NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Festa da Amizade Etnofolclórica em Casais dos Britos (Azambuja)

 

O Grupo Tradicional “Os Casaleiros” de Casais dos Britos, pertencentes à freguesia sede do concelho de Azambuja, vai levar a efeito mais uma edição da sua “Festa da Amizade Etnofolclórica”. O evento tem o apoio do município e terá lugar na sede do Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, no serão do dia 29 de setembro de 2018.

 

Além dos anfitriões, participam neste intercâmbio o Rancho Típico de Pombal (Alta Estremadura), o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas (Alto Ribatejo), o Grupo Folclórico de Belas (Estremadura - Centro Saloia), e ainda  o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Castro Daire (Beira Alta – Viseu – Lafões).

 

Os grupos convidados chegarão à vila de Azambuja pelas 17h45, concentrando-se no Centro Cultural-Páteo Valverde onde tomarão parte numa sessão solene e visita ao Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque. As atuações decorrerão nas instalações do grupo organizador, em Casais dos Britos, a partir das 21h30.

 

 

Município de Azambuja atribui subsídio à Cruz Vermelha de Aveiras de Cima

Deliberações da Reunião de Câmara de 18 de setembro

 

O Executivo Municipal de Azambuja, na sua reunião ordinária do passado dia 18 de setembro, aprovou uma proposta de apoio financeiro, no valor de 4.112,00 €, para a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa. Este apoio atribuído, destinam-se à aquisição de novos equipamentos para uma ambulância tipo C, que se encontram completamente obsoletos. Os equipamentos a serem substituídos são uma seringa infusora, um ventilador e um desfibrilhador. Os novos aparelhos aumentarão a capacidade de resposta dos operacionais daquela unidade bem como a eficácia das suas ações de socorro.

 

Foi aprovado, o Regulamento de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Município de Azambuja . A necessidade deste regulamento é vital para suprir as necessidades sociais relacionadas com situações de carência ainda verificadas na sociedade portuguesa, e mais especificamente na área territorial do Concelho de Azambuja. Pretende-se, com o documento, minimizar situações de carência material como pobreza, pobreza envergonhada e fome, bem como dificuldades em fazer face a compromissos financeiros.

Esta proposta será, agora, submetida à Assembleia Municipal.

 

Ainda no capítulo de regulamentos, foi autorizado o início de procedimentos tendentes à elaboração dos futuros Regulamento do Pavilhão Municipal e Regulamento dos Cemitérios Municipais. Os interessados em participar na criação do documento deverão informar o município dessa vontade nos próximos dez dias úteis, dispondo dos quinze dias úteis seguintes para apresentar os seus contributos.

 

Foi aprovada a ratificação do despacho de aquisição dos cadernos de atividades distribuídos a todas as crianças do 1ºciclo e do ensino pré-escolar da rede pública, independente do escalão de Segurança Social atribuído.

 

Nesta sessão, foi aprovada a proposta referente à isenção de pagamento de taxas devidas pela emissão do alvará de licença de construção à Casa do Povo de Manique do Intendente – Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Esta instituição pretende dar início a obras de alteração e ampliação do Pavilhão Polidesportivo de Manique do Intendente.

 

A nível de outras formas de apoio, o Executivo Municipal tomou um conjunto de várias deliberações.

Apoio logístico solicitado pela Comissão da Igreja de Alcoentre para a realização da festa anual, em Honra do Nosso Senhor dos Aflitos. Apoio logístico solicitado pelo Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos para a realização de mais uma edição da Festa da Amizade Etnofolclórica. Apoio logístico solicitado pela Associação Dancitrauteia para a realização do Campeonato de Dança. Foi, igualmente, aprovada a proposta de cedência de veículo de transporte de animais ao Município de Sobral de Monte Agraço, no âmbito da realização das suas festas anuais.

 

Por fim, e no seguimento da concessão de apoios, foi deliberado isentar de taxas de transporte a Junta de Freguesia de Alcoentre, para a deslocação do grupo de dança que irá participar na Feira Medieval de Alcoentre. Fica também isento de taxas de transporte, a Tertúlia “Festa Brava”, que solicitou o apoio para a mudança do seu espólio para as instalações da sua nova sede. Foi atribuída idêntica isenção à Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, que solicitou o transporte para a realização do passeio de seniores às Salinas de Rio Maior.

 

A proposta referente ao protocolo a estabelecer com o Centro Cultural Azambujense, que visa a cedência do uso e fruição de um imóvel, foi retirada.

 

 

Município de Azambuja organiza seminário sobre “Envelhecimento ativo”

01.outubro.2018, às 14h30, na Casa do Povo de Aveiras de Cima

 

A Câmara Municipal de Azambuja vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa – 01 de outubro, com um seminário subordinado ao tema “Envelhecimento ativo”. O evento terá lugar nesse mesmo dia, no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima, com início às 14h30 e a inscrição é gratuita. Os principais destinatários são a população com mais de 55 anos e todos os profissionais de áreas ligadas a essa faixa etária, mas a participação está aberta a todos os interessados.

 

A sessão tem como convidado especial o apresentador Júlio Isidro, figura sobejamente conhecida na sociedade portuguesa, nomeadamente pela sua sólida carreira no mundo da televisão. Além do testemunho de Júlio Isidro, são propostos vários tópicos para aprofundamento e reflexão. A Prof. Irene Carvalho, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, irá falar sobre a prevenção da demência. Para abordar as questões dos afetos e da sexualidade foi convidada a Prof. Fátima Gameiro, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O tema nutrição será servido em forma de lanche saudável e, a fechar o seminário, uma sessão de yoga do riso, com a Prof. Cláudia Jesus, que promete uma despedida cheia de boa disposição.

 

A inscrição é gratuita e todos os interessados poderão fazê-la nas Juntas de Freguesia do Concelho, na UTICA-Universidade da Terceira Idade, nas Piscinas de Azambuja ou no serviço municipal de Ação Social no Páteo do Valverde. Para mais informações poderá ser contactado o telefone 263 400 491.

 

Este seminário é uma iniciativa do Município de Azambuja, com o apoio da Rede Social de Azambuja, da Casa do Povo de Aveiras de Cima, da Cerci-Flor da Vida e das Juntas de Freguesia do Concelho.

 

 

Município de Azambuja apresenta o projeto “BE MORE-Educação pela Arte”

Lançamento dia 26.setembro, às 18h0, na Quinta de Vale de Fornos

 

Vai ser apresentado, no dia 26 de setembro, em Azambuja, o projeto “BE MORE – Educação pela Arte”. A sessão de lançamento terá lugar no dia 26 de setembro de 2018, pelas 18h00, na Quinta de Vale de Fornos, em, Azambuja, e contará com a presença de representantes dos três municípios envolvidos: Azambuja (Portugal), Villa de Moya (Espanha) e Castel Bolognese (Itália).

 

O projeto nasceu de uma parceria internacional que tem como coordenador o Município de Azambuja e que envolve os municípios de Villa de Moya, de Espanha (Ilhas Canárias) e de Castel Bolognese, em Itália. Trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia através do Programa “Erasmus+ Juventude em Ação” que tem como objetivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não formal de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, através da Educação pela Arte.

As principais prioridades que alicerçam o projeto passam pela promoção de um melhor conhecimento, do reconhecimento e da validação da aprendizagem não formal, bem como do trabalho direto com os jovens aos níveis local, regional, nacional e, em última análise, europeu. Pretende-se, com este modelo a, que os jovens encontrem caminhos não formais que complementem o seu processo educativo e que descubram ou aprofundem as suas competências e capacidades numa ótica pessoal e enquanto cidadãos.

Esse modelo de Educação pela Arte será construído, em complementaridade, com os contributos dos três municípios parceiros, em que Azambuja irá trabalhar as áreas da música e da dança, Villa de Moya (Espanha) irá explorar o teatro e o cinema, e Castel Bolognese (Itália) irá desenvolver as artes plásticas e a fotografia.

Os destinatários diretos deste projeto são os técnicos de juventude, com vista a capacitá-los com as competências e metodologias necessárias, e também os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos.

 

Através do referido modelo de Educação pela Arte, a implementação do projeto BE MORE tem como objetivos concretos:

  • Promover as taxas de sucesso educativo e combater o insucesso e o abandono escolar;
  • Diminuir o desemprego jovem;
  • Desenvolver competências nos jovens que os tornem mais capazes, mais motivados, mais produtivos e mais ativos;
  • Permitir e estimular o contacto com outras realidades, instrumentos, ferramentas e dinâmicas com vista diversificar as metodologias de intervenção junto dos jovens;
  • Preparar melhor os técnicos para transmitirem aos jovens os valores comuns fundamentais da nossa sociedade, prevenindo também a sua radicalização e a violência.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:05
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

19
20

24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Dia Municipal para a Igua...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

Dia de Azambuja no Festi...

Seniores da Chamusca apre...

Conversas com Café sobre ...

Conselho Municipal de Seg...

Rui Rio visita Distrito d...

Linhaceira Vintage dias 1...

Triatlo e Duatlo Cross d...

2ª edição do Trail das Fa...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

TEMAS DE SAÚDE: Ser bom é...

Quando penso em ti

A Conchita

Aproveite o que Santarém ...

"O Ribatejo é uma das reg...

"O TEATRO VAI ÀS FREGUES...

SESSÕES PÚBLICAS PARA DEB...

Município aprova apoio à ...

Plano Anual de Educação d...

Alunos do Programa Erasmu...

Entroncamento comemora o ...

Já se iniciaram as obras ...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

CAMINHAR PARA UNIR TERRIT...

Tertúlia Festa Brava vai ...

PALADIN NOMEADA PARA PRÉM...

Tecfresh’18: Cothn promov...

Segundo dia do NERSANT Bu...

FEIRA DE SANTA IRIA: QUE ...

arquivos

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds