NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2019
CRÉDITO AGRÍCOLA COM RESULTADO POSITIVO DE 105 MILHÕES DE EUROS

CRÉDITO AGRÍCOLA COM RESULTADO POSITIVO

DE 105 MILHÕES DE EUROS EM SETEMBRO DE 2019

 

Resultados não auditados de Setembro de 2019

 

 

PRINCIPAIS DESTAQUES

  • No terceiro trimestre de 2019, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado acumulado de 104,9 milhões de euros, para o qual o negócio bancário contribuiu com 88,6 milhões de euros. Os resultados do Grupo Crédito Agrícola cresceram 23,3% nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo do ano anterior.
  • Em 30 de Setembro de 2019, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,4 mil milhões de euros, uma variação positiva de 4,8% nos últimos 9 meses que supera a variação de +1,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal com referência a Set.2019. A evolução positiva nas variáveis-chave de actividade bancária esteve associada a uma dinâmica muito positiva do Crédito Agrícola na globalidade das áreas de negócio.
  • Com referência a 30 de Setembro de 2019 e de acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um rácio de common equity tier 1 (CET1) de 14,9%.
  • O Crédito Agrícola, o único banco cooperativo em Portugal, é uma instituição financeira de capitais exclusivamente nacionais, presente em todo o território nacional e com a maior rede de Agências do país[1]. Recentemente, o Crédito Habitação foi eleito “Escolha Acertada” pela DECO Proteste.
  • O Crédito Agrícola ainda foi pioneiro no lançamento do Apple Pay em Portugal em 2019 e no lançamento da primeira aplicação bancária (mobile) 100% digital e portuguesa, o .

 

[1] Fonte: Press releases dos bancos com referência a 30.Set.2019.

 

DESEMPENHO DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA NO 3º TRIMESTRE DE 2019

  • No terceiro trimestre de 2019, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado acumulado de 104,9 milhões de euros, para o qual o negócio bancário contribuiu com 88,6 milhões de euros (+15,2% face ao período homólogo). Os resultados do Grupo Crédito Agrícola aumentaram 23,3% nos primeiros nove meses do ano face a igual período no ano passado.
  • Em Setembro de 2019, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,4 mil milhões de euros, uma variação positiva 4,8% nos últimos 9 meses que supera a variação homóloga de +1,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período.
  • Este facto terá contribuído para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola (para os 5,6%), num movimento que se verifica nos últimos 7 anos consecutivos.
  • Em Setembro de 2019, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram 14,7 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 10,6% e correspondente a 1.404 milhões de euros. O aumento de recursos de clientes em maior proporção que o aumento do crédito concedido contribuiu para a continuação da diminuição do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 67,5%. Em Setembro de 2019, o rácio de cobertura de liquidez (LCR) no perímetro consolidado atingia os 474%.
  • A evolução positiva nas variáveis-chave de actividade bancária esteve associada a uma dinâmica muito positiva do Crédito Agrícola na globalidade das áreas de negócio.
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL) em Setembro de 2019 situou-se nos 9,2%, valor que compara com os 10,4% registados em Dez.2018 e com os 11,1% registados em Set.2018.
  • As imparidades de crédito acumuladas a Setembro de 2019, de 452 milhões de euros, conferiam um nível de cobertura de NPL por imparidades de 44,7%.
  • Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 13,8 milhões de euros em termos homólogos (-5,4%), bem como as comissões líquidas que registaram uma variação de -6,1 milhões de euros (-7,8%) face ao homólogo. No sentido contrário, a margem técnica do negócio segurador registou uma variação homóloga de +5,1 milhões de eurosos resultados das operações financeiras de +26,4 milhões de euros e os outros resultados de exploração de +11,6 milhões de euros, face ao período homólogo do ano transacto.
  • A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a Setembro de 2019 (ROE de 8,4%) espelha os resultados positivos conseguidos na globalidade das áreas de negócio do Grupo, sendo de assinalar os contributos positivos do negócio segurador, de 6,7 milhões de euros da CA Vida e de 3,5 milhões de euros da CA Seguros.
  • Nos primeiros 9 meses de 2019, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação dos fundos de investimento imobiliário) penalizaram os resultados consolidados em 8,9 milhões de euros, valor inferior aos 10,1 milhões de euros verificados no período homólogo do ano passado.
  • Com referência a 30 de Setembro de 2019 e de acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade, medido pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 14,9%.

 

OUTROS ASPECTOS RELEVANTES DA ACTIVIDADE

  • O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu, é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros, de protecção e de investimento.
  • O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre a Caixa Central e os 79 bancos regionais que o compõem, prossegue empenhado em dinamizar as economias regionais e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal.
  • Fruto da sua missão de desenvolvimento regional e da sua vocação de banco de proximidade, o Grupo CA apresenta a maior rede bancária em Portugal com 654 agências, tendo, em termos líquidos, reduzido 2 agências nos últimos 12 meses.

 

RECONHECIMENTO EXTERNO

  • Crédito Habitação do Crédito Agrícola foi eleito, em Junho, Escolha Acertada pela DECO Proteste, no âmbito da realização de testes independentes sobre os produtos e serviços disponíveis em todo o mercado. A solução de financiamento do Banco foi reconhecida pela Associação de Defesa dos Consumidores por apresentar a melhor relação entre qualidade e preço, assim como por oferecer um dos spreads mais baixos do mercado.
  • O Crédito Agrícola apresentou-se como o primeiro banco português a disponibilizar o serviço Apple Pay em 2019, uma aposta na inovação tecnológica na área dos meios de pagamento. O serviço está associado a um cartão de débito ou de crédito virtual e a sua adesão está disponível para os Clientes aderentes do CA Mobile e titulares de dispositivos móveis Apple.
  • Em termos de proximidade digital, o Grupo Crédito Agrícola destacou-se no sector com o lançamento do moey!, a primeira solução bancária portuguesa 100% mobiledisponível na Play Store e na App Store, e apresentada ao público no âmbito do Web Summit 2019. Esta aplicação bancária oferece serviços financeiros sem comissões de manutenção da conta e permite pagamentos com cartão isentos de taxas em qualquer parte do mundo. Entre as várias vantagens e funcionalidades, o moey! permite levantamentos em toda a rede multibanco e pagamentos em terminais de pagamento automático em Portugal e no estrangeiro, pagamentos instantâneos através do smartphone, ferramentas de poupanças rápidas e de categorização automática de despesas, contando ainda com integrações com o MB Way e a Apple Pay.
  • No que respeita a distinções, o Crédito Agrícola foi galardoado, pelo quinto ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Banca - Atendimento ao Cliente” e eleito pela revista Global Banking and Finance Review como o “Melhor Banco para o Desenvolvimento Agrícola em Portugal – 2018”.
  • O Crédito Agrícola foi ainda eleito pela “Escolha do Consumidor 2019” como melhor Banco, na Categoria Pequenos e Médios Bancos. A Instituição Financeira conquistou a preferência dos consumidores portugueses e obteve uma nota global de avaliação de 71,5% que teve em conta critérios como confiança e credibilidade, eficiência na resolução de problemas, transparência, facilidade das operações bancárias, apoio e atendimento ao cliente, segurança e informação clara sobre serviços e produtos.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 12:03
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Setembro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

SANTARÉM: Inauguradas obr...

Município de Abrantes apo...

CARTAXO: SITUAÇÃO DE CONT...

ENTRONCAMENTO: Crescer na...

Município de Azambuja org...

CARTAXO ABRE ANO LETIVO C...

Já arrancou a requalifica...

RESERVATÓRIO DE FOROS DE ...

      Câmara  Municipal ...

PONTO DE SITUAÇÃO COVID 1...

O RAS (Residência Artísti...

Município de Azambuja can...

Bloco de Esquerda de Abra...

Venho muito mais do que f...

Venho muito mais do que f...

Vila Franca de Xira: EDP ...

Parque infantil da Socasa...

Chamusca: PIN’ARTE – Fest...

Festejos em Honra de Sant...

Município do Entroncament...

Obras na Rua da Água Férr...

Município de Abrantes inv...

Câmara de Santarém assina...

FUNCIONÁRIA DE LAR NO CAR...

Câmara de Azambuja fixou ...

Agenda Cultural Município...

NERSANT avança com curso ...

SUSPENSÃO E CONDICIONAMEN...

SUSPENSÃO E CONDICIONAMEN...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

tags

todas as tags

arquivos

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Contactos
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds