NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 8 de Junho de 2018
Centro Histórico de Santarém acolhe “Verão In. Str… é um Espanto”, um brinde ao Verão

20

 

 

O verão em Santarém já não é a mesma coisa sem a iniciativa “Verão In. Str… é um Espanto!”, que decorre de 21 de junho a 23 de setembro. A ação, que já vai na sua quarta edição, é organizada pela Câmara Municipal de Santarém e envolve mais de cem agentes culturais, e várias empresas. Esta iniciativa integrada no Projeto In. Str e que brinda (literalmente) às temperaturas mais altas terá lugar em vários espaços do Centro Histórico de Santarém.  

Esta é uma iniciativa já incontornável no programa cultural e social da cidade de Santarém, que este ano traz concertos, arte, desporto, ateliers, gastronomia, percursos temáticos, sessões de cinema, peças de teatro e muitas outras atividades gratuitas e ao ar livre.

 

A iniciativa “Verão In. Str… é um Espanto!” 2018 arranca quinta-feira, 21 junho, com a atividade “Ayur-Yoga com som”, às 19h00, no Jardim Portas do Sol. Uma atividade para todos (gratuita) e incluída na 3ª edição do Festival de Yoga da Federação Portuguesa de Yoga e da AMA – Associação Movimento Aberto que culmina dia 24. Uma festa multidisciplinar em torno do Yoga que contempla aulas práticas, sessões de meditação, palestras, oficinas e concertos (http://festivalyogafpy.wixsite.com/2018/professores).

O dia 21 é uma aula especial dada pelos membros da Direção da AMA.

 

Cerca de 30 carros clássicos brilham no asfalto

Às 21h30, também dia 21 junho, o In. Str volta a receber todo o carisma e beleza dos veículos clássicos de Santarém. Uma viagem noturna onde está prevista a presença de perto de 30 automóveis históricos, numa iniciativa dos “Clássicos da Liberdade” e que vão desfilar pelo Largo Cândido dos Reis, Av. Afonso Henriques, Av. Madre Andaluz, Rotunda António Abreu, Rotunda IPS, Av. Afonso Henriques, Rua Pedro de Santarém, Largo Cândido dos Reis, Rua Dr. Teixeira Guedes, Rua Guilherme Azevedo, Rua Serpa Pinto e Praça Sá da Bandeira. Concentração: no Jardim da Liberdade.

 

Depois do desfile, não perca o espetáculo de abertura do “Verão In. Str… é um Espanto!” 2018, “EntreMundos”, às 22h00, no Largo do Seminário, organizado pela ArtemRede / PIA - Projetos de Intervenção Artística, CRL.

Numa dimensão entre vivos e mortos, um espaço entre o purgatório e o limbo, onde se inicia uma viagem por um universo imaginário inspirado na Morte, uma das grandes questões da humanidade, culpada de estimular a imaginação do Homem na criação de universos paralelos unificando os vivos sob um mesmo fim, onde na sua imparcialidade, se dissolvem o real e o ficcional, a perda das certezas da realidade e o encontro entre a semelhança e a diferença.

 

A noite termina com um Brinde Solsticial a Santarém, ao Verão e à Iniciativa Verão In. Str, no Largo do Seminário. Um brinde que conta com os apoios da Adega Cooperativa de Alcanhões e da Loja das Tradições.

 

Desenho e pintura do (Padre) Chico Nuno

O programa prossegue no dia 22 junho, sexta-feira, com a inauguração da exposição de desenho e pintura do (Padre) Chico Nuno, às 16 horas, no Fórum do Centro Cultural Regional de Santarém(CCRS).

Francisco Nuno, nascido a 14 de março de 1934, lecionou enquanto sacerdote no Liceu de Santarém e desde cedo marcou toda uma geração de estudantes com o seu grande papel mobilizador e a sua preocupação com os mais desprotegidos. Na década de 60/70 do século XX passa a intervir socialmente, através do Secretariado Cristão dos Organismos Juvenis. Funda um lar para estudantes deslocados, com carências económicas, acabando por ser expulso do Liceu Nacional de Santarém. A sua ação interventiva de cariz social, o seu papel mobilizador de gente jovem e a sua facilidade em retratar e explicar graficamente as suas mensagens constituem um legado que esta exposição pretende evocar sublinhando o seu papel na cidade de Santarém.

 

E às 18 horas, a Sala de Leitura Bernardo Santareno, recebe a palestra subordinada ao tema “Portugal e a União Europeia. Momento atual e perspetivas futuras” proferida por Raul Moreira Rato

Portugal e a Zona Euro e as suas consequências económico-financeiras. A crise de 2008-2011 e o seu impacto na economia portuguesa. O Memorando e as políticas da Troika. A lenta recuperação das finanças públicas e o aparente sucesso do governo de António Costa. A EU em crise: as reformas necessárias para o regresso da política. Qual o futuro para a Europa e que papel poderá nela representar Portugal? Estes são os temas em debate.

 

O palestrante é licenciado em História pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP), doutorando em Relações Internacionais pelo ISCSP e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB).

Também à mesma hora (18h00), realiza-se a Tertúlia Literária José Régio, no Restaurante Alcáçova (Portas do Sol). A tertúlia vai estar a cargo de Eugénio Lisboa e é organizada pelo Circulo Cultural Scalabitano (CCS). Reservas CCS (243.321150 das14 às 20 horas).

E para os mais pequenos (idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos) que gostam de explorar e de descobrir segredos, e tesouros há “Noite das Estrelas”, às 21h30, na Associação Aqui Há Gato, que acaba de ser distinguida a nível nacional como a 2ª melhor livraria para crianças. 

No quintal é montado um acampamento para observar as estrelas e dormir sob elas.

 

Ainda no dia 22, o Largo do Seminário é palco, às 22 horas, da Serenata de Coimbra pelo

Grupo de Guitarras e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.

 

Caçada Fotográfica a Santarém

A Sociedade Recreativa Operária (SRO) promove uma “Caçada Fotográfica a Santarém”, no sábado, dia 23 junho, onde o desafio é “caçar” imagens do Centro Histórico, a partir das 10 horas.

Quem gosta de fotografar, pegue na sua máquina e aceite este desafio.

No final da “caçada” há um momento de partilha e projeção das fotos, na Sociedade Recreativa Operária. Horários: partida da sede da SRO às 10h00 | Partilha de fotos das 12h00 às 13h00.

 

Os costumes e tradições voltam a invadir a cidade com mais uma edição do In. Tradição do Inatel. Entre as 10h30 e as 12h30, os “Bombos da Golegã” vão andar pelas ruas do Centro Histórico.

 

E às 11 horas, há Yoga para todos (aula aberta) pela AMA / Federação Portuguesa de Yoga 

e atividades desportivas Pais e Filhos com a Decathlon, no Jardim Portas do Sol.

 

A animação continua ao final de tarde com o espetáculo de Ballet (Encerramento do Ano Letivo) pelo Conservatório de Música de Santarém, 18h30, no Teatro Sá da Bandeira.

 

O programa neste dia culmina com o Festival de Folclore “Da Aldeia à Cidade” organizado pelo Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, às 22 horas, no Largo do Seminário.

 

As atividades do “Verão In. Str… é um Espanto!” voltam no dia 27 junho, com a festa de encerramento do Ano Letivo da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano com a habitual apresentação das suas classes de Ballet sob a direção de Encarnação Noronha, às 21h30, Teatro Sá da Bandeira. Entrada gratuita (mediante bilhete), condicionada à lotação da sala.

 

Informações e reservas: Círculo Cultural Scalabitano | circuloscalabitano@gmail.com | tel. 243 321 150 | Rua Maestro Luís Silveira n.º 4, 2000-117 Santarém.

 

No dia 28 junho, o Palácio Landal é palco da abertura da Expo Coletiva In. Artes, às 21h30.

 

"In Vino Véritas" e “Lusitanos"

Destaque dia 29 junho, para o evento "In Vino Véritas", no Museu Diocesano de Santarém, entre as 18 e as 23 horas. O evento inclui uma prova de vinho (CVR Tejo) e degustação de iguarias gastronómicas, à qual se segue uma visita sob o título “O Vinho na Arte Cristã", às 18h30. A animação prossegue às 21 horas com “Ah! Nossa! Branco ou Tinto”, uma charla teatral pelo Veto Teatro Oficina e encerra com "On Hat" com os músicos Pedro Santos Rosa e Luis Vale. Espetáculo marcado para as 21h45. A não perder! 

Durante todo o evento não vão faltar vinhos fabulosos e muitos brindes.

 

Ainda neste dia o CIT (Curso de Iniciação Teatral) do Centro Dramático Bernardo Santareno decidiu escolher para a apresentação de final do curso do ano presente, “Lusitanos” de Carlos Oliveira (Chona)”, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.

O texto de Carlos Oliveira tem como base o poema épico "Os Lusíadas" de Luís de Camões, que, como personagem central de toda a narrativa nos conta a odisseia de Vasco da Gama na sua viagem marítima à Índia, seguindo o padrão do grande poema da gesta e da identidade nacional "Os Lusíadas".

Numa linguagem dramaticamente eficaz, o texto oferece-nos uma reconstituição da história camoniana, recheada pela vivacidade das aventuras, pelos perigos desconhecidos dos mares nunca antes navegados, pelos contactos entre civilizações tão diferentes, desafiando ou confiando nos deuses do Olimpo, que a tudo assistem e influenciam.

Trata-se de um desafio arrojado, com grande quantidade de diferentes situações cénicas, personagens, figurinos e adereços que se multiplicam, envolvendo imagens (Rui Bernardino) e música original (João Madeira) com a direção artística de Paula Nunes, juntamente com as(os) formandas(os) do CIT.

Ficha Técnica | Direção Artística - Paula Nunes | Banda Sonora - João Madeira | Vídeo - Rui Bernardino | Desenho de Luz - Ricardo Marques e Tiago Correia

Apoios: Centro Dramático Bernardo Santareno, Câmara Municipal de Santarém (candidatura ao PAAAC 2018), Viver Santarém, Teatro Sá da Bandeira e INcubadora D´Artes de Santarém.

Informações e reservas: CDBS – 914 182 662 / cdbsantareno@gmail.com.

Esta peça volta a cena no dia 30, à mesma hora.

 

Visita "Garrett em Santarém” e Street Arte

A não perder também é a visita guiada "Garrett em Santarém”, no sábado, dia 30 de junho, a partir das 9h30.

A visita que tem início no Jardim da República incide sobre “Santarém na obra do escritor Almeida Garrett”.

Livros como “O Alfageme de Santarém”, “Frei Luís de Sousa” e “Viagens na minha Terra” fazem-nos viajar para os séculos XIV, XVI e XIX, respetivamente.

Serão estes, os livros, que nos acompanharão numa visita ao Centro Histórico de Santarém, permitindo-nos redescobrir o escritor e a sua obra, mas também partir à descoberta da própria cidade, na expectativa de que seja uma proveitosa viagem no tempo e no espaço.

Duração da visita: 2h30 | Para todas as visitas se aconselha calçado confortável, sendo o nº máximo de participantes 50 pessoas. (Término no Jardim Portas do Sol).

Para a visita é necessário efetuar marcação no Posto de Turismo, através  do email: turismo@cm-santarem.pt ou através do telefone 243 304 437.

 

E se tradições quer recordar o Inatel volta a proporcionar-lhe uma viagem ao mundo rural com o In. tradição. Desta vez, com o Rancho Folclórico de Vale Figueira, das 10h30 às 12h30, pelas ruas do Centro Histórico.

 

O Jardim Portas do Sol acolhe mais uma aula aberta de yoga (para todos) promovida pela AMA/Federação Portuguesa de Yoga, às 11H00. Não faltará ainda a animação Desportiva Pais e Filhos da Decathlon.

 

Histórias de encantar só mesmo na Associação Aqui Há Gato, às 11h30. Primeiro, “Aqui Há Fantoches”, com entrada livre e depois “Aventura no Mar / Teatro de Luz Negra” (Entrada: 3€ / gratuito até aos 12 meses).

 

A arte urbana volta a dar cor aos muros do Centro Histórico (Largo do Seminário; Rua Pedro Canavarro e muro do Círculo Cultural Scalabitano). A partir das 18 horas, vários artistas participam no “In. Str Street Arte” que este ano tem como mote “Artes de Palco”.

 

O “Verão In. Str… é um Espanto!” “viaja” à noite até à Ribeira de Santarém. Lá vão estar a partir das 22 horas, os palhaços: Branquinho, Pantufa e Cabeças de Nabo, e de Abóbora, do

Veto Teatro Oficina, para fazerem rir miúdos e graúdos.

 

De referir ainda que, no âmbito do In. Cidade, há de 25 a 29 junho, Ateliers de Música – Verão 2018, Conservatório de Música de Santarém (18H30).



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:28
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Aproveite o que Santarém ...

Temporada da Música

REUNIÃO DESCENTRALIZADA D...

Centro de Estudos em Foto...

73º Aniversário do Concel...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Embaixador da Moldávia re...

REQUALIFICAÇÃO DA URGÊNCI...

Rede de Municípios para a...

Chamusca a impulsionar re...

Avisan’18 recebe Exposiçõ...

OPINIÃO: Política para a ...

Convento de Cristo recebe...

Concerto da Orquestra da ...

Município de Azambuja vai...

CAMPANHA DE RECOLHA DE BR...

CORTE NO ABASTECIMENTO DE...

CONCERTO PARA OUVIR DE OL...

MUSEU RURAL E DO VINHO CE...

Município do Entroncament...

Ciben 2 e Golf da Madruga...

Município de Azambuja com...

Cadetes de Almeirim inici...

Escritura de constituição...

TRÊS JOVENS APURADOS PARA...

Luís Miguel Ribeiro e Ber...

NERSANT apresenta Vida At...

Dia Mundial da Diabetes

MENDES GONÇALVES CONSIDER...

TEATRO // “Portugal não é...

arquivos

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds