pedro Gil referiu ainda que a Adega Cooperativa do Cartaxo e o restaurante Mãe Luísa têm uma parceria e que “cada vez mais é importante os enólogos perceberem mais de gastronomia e os chefs saberem mais de vinhos, para podermos tirar melhor partido das combinações”.

 

 

CORO DAS AEC E BIZU COOLECTIVE NA FESTA DO VINHO

Crianças do concelho subiram ao palco na tarde de 3 de maio e à noite atuaram os Bizu Coolective

 

As crianças do concelho estiveram presentes na Festa do Vinho, tendo subido ao palco na tarde de sábado para apresentar um repertório de músicas originais e outras bem conhecidas do público.

 

O concerto foi protagonizado pelas crianças do 1.º ciclo do Agrupamento Marcelino Mesquita, que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

 

Em palco, tiveram oportunidade de dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido na área musical, no âmbito destas atividades. Canções inéditas como “Salada de Frutas” – que apela à aquisição de hábitos saudáveis de alimentação –, ou músicas tão bem conhecidas como “Playback”, de Carlos Paião, “A Minha Casinha” dos Xutos & Pontapés ou “Vem Viver a Vida Amor”, de José Cid, foram entoadas nesta tarde pelos mais pequenos. 

 

Os Bizu Coolective animaram também o espírito festivo deste certame, atuando à noite. Os Bizu nasceram em 2009 como "walking band", tendo a rua lhes dado experiência e a própria identidade para criar um espetáculo diferente e energético.

 

Desde 2012 que se apresentam como banda de palco, focando o seu trabalho na essência das Brass Bandstradicionais, suportada por uma secção rítmica (bateria e baixo), teclas e um DJ, onde dão uma nova roupagem a temas bem (re)conhecidos do mainstream mundial.

 

Estilos como Ska, Funk, Hip Hop, Jazz, Disco-Sound, Balkans ou Afrobeat são mesclados numa partitura, onde a arte de revisitar e o espírito cool falam mais alto.

 

A noite voltou a terminar ao som de música dos anos 80, desta vez com o DJ Fernandinho.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:12
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

CONSTRANGIMENTOS E EVENTU...

Câmara Municipal de Salva...

Ribatejo InovFin capacito...

CARTAXO ASSINALOU 204 ANO...

Benavente e Torres Novas ...

Milhares de idosos do dis...

Ciclo de workshops Aprend...

Mercado de Natal dinamiza...

Associação Recreativa e C...

Ribatejo InovFin oferece ...

Mercado de Natal na Chamu...

Santarém e Abrantes lider...

CARTAXO ACOLHE CERIMÓNIA ...

Eventos socioculturais na...

6º Passeio Solidário da B...

NATAL CRIATIVO

A MAGIA DO NATAL JÁ CHEGO...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

No Município de Salvaterr...

Formandos da TAGUS em agr...

5ª Edição da Expo AZA-Ave...

Feira do Livro promoveu d...

PSD Golegã denuncia desca...

Cartaxo assinala 30 anos ...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

Município e Associação de...

Plano de formação da NERS...

Planos regressa a Tomar c...

Parada de Natal abrilhant...

arquivos

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds