NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 30 de Maio de 2016
Executivo Municipal aprovou adjudicação da contratação da 1ª Fase da empreitada do Projeto Global de Estabilização das Encostas de Santarém

O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 30 de maio, por unanimidade, na reunião do Executivo, a proposta de adjudicação da contratação da 1ª Fase da empreitada do Projeto Global de Estabilização das Encostas de Santarém, à empresa ANCORPOR - GEOTECNIA E FUNDAÇÕES, LDA., pelo valor de 4.126.364,82 €.

 

A 1ª fase da candidatura do Projeto Global de Estabilização das Encostas de Santarém (PGEES) foi aprovada em março, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

 

De realçar que o investimento global está orçado em 5,8 milhões de euros na estabilização das barreiras, e que o financiamento por parte do Fundo de Coesão poderá ir até aos 4,9 milhões de euros, aproximadamente.

 

As intervenções preconizadas têm como objetivo garantir a manutenção e sustentabilidade das encostas, uma vez que se considera que, com a sua execução, o risco de deslizamento será eliminado.

 

Esta obra que agora se materializa, representa para o Executivo Municipal uma conquista de importância estratégica para todo o Concelho, dada a importância que a estabilização das encostas assume, quer para a segurança da população, quer para a circulação viária na Estrada Nacional 114,  e resulta de um esforço conjunto entre o Município de Santarém e as entidades públicas e governamentais envolvidas.

 

Recorde-se que este é um problema que assola a população de Santarém desde há longos anos e cuja solução se encontra agora em execução.

 

 

Câmara de Santarém alarga protocolo com NERSANT para cedência de novos espaços

 

O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 30 de maio, por unanimidade, na reunião do Executivo, o alargamento do protocolo com a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, para expansão do espaço do CIES – Startup de Santarém, que se encontra atualmente lotado.

 

Este aditamento ao Protocolo celebrado em 2013, surge no âmbito da estratégia de execução das políticas proativas de apoio ao empreendedorismo e à atividade empresarial que o Município de Santarém tem vindo a desenvolver, de forma a promover a revitalização e crescimento do tecido empresarial local, a criação de emprego e a captação de novos investimentos.

 

Recorde-se que no âmbito do protocolo firmado em 06 de setembro de 2013, o Município de Santarém estabeleceu uma parceria estratégica com a Nersant, com vista a promover o desenvolvimento económico da região, apoiando o empreendedorismo, através da instalação de Startups no Concelho, num espaço nobre da Cidade, de forma a poderem desenvolver os seus projetos e, consequentemente, fortalecer o tecido empresarial, potenciando a criação de emprego.

 

Tendo em conta as várias solicitações de instalação de novas empresas e negócios no espaço do CIES – Startup de Santarém, tornou-se necessário aprofundar esta parceria, nomeadamente, através da cedência deste novo espaço.

 

Santarém comemora Dia Mundial da Criança

 

 

No dia 1 de junho, o Jardim da Liberdade vai ser palco de inúmeras atividades subordinadas ao tema “Crescer Saudável”, que a Câmara Municipal de Santarém promoverá em parceria com várias entidades das áreas da educação, desporto, saúde e cultura. A manhã será ainda complementada por um desfile de crianças do ensino pré-escolar, o “Santarém em Flor”, pelas ruas do Centro Histórico, e ainda pela apresentação pública dos trabalhos premiados na iniciativa “Dicionário das (nossas) palavras sonhadoras”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A partir das 09h30, os mais novos poderão desfrutar de um dia animado com música, jogos tradicionais, pinturas faciais, insufláveis, ateliês de confeção e degustação de novos sabores, demonstrações de ténis e andebol, hospital de bonecas, demonstração de prevenção rodoviária com pista para bicicletas e de um espaço de adoção de animais do canil e gatil municipal.

 

A par das atividades no Jardim da Liberdade, o Departamento de Educação Pré- Escolar, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em coorganização com a autarquia, promovem, entre as 10h00 às 12h00, o desfile “Santarém em Flor” pelo Centro Histórico da cidade. As cerca de 700 crianças do ensino pré-escolar, irão entregar flores naturais, acompanhadas de mensagens sobre a cidade, à população. O desfile terminará no Jardim da Liberdade, onde as crianças irão instalar várias flores de grandes dimensões, executadas por alunos dos estabelecimentos de ensino da Cidade, com materiais reciclados.


Um dos grandes objetivos desta atividade é dar oportunidade de contacto e fruição da cidade de Santarém pelas crianças e comunidade em simultâneo, promovendo uma consciência para a valorização do papel das mesmas na sociedade como agentes recetores e promotores de cultura.

 

Pelas 10h30, a Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe a apresentação pública dos trabalhos premiados envolvidos na atividade “Dicionário das (nossas) palavras Sonhadoras”.

Numa viagem de comboio, António Mota encontrou inspiração para o “Dicionário das Palavras Sonhadoras”, uma obra repleta de palavras que fazem voar a imaginação, ilustrada por Sebastião Peixoto. As palavras registadas neste dicionário foram o mote para as crianças do 1º ciclo do ensino básico lhes darem novos significados, ilustrando-os respetivamente. Da participação de 28 trabalhos de turmas, vão ser reconhecidos os que um júri considerou serem mais criativos e imaginativos.

 

As Escolas participantes no projeto “Baús de Leitura” foram:  EB Abrã, EB Alcanhões, EB Amiais de Baixo, EB Amiais de Cima, EB Azoia de Baixo, EB Azoia de Cima, EB Combatentes, EB de Pernes, EB Gançaria, EB Perofilho, EB Povoa de Santarém, EB Sobral, EB Tojosa, EB Tremês e EB Vale de Estacas.

 

Este ano as atividades do Dia Mundial da Criança, promovidas pelo Município de santarém, contam com a cooperação da UCC – Unidade de Saúde de Santarém, CSIS – Centro Social Interparoquial de Santarém, SCMS – Santa Casa da Misericórdia de Santarém, ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, CED Francisci Margiochi – Quinta do Arrife, ARSS – Administração Regional de Saúde de Santarém – Equipa Dieta Mediterrânea, Grupo de Jogos Tradicionais de Santarém, Resitejo, HDS – Hospital Distrital de Santarém – Departamento da Mulher e da Criança e Casa do Pessoal, PSP – Polícia de Segurança Pública, EPVT – Escola Profissional Vale do Tejo, ESES – Escola Superior de Educação de Santarém, Escola Profissional do Ribatejo, Bombeiros Municipais, Canil Municipal, Viver Santarém e Clubes Desportivos - Clube de Ténis de Santarém, Santarém Basket Clube, Casa do Benfica, Hóquei Clube de Santarém, Gimno Clube de Santarém, UNK –Karat, Soccer Scalabis, Vitória Clube de Santarém, Grupo de Futebol dos Empregados do Comércio e New Star Dance.

 

De recordar que o Dia Mundial da Criança se assinalou pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

 

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que, no ano de 1959, foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.



publicado por Noticias do Ribatejo às 21:52
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Vamos eleger a Rainha das...

Entroncamento recebe o me...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Torres Novas – 4 detidos ...

PERCURSO PEDESTRE DA MATA...

Concerto de Cordis & Vito...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

TEMAS DE SAÚDE: Serviço N...

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

Circulação de Trânsito | ...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

Crédito Agrícola distingu...

NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO AG...

Atribuído prémio de Melho...

Operação Baco 2019

Sons de Verão animam as ...

Fim de Semana da Ativida...

Chamusca recebe de 11 a 1...

1300 crianças passam “UM ...

Jornalista Fernando Corre...

Conversas de Agricultura ...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds