No passado dia 13 de fevereiro, o AgroCluster Ribatejo apresentou, perante uma plateia composta por diversos empresários desta área, o seu plano de internacionalização para 2014. A novidade para este ano é a possibilidade de as empresas adquirirem o pack exportador, que agrega a participação das mesmas em diversas ações de internacionalização a um preço mais acessível.
A sessão de apresentação do plano de internacionalização do AgroCluster Ribatejo, que está a ser dinamizado por esta entidade ao abrigo do projeto “AgroExport 2014/2015 - Promoção das exportações do setor agro-industrial”, decorreu em Torres Novas, tendo estado presentes diversas empresas agroindustriais da região.
Em primeiro lugar, foram apresentados os resultados das ações de internacionalização levadas a efeito pelo AgroCluster em 2013. De acordo com Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo, “mais de 30 empresas participaram nas ações do AgroCluster, foram realizadas mais de 160 reuniões de negócios com potenciais compradores, o que resultou em mais de 600.000€ de exportações geradas para o Brasil, Equador, EUA, Dubai e Alemanha”.
Tendo em conta o sucesso das ações de internacionalização em 2013, o AgroCluster Ribatejo apresentou o seu plano para 2014. A presença em feiras internacionais, como a Alimentária (Barcelona) e a SIAL (Paris), que decorrem em abril e outubro, respetivamente, iniciam a oferta em termos de internacionalização para o ano de 2014. Também em abril, e pela primeira vez, o AgroCluster vai organizar na região do Ribatejo, o Agribusiness, evento internacional de negócios desta área.
O AgroCluster vai igualmente marcar presença diversas mostras de produtos / ações promocionais, destacando-se a presença desta entidade na Suiça, em maio, e em França ou no Luxemburgo, em setembro. Para além disso, o AgroCluster Ribatejo vai ainda promover a realização de missões empresariais: em 2014, esta entidade vai estar na Polónia, em junho, e nos Emirados Árabes Unidos (Dubai), em novembro. Ao longo do ano vão ainda ser organizadas receções de importadores de países como Emirados Árabes Unidos, Brasil, EUA, Canadá, Marrocos, China, Alemanha, Roménia e Luxemburgo/Bélgica.
GAIN - Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais também foi apresentado
Na mesma sessão, Fraústo Ferreira, da AESE - Business School, fez a apresentação do programa GAIN - Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais, desenvolvido para empresários e dirigentes do setor agroalimentar, incluindo dirigentes associativos que pretendam atualizar conhecimentos, consolidar competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.
Os interessados em aderir a qualquer ação internacional do AgroCluster Ribatejo ou ao GAIN, devem contactar esta entidade através dos contactos 249 839 500 ou geral@agrocluster.com.
GesINOV Corporate ajuda empresas a implementar sistema de gestão da qualidade
o âmbito das suas atividades de apoio ao desenvolvimento das empresas da região, a NERSANT tem ao dispor das empresas um sistema integrado de gestão empresarial. Uma das soluções deste sistema - GesINOV Quality - apresenta ferramentas de apoio à gestão que vão ao encontro das requeridas pela certificação do sistema de gestão da qualidade.
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, desenvolveu o GesINOV Corporate, sistema de gestão que tem como objetivo fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas PME da região de Santarém, através da disponibilização de ferramentas de gestão, de contacto com os clientes e de suporte à qualidade e de inserção na economia digital, baseadas na utilização das TIC.
Sendo a implementação da norma ISO 9001:2008 uma necessidade cada vez maior nas empresas, a NERSANT teve o cuidado de preparar este sistema de gestão de acordo com as regras requeridas por este sistema de gestão da qualidade. Desta forma, as empresas que aderirem ao GesINOV Quality, assim se denomina esta solução, têm como funcionalidades o registo e monitorização das não conformidades e das várias ações (corretivas, preventivas, fecho (gestão de reclamações)), planeamento de auditorias (internas e externas), registo e monitorização dos processos de compra (circuitos internos de notificação, de aprovação e adjudicação), avaliação de fornecedores e registo de requisições interdepartamentais e de economato. Todas estas ferramentas respeitam na íntegra as diretivas da norma ISO 9001:2008, pelo que este pacote de serviços é indicado não só para empresas já certificadas pelo sistema de gestão da qualidade, mas também para todas as empresas ou entidades que pretendam fazê-lo.
Para além da solução Quality, o GesINOV Corporate apresenta outras duas soluções, que que se adaptam às necessidades das empresas. Do pacote base fazem parte a ferramenta de gestão de colaboradores / recursos humanos, a ferramenta de Gestão de Equipamentos, a ferramenta de Arquivo digital, Classificação e Distribuição de documentos, a Ferramenta de Gestão de Orçamentos e de Projetos e a Ferramenta de Comunicação com os Clientes e Colaboradores; e a solução GesINOV Business, que acrescenta às ferramentas do pacote base e Quality, as ferramentas de BUSINESS Intelligence e Mobile (possibilidade de acesso à aplicação através de dispositivos móveis).
De referir que o GesINOV Corporate foi desenvolvido no âmbito de um projeto com financiamento aprovado para 30 PME’s da região, pelo que as primeiras 30 empresas a aderir a este sistema, beneficiam de apoio a fundo perdido para a sua implementação.
Para mais informações sobre o GesINOV Corporate, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. De referir que as adesões até 30 de abril, beneficiam de um apoio adicional de 25% (apoio exclusivo para empresas associadas da NERSANT).