NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Domingo, 4 de Janeiro de 2015
Cultura Avieira - Trabalho voluntário no Projeto Educativo da Cultura Avieira-PECA

LURDES.jpg

Por: Lurdes Véstia

Ser voluntário/a é ceder, livre e gratuitamente, o seu tempo e o seu trabalho a uma instituição ou organização, sem esperar receber nenhum tipo de remuneração por isso. É aquele/a que, por motivação pessoal, espírito cívico ou por impulso solidário se integra em projetos e atividades que beneficiam a comunidade. É um facto evidente que, a consciência comunitária do valor histórico e da riqueza etnográfica do património avieiro, imagem e fio condutor de uma peculiar e única identidade cultural, mobiliza vontades na tarefa urgente e assídua da sua defesa.

O grupo de voluntários do PECA, coordenados por mim, tem vindo a desenvolver sinergias surpreendentemente promissoras, que intentam preservar para as gerações vindouras a fragilidade dos vestígios da história e da identidade cultural das comunidades Avieiras.

O exercício da cidadania ativa exige intervir “com” a comunidade e não só “sobre” a comunidade, pelo que este grupo focalizou os seus objetivos nas seguintes premissas: na aposta do valor do património coletivo Avieiro, valorizando o conhecimento tradicional; na sua contribuição para o desenvolvimento comunitário de cada uma das comunidades Avieiras, portadoras de elementos culturais próprios e tradicionais, bem como no conjunto da identidade cultural Avieira.

Sem Título.png

BD do Mestre José Ruy e molde em papel de uma bateira traçada pelo Arqº Carlos Carvalho,  são documentos que se deixam nas Escolas

Ações desenvolvidas

2012 - Montagem de exposição fotográfica na Escola Secundária de D. Dinis, unidade escolar que está integrada na Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, e ainda na rede de escolas ENIS (Rede Europeia de Escolas Inovadoras). Esta exposição inseriu-se na temática global “Alves Redol e a Cultura Avieira” e serviu para fazer o enquadramento teórico a uma sessão debate, realizada no dia 9 de Março.

2012 - No âmbito da “Semana da Escola em Movimento” o projeto cumpriu, mais uma vez, o objetivo geral do PECA, de "promover o património avieiro, como elemento constitutivo da identidade comunitária das regiões envolvidas e facilitador do respeito pela alteridade", ao deslocar-se à Escola Secundária do Cartaxo e aí realizando uma conferência destinada aos alunos do ensino secundário daquele estabelecimento.

2012 – Agrupamento de Escolas de José Relvas, Alpiarça, montagem de exposição fotográfica e de material didático (duração 1 semana) e apresentação do projeto de escola. Esta atividade teve vários pontos altos incluindo a reparação e pintura de uma embarcação Avieira.

2012 – Escola Profissional do Vale do Tejo, atividade integrada nos conteúdos dos módulos 5, 6, 7 e 8 da disciplina de Comunidade e Intervenção Social, destinada aos alunos do 11º Ano do curso de Técnico de Apoio Psicossocial, que integrou uma apresentação do Projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional. A atividade visou proporcionar aos alunos a possibilidade de assistirem a uma aula diferente, cujo conteúdo pretendia coadjuvar a formação técnica específica do Técnico de Apoio Psicossocial, proporcionando-lhe particular saber acerca de assuntos e projetos, na comunidade envolvente, que poderão vir a ser palco da sua atividade profissional. Assim, a atividade assumiu a tarefa de proporcionar uma visão abrangente de forma a adotar uma dialética entre a teoria e a prática, incrementando e estreitando laços entre o pensar e o agir.

2012 - A Escola Profissional do Vale do Tejo de Santarém promoveu um encontro no âmbito do desenvolvimento do Projeto Comenius - We Are What We Eat (WAWWE) que visou debater hábitos alimentares saudáveis nas escolas. No âmbito da temática “Gastronomia enquanto agente identitário das comunidades” foi o Projeto da Cultura Avieira convidado para fazer uma apresentação do seu ideário e dos seus objetivos.

2012 - Escola Secundária Gago Coutinho, apresentação de trabalho escolar “ Os Avieiros”, no âmbito da disciplina de Sociologia, 12º ano.

2012 - Durante o ano letivo de 2012, nas aulas de canoagem, os alunos do curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo da ESDRM - Escola Superior de Desporto de Rio Maior - realizaram 2 atividades de canoagem no rio Tejo, no contexto do desenvolvimento da Rota dos Avieiros. Esta atividade com os alunos visa inscrever estas práticas desportivas no Projeto Educativo Escolar e dotar aquela Escola de Ensino Superior do Instituto Politécnico de Santarém de capacidades educativas específicas para desenvolver o projeto Avieiro no contexto do desporto escolar e das práticas de turismo de natureza, ao longo do rio Tejo. Os alunos do 1.º ano desceram o rio Tejo em 2 dias, acampando em Valada entre Santarém e Azambuja, passando pelas aldeias Avieiras de Caneiras, Escaroupim e Palhota, usufruindo da beleza natural do rio Tejo e ficando a conhecer o enorme potencial turístico e desportivo destes locais.

2012 – Praia da Vieira de Leiria, realizou-se a 2ª atividade do ano 2012/2013 no Projeto LAPIS dinamizado pelos voluntários e voluntárias da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Leiria na Fundação António Silva Leal, na valência Internato Masculino de Leiria, e em parceria com o Gabinete de Coordenação da Cultura Avieira do Instituto Politécnico de Santarém e a Associação para a Promoção da Cultura Avieira – APCA, associação de pescadores avieiros do Tejo.

Esta atividade teve como intuito promover a educação ambiental, assim como a cultura Xávega na Praia da Vieira de Leiria e está incluída no objetivo geral do Projeto LAPIS que consiste em promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de relacionamento intra e interpessoal que estimulem a integração social, através da criação de um (etno) espaço lúdico e educativo

2012 - No âmbito do projeto de animação socioeducativa para o ano letivo 2012/2013, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em colaboração com o Consórcio de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional, do qual é membro efetivo, está a trabalhar junto das escolas do concelho o PECA que está já a ser desenvolvido nas Escolas de Ensino Básico do concelho, sendo de seguida alargado ao ensino secundário e profissional.

2013 – Escola Profissional de Hotelaria de Salvaterra de Magos – Sessão de esclarecimento seguida de debate sobre a cultura Avieira. Integração da Escola na equipa de trabalho sobre a Gastronomia Avieira.

2013 – Agrupamento Vertical de Escolas da Golegã e da Azinhaga, AEC, apresentação da cultura Avieira, seguida de debate.

2013- Visita de estudo à comunidade Avieira da Póvoa de Santa Iria, pela Escola Secundária do Cartaxo. Esta visita integra-se nas atividades de um projeto existente denominado "Avieiros - Do mar ao Rio”. Entendeu-se ser adequado os alunos conhecerem melhor a história, tradições e os locais da comunidade Avieira na Póvoa bem como as atividades da ACAPSI – Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria.

2013 – Escola Secundária Alves Redol, Vila Franca de Xira, sessão de esclarecimento seguida de debate. Contamos com a presença do Eng.º Redol.

2013 e 2014 - Continuação das ações no Agrupamento Vertical de Escolas da Golegã e Azinhaga, estendendo as atividades ao ensino secundário, com a colaboração da Associação de Pais.

2014 - O PECA está já a ser desenvolvido nas Escolas de Ensino Básico do concelho de Salvaterra de Magos, inserido num projeto municipal de seu nome “As viagens do Zambujinho” e será de seguida alargado ao ensino secundário e profissional. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a ser pioneira na implementação deste projeto, junto das escolas do primeiro ciclo do ensino básico de todo o concelho, tendo definido em parceria com os agrupamentos escolares a calendarização destas ações.

2013 e 2014 - A Ollem tem vindo a produzir passeios turísticos com as escolas onde se dá a possibilidade de conhecer a cultura Avieira. Neste contexto associou a sua prática ao PECA.

A para destas ações em Agrupamentos Escolares os voluntários são muitas vezes chamados a fazer apresentações do Projeto dos Avieiros em Associações, Centros de Dia e Santas Casas da Misericórdia, havendo contactos para elaborar um projeto específico de intervenção comunitária nestes espaços.

Já existe lista de ações a desenvolver em 2015.

Lista de voluntários: Lurdes Véstia - IPSantarém (Coordenação); David Sousa - ESESantarém (Salvaterra de Magos); OLLEM (Rio Tejo); Hélia Amado – ESELeiria (Vieira de Leiria); ESD de Rio Maior.





publicado por Noticias do Ribatejo às 08:00
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Traga as suas plantas par...

Município do Entroncament...

ExpoAlcanede dá a conhece...

Casa cheia em Benavente p...

Município da Chamusca ala...

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds