Mostra empresarial apresenta produtos e serviços com empresas do concelho a ocupar mais de 90% do espaço de exposição – cerca de 60 empresas são do concelho do Cartaxo.
A Expocartaxo, mostra empresarial do concelho do Cartaxo, já abriu portas aos visitantes. Com duas áreas de exposição diferenciadas dentro do Pavilhão Municipal de Exposições – uma inteiramente dedicada a empresas e outra à comercialização de produtos de artesanato e gastronomia –, o espaço disponível está inteiramente ocupado e acolhe, maioritariamente empresas do concelho.
Ao final da tarde de dia 29 de outubro, o grupo Cantigas da Terra, da Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo, inaugurou a Expocartaxo e marcou a abertura oficial da Feira de Todos os Santos. Foi ao som da música tradicional que o renovado Pavilhão Municipal do Cartaxo abriu as portas aos visitantes, com empresários e empresárias do concelho presentes para dar a conhecer os seus produtos e serviços.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que deu as boas vindas a todos os autarcas que o acompanharam na abertura da mostra – presidentes de junta de freguesia, vereadores, presidente da Assembleia Municipal, Gentil Duarte, vice-presidente da Câmara, Fernando Amorim e dois ex-presidentes de Câmara, Renato Campos e Francisco Pereira –, assim como às forças de segurança e entidades oficiais.
O autarca agradeceu aos trabalhadores da Câmara Municipal e aos agentes económicos que “disseram presente, que nos deram o seu voto de confiança, colocando o seu empenho ao serviço da Expocartaxo, permitindo-nos hoje afirmar que alcançámos o objetivo que tínhamos definido para este certame em 2015 – dar um novo impulso à Expocartaxo, devolver esta mostra às suas raízes, devolver-lhe a sua autenticidade, assumir a nossa responsabilidade de restituir a Expocartaxo à sua natureza inicial – ser uma mostra do que de melhor se faz na nossa terra”.
Referindo que nos últimos anos a mostra se desviara “dos objetivos iniciais para que foi criada, estava a perder a importância que já tinha tido na região”, Pedro Magalhães Ribeiro congratulou-se por “cerca de 60 expositores presentes serem do concelho do Cartaxo”, o que mostra “que com trabalho de proximidade junto das empresas e dos investidores, conseguimos estar hoje aqui numa mostra genuína do que de muito bom se faz na nossa terra”.
Renovação do Pavilhão Municipal e novas oportunidades de exposição às empresas
A área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal ficou, este ano, com a responsabilidade de coordenar o espaço de exposição destinado à Expocartaxo, assim como a organização da Feira de Todos os Santos.
Para além do trabalho de contactos diretos com empresas e investidores do concelho, foram alterados os espaços disponíveis no Pavilhão Municipal, para criar melhores condições e novas possibilidades de exposição de serviços e produtos – um espaço amplo, com poucas barreiras físicas, que permitisse ao visitante seguir um percurso fluído, organizado por áreas temáticas, com as empresas a ocuparem espaços abertos com o seus produtos, foi uma das inovações que transformou o Pavilhão Municipal num espaço acolhedor para expositores e visitantes.
Outra inovação introduzida, foi a construção de raiz de uma casa modelo – um quarto, uma sala e uma casa de banho –, na qual participaram empresas ligadas a áreas complementares – da construção civil, à decoração de interiores e mobiliário, passando por equipamentos de aquecimento ou energia solar. Junto à casa modelo, nasceram dois jardins e uma piscina, propostas de outras empresas do concelho.
A área exterior do Pavilhão Municipal ficou, este ano reservada para as empresas ligadas à venda de produtos tradicionais, artesanato, gastronomia regional e bebidas, ocupando o espaço central e as arcadas laterais.
O movimento associativo do concelho está também presente na Expocartaxo, quer mostrando a sua riqueza etnográfica, quer oferendo produtos tradicionais das suas freguesias, para além de terem presença relevante na animação cultural da Feira de Todos os Santos.