O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou a empresa Inducol - Indústria de Peleteria Cruz Costa, S.A., em Amiais de Cima, concelho de Santarém, a convite da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.
A visita, inserida no âmbito do NERSANT Business - V Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, aconteceu na tarde de 25 de outubro e antecedeu o jantar de encerramento do encontro, onde foram também entregues os Galardões Empresa do Ano.
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, foram recebidos na Inducol pelo dono da empresa, António Cruz Costa, que conduziu toda a visita, elucidando a comitiva sobre todo o processo de transformação das peles.
Na génese deste convite ao Ministro da Economia, esteve a necessidade de mostrar um exemplo de uma empresa de um setor tradicional que se modernizou, bem como dar a conhecer uma das grandes empresas exportadoras da região do Ribatejo - com um volume de exportação na ordem dos 85%, a Inducol fornece peles para as grandes marcas internacionais. A empresa tem atualmente, 260 trabalhadores.
CTR é a Empresa do Ano 2015
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com o Jornal O Mirante, realizou no dia 25 de outubro em Tomar, a cerimónia de entrega do Galardão Empresa do Ano 2015, com a presença do Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.
Esta iniciativa, instituída pela associação desde o ano 2000, tem como objetivo distinguir as melhores performances económicas do distrito de Santarém e louvar e elevar o trabalho de todos os empresários que têm feito do Ribatejo uma região mais competitiva e com mais oportunidades para os que nele habitam e para os que nele pretendem investir.
Este ano o Galardão Empresa do Ano foi entregue a Isabel Queiroz Vieira, representante da CTR – Consultoria Técnica e Representações, Lda.. A empresa, situada em Samora Correia, concelho de Benavente, é especialista no desenvolvimento e fabrico de soluções inovadoras de higiene e cuidado do lar, sobretudo nas áreas da ambientação e controle de insetos, sendo sobejamente reconhecida por produzir ambientadores e inseticidas domésticos. Com forte componente exportadora – a empresa tem mais de 40 patentes em 15 países e uma fábrica na China que emprega 1500 pessoas – a CTR faturou no último ano 72 milhões de euros, dos quais menos de 1% referentes ao mercado nacional.
A empresa José Marques Agostinho, do Entroncamento, recebeu o Galardão PME do Ano, e a empresa Valorgest, de Ourém, o Galardão Micro-Empresa do Ano.
Quanto aos prémios de nomeação, Alberto Gaspar, da empresa Tecnel, de Alpiarça, foi distinguido pela sua Carreira Empresarial, e o médico Vítor Silva inaugurou o prémio Prestígio Empresarial, atribuído este ano pela primeira vez e que pretende reconhecer atividades empresariais pouco habituais. O Galardão Jovem Empresário foi entregue a David Oliveira, da empresa Arrived The Inspiration e o Galardão Mulher Empresária a Ana Paula Soveral, pelo desempenho empresarial na Invepe / Joluso de Rio Maior.
De referir que este ano, os prémios Galardão Empresa do Ano foram patrocinados pela Garval, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola, Millennium BCP, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Agrocluster Ribatejo.
Vencedores Incubar+Lezíria recebem distinções das mãos do Ministro da Economia
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, entregaram no passado dia 25, as distinções aos três projetos empresariais premiados no âmbito do 1.º Concurso de Ideias de Negócio Incubar+Lezíria.
Mónica Venda, pelo projeto Vegan Cheesy, Frederico Conde Vieira e Gonçalo Costa Santos, pelo projeto Led Up e Manuel Gomes e Luís Figueiredo, pelo projeto Tauroburguer, foram os vencedores deste concurso que decorreu em junho com um total de 31 candidaturas apresentadas.
Sendo o empreendedorismo uma das apostas da NERSANT, a associação convidou o Ministro da Economia a entregar formalmente as distinções aos jovens empreendedores, o que aconteceu em cerimónia que antecedeu a entrega do Galardão Empresa do Ano, no dia 25 de outubro em Tomar.
O projeto Vegan Cheesy pretende criar uma alternativa ao queijo tradicional sem a adição de lacticínios, o projeto Led Up consiste na conceção e desenvolvimento de painéis de difusão luminosa utilizando a tecnologia LED, para aplicação sobretudo na iluminação pública, e o projeto Tauroburguer consiste no desenvolvimento de um projeto dedicado à valorização da carne de raça brava do Ribatejo.
Aos três vencedores, o Ministro entregou um certificação de vencedor no programa, que lhe permite ter acesso ao conjunto de benefícios previstos no âmbito do concurso, nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado por um período de 3 meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a incubação física (pós-início de atividade) em sistema de co-working reservado por um período de 6 meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência, a participação numa edição NERSANT Business e ainda uma Bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial durante 3 meses.
Para além do Ministro da Economia e da Presidente da Direção da NERSANT, diversos autarcas da região entregaram também as distinções. Foi o caso de Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, que efetuaram a entrega da distinção ao projeto Vegan Cheesy de Mónica Venda, de Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar e de Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que entregaram a distinção ao projeto Led Up e de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche e de Luís Silva, Vice-Presidente da Câmara de Torres Novas que entregaram a distinção ao projeto Tauroburguer.
O projeto Incubar+Lezíria é um programa dinamizado pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Agrocluster Ribatejo e pela Desmor que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo. No âmbito deste projeto estão ainda previstos mais três concursos de ideias de negócio.