Já avançou a empreitada de Requalificação do Largo de Palmela em Azambuja
Investimento de cerca de 120 mil euros.
O Município de Azambuja deu início à empreitada de requalificação do Largo de Palmela em Azambuja.
Esta intervenção prevê o melhoramento deste largo emblemático no concelho, com a substituição do pavimento pedonal em seixo por betão poroso, a construção de um banco contínuo de betão revisto com azulejo cerâmico branco em volta do largo e a construção de um palco em betão na zona mais alta do largo – do lado da Rua do Espírito Santo.
Serão realizadas alterações às zonas verdes com a plantação de 1 árvore, 112 trepadeiras e 120 volvos. Será, igualmente, substituída a iluminação deste recinto, com a colocação de quatro candeeiros sobre colunas, três projetores de chão e uma fita de iluminação contínua fixa na parte inferior do banco.
Esta obra tem uma duração prevista de 100 dias e representa um investimento para a Câmara Municipal de Azambuja de 120 301,64€ (valor com IVA).
Dia Aberto' no Castro de Vila Nova de São Pedro (Concelho de Azambuja)
Visita ao sítio arqueológico de Vila Nova de S. Pedro, no dia 27 de julho.
O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, localizado na União de Freguesias, Concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 27 de julho, quarta-feira. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade.
À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, no horário das 10h às 12h e das 15h às 17h, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que está a decorrer até ao final do mês de julho.
A partir das 18h00 terá lugar uma refeição pré-histórica, com o objetivo de exemplificar a gastronomia calcolítica em Vila Nova de São Pedro, que terá lugar nas traseiras das antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.
A iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem como principal objetivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.
Refira-se, que esta iniciativa é uma organização do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo - no 3º milénio”. É um projeto com diversas valências e campo de ação, cujo principal objetivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projeto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.