NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
CARTAXO VOLTA A APRESENTAR CONTAS POSITIVAS

Camara Cartaxo.jpg

 

  • Informação sobre situação económico-financeira do primeiro semestre de 2019 mostra que “o município do Cartaxo manteve, nestes primeiros seis meses do ano, a trajetória de consolidação e sustentabilidade financeira. O  trabalho iniciado no mandato anterior abriu portas a uma nova gestão financeira do município cujos resultados asseguram confiança no futuro”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro.

 

  • O presidente da Câmara destacou “a importância de nos mantermos no caminho traçado com base na verdade orçamental e na execução rigorosa. As contas municipais não estão livres de riscos, mas estão preparadas para enfrentar obstáculos e para permitir ao município cumprir o seu papel de apoio à comunidade, aos cidadãos, às empresas”.

 

  • Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro financeiro, manteve o que o que afirmou no final de 2018. “Os indicadores positivos são resultado do caminho que percorremos, com firmeza, desde o início do mandato anterior. Contámos com a ajuda das juntas de freguesia, da comunidade escolar e das instituições de apoio social, tivemos ao nosso lado as cidadãs e os cidadãos, negociámos com a administração central, com as instituições financeiras e com os fornecedores da Câmara Municipal. Foi um caminho longo que não dá parangonas nos jornais e cujo fruto precisa de tempo para ser colhido”.

 

  • Para o autarca “é importante que todos mantenhamos os pés bem assentes na terra. A complexidade dos problemas que encontrámos e o apoio de toda a comunidade para as soluções que construímos, levam-nos a manter redobrada atenção ao controlo da despesa e execução da receita, tanto quanto ao compromisso de transparência das contas. A sustentabilidade financeira e económica do município, a credibilidade recuperada e comprovada em cada apresentação de contas, está agora ao serviço do desenvolvimento económico, social e cultural do nosso concelho”.

 

 

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou por maioria, na reunião de dia 16 de setembro, a Informação Semestral sobre a Situação Económico-Financeira, com os votos a favor dos vereadores do Partido Socialista (PS), do vice-presidente e do presidente da Câmara, e com dois votos contra dos vereadores eleitos pela Coligação Juntos pela Mudança (PPD/PSD – NC).

 

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, justificou “a importância de podermos afirmar que a trajetória de correção e de sustentabilidade das contas, iniciada no mandato anterior, se confirma a cada relatório e a cada informação técnica”, pela “repercussão que as contas positivas têm na credibilidade do município e na confiança que esta gera na comunidade e nos empresários”.

 

 O autarca destacou como “indicadores fundamentais que comprovam a trajetória de sustentabilidade das contas”:

 

  • O passivo total exigível do município reduziu 532 mil euros comparativamente a 2018, mantendo a tendência de redução que se verifica desde 2013.
  • O prazo médio de pagamentos que em dezembro de 2018, era de 39 dias, passou a ser de apenas 35 dias, no final do primeiro semestre de 2019.
  • O valor das contas a pagar à data de 30 de junho de 2019, reduziu 1 milhão e 240 mil euros, quando comparado com o período homólogo.
  • Os resultados operacionais do município cresceram 62,63% comparando com o período homologo de 2018.
  • Os resultados líquidos são positivos. Melhoraram 72 mil euros em relação ao primeiro semestre de 2018, fixando-se no final do semestre de 2019 em mais de 440 mil euros (445.865,19 euros), representado um crescimento de 19.29%, comparando com o período homólogo.
  • A taxa de execução da receita foi de 100,32%, tendo por base uma análise comprativa com a medida padrão, ou seja, 50% da dotação corrigida o que equivale a um semestre, sendo que as receitas correntes apresentam um grau de execução de 89,14% e as receitas de capital de 44,28%
  • O Município mantém fundos disponíveis. Este indicador passou a ser positivo em janeiro de 2018 e, em junho de 2019, os fundos disponíveis mantiveram-se positivos e acima do 1 milhão e 190 mil euros (1 milhão e 191 mil euros positivos). Lembramos que a lei tinha entrado em vigor no início de 2012 e nunca os fundos disponíveis tinham sido positivos – em 2013, eram mais de 55 milhões de euros negativos (55 milhões e 663 mil euros negativos) – o que representa uma recuperação perto dos 59 milhões de euros, em cinco anos.
  • Os fundos próprios continuam a crescer, apesar de se manterem negativos. Em 2019, os fundos próprios cresceram 3,48% em relação a 2018.
  • A execução orçamental cumpriu o princípio do equilíbrio orçamental e assegurou a formação de poupança corrente a financiar as despesas de capital. A poupança corrente bruta foi de 730 mil euros.
  • Redução do Endividamento Municipal, no primeiro semestre de 2019 o município reduziu o valor total do exigível a curto, médio e longo prazo (entenda-se endividamento municipal) em 0,26% confirmando a tendência de recuperação do seu índice de endividamento, anunciado quando da apresentação de contas de 2018 e previsto no Plano de Ajustamento Municipal (FAM-PAM).
  • A execução do Plano de Ajustamento Municipal (PAM), no primeiro semestre de 2019 os valores da dívida municipal a ficarem abaixo do previsto neste plano – menos 1 milhão e 913 mil euros. Como previsto, a recuperação do endividamento municipal começou a ser visível no primeiro semestre de 2019, após o pagamento da primeira tranche do capital do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FAM).  Destaque para o valor de dívida total do Município que, em 30 de junho de 2019, era de 52.443.700 € – um valor inferior ao que era expectável atingir no exercício de 2020, de acordo com o PAM.

Rei e Rainha das Vindimas 2019 do Cartaxo já são conhecidos

  • Rafaela Oliveira, da Freguesia de Vale da Pedra, e Bernardo Simão, da Freguesia de Vila Chã de Ourique, foram os jovens eleitos como Reis das Vindimas 2019 do concelho do Cartaxo.
  • O Prémio Vítor de Sousa, que destaca a simpatia e companheirismo ao longo do concurso, foi entregue a Rita Silvério e Bernardo Simão, ambos da freguesia de Vila Chã de Ourique.
  • A Gala decorreu na Praça 15 de Dezembro, no passado dia 14 de setembro, e juntou cerca de 1500 espetadores.
  • Presidente da Câmara Municipal destacou a entrega e o empenho dos jovens candidatos na defesa das suas freguesias, um exemplo que, espera, se multiplique pelo concelho do Cartaxo.

 

Decorreu no passado sábado, dia 14 de setembro, na praça 15 de Dezembro, a Gala de Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas 2019, que coroou Rafaela Oliveira, da Freguesia de Vale da Pedra, e Bernardo Simão, da Freguesia de Vila Chã de Ourique.

Este evento, que acontece anualmente, tem como principal objetivo valorizar e promover a divulgação dos usos e costumes do concelho, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre a juventude dos candidatos e a honra da tradição.

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Pontével, Valada, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais de cada uma delas, que foram submetidos a diversas provas.

Estes jovens testaram os seus conhecimentos sobre o concelho numa prova escrita, participaram num passeio convívio, e viram as suas capacidades de comunicação e expressão testadas numa prova de palco.

A prova de palco, que teve lugar a 4 de setembro, desafiou os candidatos a refletir sobre a "Vida e Obra de Marcelino Mesquita", destacado dramaturgo, médico, escritor, jornalista e político cartaxense, no âmbito das Comemorações do Centenário da sua Morte, que se assinala este ano.

As candidatas e os candidatos foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”, tendo trabalhado em equipa para decidir os conteúdos, o guião e a mensagem que pretendiam passar. 

Ana Bernardino e Gonçalo Patrício conduziram a Gala, que mais uma vez decorreu ao ar livre, e que destacou o dramaturgo Marcelino Mesquita, assim como a cultura da vinha e a produção do vinho, elementos que identificam o concelho do Cartaxo.

No palco, os candidatos e as candidatas desfilaram em traje regional, traje casual e traje de noite, e partilharam curtas conversas com os apresentadores, que foram também avaliadas.

A maquilhagem e os penteados ficaram a cargo de profissionais do concelho e das freguesias que, uma vez mais, colaboraram de modo voluntário com a Gala.

Beatriz Antunes, uma jovem estudante residente em Vale da Pinta, e Simão Teles, residente em Pontével, subiram ao palco para cantar nesta grande festa que juntou cerca de 1500 pessoas. Uma presença destacada pelo presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro, “a vista daqui é de facto fantástica, não me lembro de ver tanta gente nesta praça e por isso a primeira palavra é para todos e para todas que responderam ao convite para estar aqui esta noite”.

A Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta também colaborou para esta grande noite, tendo participado ativamente durante toda a cerimónia que contou na plateia com candidatos, Reis e Rainhas eleitos em anteriores galas, presidentes e representantes de juntas de freguesia, associações e empresas que apoiaram esta edição e edições anteriores.

A Gala premiou ainda Inês de Sousa, de Valada, como 1ª Dama de Honor e Joel Adrião, de Pontével, como 1º Pajem. Soraia Calixto, de Pontével, foi eleita 2ª Dama de Honor e João Descalço, da União de Freguesias Ereira e Lapa, foi eleito 2º Pajem.

O saudoso Vítor de Sousa dá nome ao Prémio Simpatia, atribuído pelos próprios concorrentes ao candidato e à candidata que se destacam pela simpatia e companheirismo ao longo do percurso que fazem em conjunto. Rita Silvério e Bernardo Simão, ambos de Vila Chã de Ourique, foram os vencedores do Prémio, que contou, entre muitos outros, com o patrocínio do restaurante Taxo – Tradição Apurada, e que os levará numa viagem, por certo, inesquecível.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho de todos os que contribuíram para tornar esta eleição e esta Gala possíveis, no palco e fora dele. “São muitos e muitos meses de trabalho, de muita gente que já vimos aqui cima do palco, mas acreditem que há muitos, muitos mais fora do palco e para eles eu peço um fortíssimo aplauso”, destacou.

Ainda nesta Gala, foi apresentado o rótulo vencedor do concurso de rótulos para a garrafa de vinho evocativa de Marcelino Mesquita. Rafael Rodrigues, aluno de artes visuais da turma 11.º B da Escola Secundária do Cartaxo, apresentou a proposta vencedora. O rótulo premiado consta agora nas garrafas de vinho da Adega do Cartaxo, Bridão Clássico, que o Município oferecerá em eventos e visitas até ao final do ano. Pode ainda ser encontrado para venda na loja do Museu Rural e do Vinho.

Os Reis das Vindimas do concelho do Cartaxo 2019

Rafaela Oliveira tem 18 anos e frequenta a licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa. Vê-se como uma pessoa empenhada, interessada em aprender, determinada, altruísta e frontal. Decidiu participar nesta eleição por ser “uma experiência muito enriquecedora que permite adquirir muitos conhecimentos acerca do concelho e da sua cultura vitivinícola”.

 

Bernardo Simão, também de 18 anos, tem o 12º ano. Gosta de sair com os amigos, tocar guitarra e ver séries televisivas. Define-se como bem-disposto e divertido e considera que a teimosia é um dos seus maiores defeitos. Participou no concurso “para dar continuidade à tradição”. 

O presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro destacou o trabalho de todos os candidatos e candidatas na defesa da cultura local e de cada uma das suas freguesias. “Eu acho que cada vez mais é destes jovens que temos de falar para que estes bons exemplos se possam multiplicar no nosso concelho e por cada uma das nossas freguesias. É esta a nossa juventude, é isto que nós queremos multiplicar pelo nosso concelho”, concluiu.

 

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:07
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

Exposição e concerto evoc...

Mudança

Quarta edição do CTX META...

Núcleo Interpretativo da ...

Ourém recebeu workshop so...

Município do Cartaxo prom...

Comemorações do Dia Mundi...

NERSANT promove sessão de...

Gonçalo Salgueiro dá espe...

CARTAXO: Sociedade Filarm...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds