A Juventude Social-Democrata da Golegã emitiu no dia 25 de Novembro, um parecer negativo relativamente às Grandes Opções do Plano para 2015, considerando que o executivo do Partido Socialista não encontrou ainda um rumo, estratégico e estruturado, em matérias tão importantes para o futuro jovens da Golegã, Azinhaga e Pombalinho.
No documento enviado para a presidência e para o CMJ os jovens social-democratas chamam a atenção para diversas áreas fundamentais.
No documento é possível ler uma série de recomendações, propostas e chamadas de atenção para o executivo PS, onde a JSD chama a atenção para a questão do empreendedorismo e criação de empregos, sendo certo que são cada vez mais os jovens qualificados que se vêm obrigados a sair do concelho, pelo simples facto de ao longo de todos estes anos não ter sido feito pelo Partido Socialista um levantamento de fundo deste problema, nem terem sido criadas as condições estruturais necessárias para que esta importante “matéria” não seja perdida para outros concelhos.
A JSD Golegã recomenda também que a Câmara Municipal exerça a sua influência, no âmbito das suas competências, no aproveitamento do curso técnico-profissional na vertente agrícola, no estabelecimento de pontes com os empresários e associações do concelho, sendo esta uma forma de garantir que alguns jovens cá possam permanecer, mas também que outros aqui se possam fixar.
Ao nível da cultura, esta estrutura chama a atenção para a necessidade de criação de uma verdadeira agenda cultural e para a necessidade urgente de salvação e requalificação do cineteatro.
Relativamente ao desporto a JSD lembrou, entre outros aspetos, a proposta de implementação de desfibrilhadores automáticos externos em pontos estratégicos do concelho, proposta esta que até ao momento se encontra na gaveta.
A JSD Golegã chamou também a atenção para o mau estado de conservação do Equuspolis, parque da juventude, uma vez que os constrangimentos sentidos pela população pelo mau estado de conservação desse espaço público são imensos, não constituindo motivo de orgulho, antes pelo contrário, cenários como acessos
completamente vedados de lama e água, as ervas da margem da lagoa da Alverca a taparem completamente a vista de todos, o mau cheiro que se faz sentir muitas vezes no local. Chamamos também a atenção para problemas de acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada. Por fim, numa lista extensa, a JSD chamou a atenção para os problemas sentidos pela população durante a FNC, no que ao transporte escolar diz respeito onde os alunos das nossas escolas foram obrigados a apanhar os autocarros de transporte escolar em plena rotunda da escola de toureio, tendo que fazer este percurso sem garantias de segurança e sem qualquer tipo de vigilância. Trata-se de um alerta que testemunhámos e que nos chegou por parte de diversos cidadãos, preocupados com a segurança dos seus filhos. A JSD Golegã espera então que o executivo do Partido Socialista pondere o seu plano de atuação para os próximos anos, no que às políticas
direcionadas à juventude diz respeito.