NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE -
"A Imparcialidade Na Noticia" -
UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Morreram seis idosos que ficaram infetados com Covid 19 no Lar Cantinho dos Séniores. Três permanecem internados em estado grave.
Os utentes tinham entre 64 e 94 anos e faziam parte de um grupo de 43 que foram retirados do lar no dia 14 de janeiro e colocados numa Estrutura de Apoio de Retaguarda, em Fátima a 110 km do lar. (ver informação infra)
Uma idosa morreu na EAR, três no Hospital de Leiria, um no hospital de Vila Franca de Xira e outro numa unidade de acolhimento em Lisboa.
A Segurança Social encerrou o lar por alegadamente não ser legalizável.
Proprietários e familiares dos utentes apelam ao regresso dos utentes ao lar, conforme vontade própria dos mesmos, após testarem negativo e desde que estabilizados e reafirmam que o lar trata os idosos com dignidade.
O Cantinho dos Seniores tem alvará para acolhimento de idosos numa antiga vivenda e está em processo de licenciamento com parte dos projectos aprovados desde dezembro de 2019 para o espaço adjacente onde estavam cerca de 30 utentes com espaços reduzidos mas com higiene, alimentação e cuidados de saúde condignos.
Neste lar não havia visitas desde março de 2020.
Alegadamente o vírus terá entrada por via de utente que teve alta hospitalar e ingressou no lar.
A maioria das famílias ainda não tem solução e aguarda reunião pedida à Segurança Social e Câmara Municipal de Benavente.
Excelência,
Na qualidade de familiares de uma idosa de 87 anos infetada com Covid 19 vimos solicitar a intervenção de V/ Exa. junto das entidades competentes com base na seguinte situação: - No dia 13 de janeiro de 2021 foram confirmados 43 idosos e 10 funcionários infetados com Covid 19 no centro de acolhimento de idosos Cantinho Sénior em Samora Correia, no concelho de Benavente.
- 35 dos utentes, a maioria com mais de 75 anos e debilitada, foram encaminhados para a Estrutura de Apoio de Retaguarda de Fátima que funciona no Centro Espiritual Francisco e Jacinta Marto.
- O centro dista 120 km do lar e a viagem em ambulâncias de transporte de doentes, sentados, demorou mais de duas horas.
- Os idosos chegaram à unidade de acolhimento após as 20h30 sem qualquer acompanhamento de enfermagem e médico.
- Jantaram cerca das 23h00 e foram deitados sem mudarem a fralda, sem fazerem o habitual banho e sem tomarem a medicação.
- Esta manhã cerca do meio dia (12h após a última refeição), a maioria ainda não tinha tomado banho, não tinha comido nem tomado a medicação crónica de que dependem.
- Alguns idosos apresentavam sinais de desidratação, febre, ansiedade e dificuldades respiratórias.
- Três idosos foram transportados ao Hospital de Leiria onde deram entrada descompensados, desorientados e desidratados.
- Algumas famílias não foram informadas desta deslocação para Fátima nem da infeção com Covid 19, nem da entrada na urgência do hospital e só tomaram conhecimento quando outros familiares se manifestaram nas redes sociais.
- Foram feitas várias tentativas de contacto com a Segurança Social, Proteção Civil Municipal de Benavente e Câmara Municipal de Benavente sem sucesso.
- Após a denúncia da situação nas redes sociais alguns familiares foram contactados pela Segurança Social informando que deveriam procurar um lar alternativo para os seus entes após o fim da quarentena, dado que não poderiam regressar ao lar de origem por estar em situação ilegal.
- Os idosos orientados e os familiares atestam que o lar Cantinho Senior tem condições dignas de acolhimento e que os idosos são bem tratados e acarinhados pelos cuidadores.
- Não existem na região ofertas alternativas de lares no setor público.
- A maioria dos utentes têm pensões sociais e parcos rendimentos que não permitem pagar os valores exigidos por lares privados.
- Vivemos um período de confinamento num concelho em risco muito elevado com 352 casos positivos nos últimos 14 dias.
Perante o exposto, solicitamos a intervenção de Sua Excelência no sentido de ajudar a encontrar solução que garanta a dignidade no tratamento destes 35 idosos e respetivas famílias.
Subscrevemo-nos com elevada consideração,
Nelson Pinheiro da Silva Lopes
Dora Manuela Cruz de Almeida Lopes
Andreia Filipa de Almeida Lopes