Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, participaram esta manhã, dia 30 de janeiro, na iniciativa “Projetos... Interações de VIDA... em Educação Inclusiva", no Auditório da ESES – Escola Superior de Educação do IPS – Instituto Politécnico de Santarém.
Perante uma plateia cheia de alunos, docentes, patrocinadores e voluntários, Maria Potes Barbas, Coordenadora da Formação em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, apresentou os objetivos deste Projeto Inovador e Pioneiro em Educação Inclusiva, o plano do Curso e explicou a importância desta formação para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais e, consequentemente, a sua integração social, cultural e funcional, e os resultados de uma aprendizagem e formação em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho, tendo em conta que os alunos chegaram agora, ao fim do 1º semestre desta formação.
Esta apresentação contou ainda com a apresentação do primeiro impacto do curso para estes jovens com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, na perspetiva dos pais dos alunos envolvidos e dos docentes que lecionam na formação.
Outra das abordagens foi a da inserção destes jovens no mercado de trabalho, com a análise da criação de um modelo para a transferência do conhecimento adquirido para a realidade do mundo laboral e a apresentação de um modelo inovador de empresa em educação inclusiva.
A formação de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho foi o primeiro programa de formação de educação inclusiva em contexto de ensino superior a ser implementado em Portugal e replica o modelo que funciona há 12 anos, na Universidade Autónoma de Madrid devidamente adaptado à realidade portuguesa. A primeira edição teve início este ano letivo, na Escola Superior de Educação de Santarém e vai prolongar-se por dois anos letivos.
Escola Superior de Gestão recebe III Congresso/Formação RUTIS de Voluntariado
O Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém recebeu esta manhã, dia 30 de janeiro, o III Congresso/Formação RUTIS de Voluntariado, que contou, com a participação de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, Luís Jacob, Presidente Executivo da RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, Carla Ventura, Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado e Eugénio da Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado.
Na cerimónia de abertura deste Congresso, Inês Barroso lembrou a importância de se “mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos e das cidadãos e cidadãs, e das instituições, para a relevância estratégica de colaboração., quer através da resolução de problemas, quer através da otimização de recursos disponíveis”, para a importância do Voluntariado, uma vez que, “ser voluntário é uma oportunidade de excelência para participarmos em ações de ajuda ao outro”.
A Vice-Presidente da Câmara de Santarém lembrou ainda que neste ano de 2019, “Ano Nacional da Colaboração (iniciativa Nacional, promovida pelo Fórum para a Governação Integrada), de que a Câmara de Santarém é entidade promotora, tem um Banco Local de Voluntariado, em que os cidadãos e cidadãs podem inscrever-se e participar, bastando para tal, inscrever-se, através da DASS – Divisão de Ação Social e Saúde, pelo e-mail: blvoluntariado@cm-santarem.pt ou pelo telefone: 243 304 400.
A sessão prosseguiu com a apresentação de vários projetos de voluntariado. Ao fim da tarde, os participantes têm ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Centro Histórico de Santarém, promovido pela Câmara de Santarém.
Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira recebe arranque Concelhio do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
O Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira recebeu esta tarde, dia 30 de janeiro, o arranque Concelhio do PiiCiE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que contou com a participação de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, de António Torres, Secretário Executivo da CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, dos diretores dos agrupamentos de escolas do Concelho e professores.
Para além da apresentação da Equipa Multidisciplinar Intermunicipal, de Intervenção de Multinível do Projeto de Prevenção do Abandono Escolar Precoce e Promoção do Sucesso Escolar para o Município de Santarém que conta com 10 técnicas superiores que vão trabalhar neste projeto, em todos os agrupamentos de escolas do Concelho, a sessão contou ainda com um Workshop sobre “Modelos de Educação pela Inovação na Lezíria de Tejo – Ambientes Educativos Inovadores – Salas do Futuro”.
Inês Barroso agradeceu o trabalho e o contributo de todos para o sucesso deste projeto, no plano de promoção do sucesso escolar para todos os alunos do Concelho, através da implementação do Eixo 5: Educação pela Inovação, que permite a criação de Espaços Municipais de Inovação: Salas do Futuro, já criadas, que consiste na criação de ambientes inovadores, em que se recorre a metodologias que favorecem a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. A criação destes laboratórios de aprendizagens têm em consideração três elementos chave: o Espaço, a Pedagogia e a Tecnologia, que otimizados, facilitam a inovação das metodologias nos processos de ensino e aprendizagem, de modo a contribuírem para a promoção do sucesso escolar.
Através da metodologia de Design Thinking – metodologia de resolução de problemas centrados na pessoa para a criação de soluções inovadoras de produtos/serviços/processos de forma colaborativa e participativa, vão realizar-se 3 workshops sobre processo de cocriação com os Agentes da Comunidade Escolar, para além de desenhar, de uma forma participativa, os Espaços Municipais de Inovação. Numa 2ª Fase, vão ter lugar Oficinas Criativas de Literacia Tecnológica. Todas estas ações vão contar com os contributos dos professores dos agrupamentos de escolas do Concelho.
Este projeto piloto e inovador em Portugal, promovido pela CIMLT e financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020, está a decorrer nos 10 Municípios da Lezíria do Tejo: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém.
Este Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar pretende promover o sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, reduzir o abandono escolar e combater o insucesso, promovendo uma igualdade no acesso ao ensino. Favorecer o desenvolvimento de competências psicossociais, potenciar a motivação para a aprendizagem, aquisição de conhecimentos, melhorar resultados de aprendizagem e académicos, comunicação escrita e verbal, cidadania ativa, criatividade e inovação.