TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
A ideia de trocar postais com mensagens positivas e de esperança, rapidamente se transformou numa atividade que exigiu investigação, troca de experiências, trabalhos manuais, o reavivar de memórias e boas gargalhadas. Assim se apresenta a exposição da correspondência que manteve utentes e técnicos de IPSS do concelho próximos, apesar da pandemia.
O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai acolher uma exposição que é um testemunho dos dias mais sombrios da pandemia, mas que nada tem de escuro ou triste – o que tem são peças que mostram muita esperança e muito convívio entre pessoas que foram obrigadas a guardar distância, mas nunca desistiram de guardar proximidade e cumplicidade.
A inauguração da exposição, agendada para dia 13 de maio, sexta-feira, às 15h00, vai contar com a apresentação do projeto que dá nome à exposição – Troca de Correspondência em Tempos de Pandemia –, pela Diretora Técnica do Centro de Dia de Pontével, Raquel Vieira e por Ricardina Dias, da EAPN – Delegação de Santarém (Rede Europeia Anti Pobreza).
João Ferreira Heitor, presidente da câmara Municipal do Cartaxo, Fátima Vinagre, vereadora do pelouro de Ação Social e Saúde da autarquia e Renato Bento, Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, serão responsáveis pela sessão de abertura da exposição que encerrará com a atuação do Grupo de Cavaquinhos Solidó da Universidade Sénior do Cartaxo.
Em exposição estarão trabalhos realizados por utentes das ERPI e IPSS do concelho e estará patente ao público até ao dia 15 de junho de 2022.
Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo
Terça a domingo – das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
CARTAXO ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
A prática desportiva como forma de aprofundar o sentido da família – enquanto primeira linha de educação das crianças e apoio social do indivíduo –, vai estar em destaque nas atividades que vão assinalar o Dia Internacional da Família, instituído pela ONU e que se celebra no dia 15 de maio.
A Câmara Municipal do Cartaxo organizou um conjunto de atividades desportivas para assinalar o Dia Internacional da Família. Com o objetivo de permitir a participação de pessoas de todas as idades, os jogos lúdicos e divertidos serão a principal razão para as famílias – conceito alargado de pessoas que têm em comum a amizade, o amor e a partilha –, passarem a manhã de domingo, dia 15 de maio, no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas.
As atividades decorrem entre as 10h00 e as 13h00, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas previamente pelo e-mail desporto@cm-cartaxo.pt ou no próprio dia, na Quinta das Pratas.
A atividades que vão decorrer no Cartaxo fazem parte do programa MAIS Lezíria, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) que promove a prática desportiva nos onze municípios que a integram e são organizadas pela área de Desporto da Câmara Municipal.
O programa MAIS Lezíria nasceu da vontade da CIMLT e dos seus onze Municípios associados - Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém - em reunir toda a população da Lezíria do Tejo num grande convívio desportivo, incentivando a participação de todos, incluindo as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência.
Ao longo de 2022, estão já agendadas atividades nos diversos municípios – petanca, boccia sénior, sueca, atletismo para crianças e jovens, caminhada, natação adaptada para pessoas com deficiência ou street basket, são algumas das atividades previstas. No concelho do Cartaxo, está previsto um dia dedicado à canoagem, o que acontecerá em setembro.