Exposição de Fotografia “We Love Trains” de Sílvia Gonçalves Hugo Alexandre
A Galeria Municipal acolhe entre os dias 30 de julho e 11 de agosto, a Exposição de Fotografia “We Love Trains” de Sílvia Gonçalves e Hugo Alexandre.
Sílvia Gonçalves faz viagens e caminhadas sempre acompanhada pela máquina fotográfica e nessas jornadas descobriu a sua paixão pelo património industrial e ferroviário e procura fazer com que esse património histórico não seja apenas uma lembrança.
Hugo Alexandre cresceu entre fábricas e o material circulante “Diesel”. Fotografar equipamentos ou meros detalhes é para si mais do que um exercício de resgatar memórias, é voltar a brincar com aquela leveza de quem descobre o mundo à velocidade ditada pela potência dos motores.
Sobre a exposição os autores referem que “O mundo mudou. Cada vez mais, não precisamos ir, mas apenas “estar”. Já nem a estrada de alcatrão tem o mesmo impacto no “sentir”. Nos entretantos do tempo permanecem os vestígios de uma história coletiva obrigatoriamente fragmentada, mas sempre importante de ser contada. Afinal, um povo sem memória é um povo que enfraquece, vítima do seu próprio esquecimento. Recordá-la ou descobri-la é a nossa proposta. Outras fotos, outras narrativas. Para outro dia. Porque amamos comboios.”
A inauguração da Exposição está marcada para o próximo dia 30 de julho, sábado, pelas 17h00 e estará patente ao público, na Galeria Municipal, até ao dia 11 de agosto, de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.