A entrada em vigor da Lei nº 102/2009 de 10 de setembro (que revoga o Decreto-Lei n.º 441/91) e a legislação que dele deriva relativa à Prevenção de Riscos Profissionais, obriga as PME’s portuguesas a realizar um esforço de adaptação importante no sentido do cumprimento das exigências que a mesma impõe. Desta forma, toda a empresa, estabelecimento ou conjunto de estabelecimentos distanciados até 50 km’s do de maior dimensão que empregue no máximo 9 trabalhadores e cuja atividade não seja de risco elevado, as atividades de segurança no trabalho podem ser exercidas diretamente pelo próprio empregador, ou por um ou mais trabalhadores por este designado, se possuir formação adequada e permanecer habitualmente nos estabelecimentos. A NERSANT presta este tipo de formação.
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a alertar as empresas para esta necessidade, disponibilizando para o efeito, o curso de Trabalhador Designado, formação que permite aos trabalhadores das micro-empresas, desempenhar funções de prevenção na área de Segurança e Higiene no Trabalho, de acordo com o estipulado na lei.
Para colmatar esta necessidade das micro-empresas, a NERSANT tem, neste momento, inscrições abertas para o curso de Trabalhador Designado que iniciará no dia 19 de maio, devendo os interessados efetuar a sua inscrição no portal da NERSANT, em www.nersant.pt.
FERSANT assume-se como espaço de networking empresarial
A FERSANT - Feira Empresarial da Região de Santarém, está de regresso de 06 a 14 de junho para promover o tecido empresarial e a capacidade económica do Ribatejo. O espaço é cada vez mais palco de realização de negócio entre empresas expositoras e visitantes.
O certame tem vindo a assumir-se como um importante espaço de trocas comerciais e conhecimento entre as empresas da região, que se tem verificado quer pelo número de visitantes, quer pelo número de empresas e entidades interessadas em mostrar os seus serviços ou produtos. A feira realiza-se na nave B do CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em conjunto com a Feira Nacional da Agricultura, entre os dias 06 e 14 de junho, e conta este ano com a participação de cerca de 70 empresas expositoras que irão ocupar a totalidade do espaço reservado para exposição.
Nesta XXVI edição, a NERSANT pretende reforçar o estatuto alcançado e disponibilizar condições favoráveis à realização de negócio por parte das empresas expositoras. A FERSANT é um importante espaço de exposição, mas tem vindo cada vez mais a ser um espaço de networking entre as empresas expositoras e as empresas visitantes. "A FERSANT é muito mais que um espaço meramente expositivo. É um espaço onde os empresários se podem encontrar, e conhecer reais oportunidades de negócio. Para além disso, a NERSANT aposta numa feira não só meramente expositiva, mas com num carácter mais dinâmico. Paralelamente ao certame, são realizadas atividades de apoio ao tecido empresarial regional, o que acaba por criar networking entre as empresas expositoras e visitantes", afirmou António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT. A feira, continuou, "oferece uma quantidade de oportunidades a quem a visita e a quem nela expõe, seja qual for o setor de atividade. Por este motivo, a feira tem crescido, afirmando-se como um espaço privilegiado para a realização de negócio, quer entre empresas ou entidades expositoras, quer entre estas e as centenas de empresários que visitam a feira para fazer prospeção de negócio".