O Município de Santarém entregou, hoje, dia 28 de outubro, diplomas do Quadro de Valor e Excelência, do ano letivo 2015/2016, aos alunos do Concelho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
A autarquia distinguiu o empenho e a dedicação dos estudantes do concelho, numa cerimónia que também contou com atuações dos alunos dos Agrupamentos de Escolas D. Afonso Henriques, Escolas Alexandre Herculano e Escolas Dr. Ginestal Machado, do Colégio Infante Santo, da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e Escola Profissional Vale do Tejo.
601 alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Secundário e Profissional foram agraciados por se destacarem não só pelo elevado aproveitamento escolar, mas também por apresentarem uma conduta de cidadania ativa e exemplar.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, começou por referir que era com grande satisfação que o Município de Santarém promovia a iniciativa, valorizando e sublinhando o trabalho e o bom desempenho dos estudantes e das escolas do concelho.
Ricardo Gonçalves deixou uma palavra de reconhecimento, de apreço e de estímulo a todos os alunos pelo trabalho realizado no ano letivo de 2015/2016. “Parabéns pelo vosso trabalho! Estamos todos muito orgulhosos pelo vosso êxito, pois o vosso êxito é igualmente o sucesso de todos nós.”
O autarca deu também os parabéns “a toda a comunidade escolar, a todos os diretores dos Agrupamentos, a todos os professores das escolas e também aos auxiliares pelo trabalho realizado com os alunos”.
Francisco Neves, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo referiu que era sempre gratificante participar neste tipo de cerimónias “porque, enquanto representante do Ministério da Educação tenho cada vez mais a consciência, pelas escolas por onde passo, de que estão em crescendo o número de alunos que anualmente recebem os diplomas de excelência e de valor”. Congratulou todos os presentes e referiu que “espera que de entre os muitos alunos aqui presentes, os que não estão aqui para subir ao palco para receber o seu diploma que não fiquem tristes e que isto seja um incentivo para que no próximo ano possam estar aqui presentes a recebê-lo”.
Inês Barroso, vereadora com o pelouro da Educação dirigiu-se aos alunos afirmando que “sois vós que orgulhais o nosso Município, pela conquista e sucesso que já alcançaram. Sois vós que orgulhais as escolas, os professores, os pais, familiares e amigos que vos ajudam a crescer e formar”.
Lembrou os alunos que apesar de a exigência dever ser uma constante na vida de estudante de cada um, devem também brincar e procurar a felicidade. Agradeceu aos diretores e professores do Município pela entrega numa das missões mais nobres recompensada na formação de seres humanos mais íntegros e completos.
A vereadora citou Nelson Mandela dizendo que “ «A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo», por isso vemos que o modelo a seguir numa educação verdadeiramente sadia e cujo resultado permite o desenvolvimento para uma sociedade mais plural e inovadora não é, e por analogia, um sólido geométrico como a esfera – nesta não há qualquer saliência e desaparece qualquer diferença. Não é essa a forma que preconizamos como modelo desejável para a nossa escola e educação, mas sim o poliedro. A forma desta figura, que inclui uma multiplicidade de elementos (arestas, faces e vértices), respeita a unidade, mas na diversidade. É nesta diversidade que encontramos a riqueza do que somos enquanto seres humanos e que desejamos para vós, jovens”.
Foram entregues 524 Diplomas de Excelência e 77 Diplomas de Valor aos alunos que, de acordo com os critérios de cada Agrupamento ou Escola, obtiveram média de nível 5 no Ensino Básico e média igual ou superior a 18 valores no Ensino Secundário/Profissional.
Este ato, pretendendo enaltecer a excelência dos alunos, foi extensível a familiares, amigos e a toda a comunidade educativa do concelho.