É já durante a próxima semana que a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar o NERSANT Business 2020 – Encontro Internacional de Negócios que assume este ano, pela primeira vez, caráter online. Até ao momento estão agendadas 809 reuniões virtuais entre as empresas portuguesas e os importadores estrangeiros participantes.
De 2 a 6 de novembro, a NERSANT vai levar a efeito a edição pioneira do NERSANT Business - Encontro Internacional de Negócios em formato online. Transportado para a esfera virtual, o NERSANT Business realizar-se-á através de uma plataforma de matchmaking, onde empresas portuguesas definem o seu perfil comercial e produtos e serviços apresentados e onde importadores estrangeiros de diversos países apresentam os produtos e serviços que procuram.
Ao longo das últimas semanas, os participantes – nacionais e internacionais – têm navegado pela plataforma e consultado os perfis comerciais das empresas a fim de encontrar potenciais parceiros ou clientes internacionais. Verificada a convergência de interesses, os participantes podem enviar solicitações de reunião que podem, ou não, ser aceites.
Deste trabalho de prospeção online, resultou já o agendamento de 809 reuniões virtuais, que vão decorrer na próxima semana com o objetivo de alavancar os negócios internacionais das empresas participantes. O evento conta, à data, com a participação de 92 empresas nacionais e 88 importadores de 42 mercados internacionais de todo o mundo.
Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Bósnia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Camarões, Canadá China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Gana, Hungria, India, Irlanda, Macedónia do Norte, Malásia, Marrocos, Omã, Países Baixos, Paraguai, Peru, Polónia, Qatar, República Checa, República Dominicana, Roménia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sérvia, Suíça, Ucrânia e Vietname são os 42 mercados internacionais presentes. Entre as categorias de produtos mais procurados estão as áreas Alimentar e bebidas; Artigos para a casa; Mobiliário e decoração; Pedras naturais e ornamentais; Materiais de construção; Equipamentos para hotelaria; Metalomecânica; Máquinas e equipamentos; Novas tecnologias; e Equipamentos eletrónicos.
De referir que o NERSANT Business 2020 é uma ação no âmbito do projeto Negócios no Mundo, sendo que as empresas elegíveis terão acesso a cofinanciado de 50%, no âmbito do COMPETE / PT2020.
Cursos online gratuitos em novembro com inscrições abertas
Durante o mês de novembro, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém tem em agenda o arranque de diversos cursos online gratuitos acessíveis aos colaboradores de empresas e desempregados da região. A participação não tem qualquer custo e as ações realizam-se exclusivamente online. As inscrições estão abertas.
São oito as ações em calendário para iniciar no mês de novembro. Ao longo do mês, a associação prevê, assim, arrancar com as ações de formação em Auditorias ao sistema de gestão da qualidade (02 de novembro), Auditorias ao sistema de gestão da qualidade (02 de novembro), Marketing digital (02 de novembro), Folha de cálculo - funcionalidades avançadas (04 de novembro), Comunicação interpessoal - comunicação assertiva (06 de novembro), Criatividade em comunicação (10 de novembro), Inteligência emocional (17 de novembro), Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) (19 de novembro) e Língua inglesa – vendas (25 de novembro).
Os cursos, sem qualquer custo quer para os participantes, quer para as empresas ou entidades, destinam-se a ativos empregados e desempregados Não Longa Duração, isto é, nesta condição há menos de 12 meses. Além do certificado de qualificações, esta formação oferece subsídio de alimentação de 4,77 euros/dia, seguro de acidentes pessoais para desempregados, e não tem quaisquer custos, uma vez que é 100% financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Português. É necessário possuir computador / smartphone ou tablet e ligação à internet para poder assistir às aulas.
Os interessados em consultar o cronograma completo de ações de formação em agenda, devem consultar a área de formação financiada do portal da NERSANT, em www.nersant.pt. As inscrições são, também, realizadas online.
De referir que o plano de formações financiadas online da NERSANT permite às empresas ou entidades participantes respeitar o plano de formação obrigatório por lei, sem qualquer custo e ainda sem sair do escritório.
PARES 3.0 com 110 milhões de euros para a construção ou remodelação de respostas sociais nas IPSS
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 27 de outubro uma sessão online para apresentação do Programa PARES 3.0, que financia até 75% o investimento na construção ou remodelação de diversas respostas sociais das IPSS. As candidaturas ao apoio estão abertas até 30 de novembro.
Abriram no passado dia 15 de outubro as candidaturas ao PARES 3.0 - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, iniciativa que responde à necessidade de reforçar o investimento em equipamentos sociais de apoio à população mais vulnerável.
Com possibilidade de financiar a construção de raiz ou a remodelação de respostas sociais, o Programa PARES 3.0, com dotação orçamental de 110 milhões de euros, constitui assim um instrumento determinante para alargamento da capacidade e qualificação das respostas sociais, contribuindo para o bem-estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e das famílias e para a criação de novos postos de trabalho no âmbito da economia social.
São elegíveis ao Programa PARES 3.0 despesas de obras de construção de raiz, obras de ampliação, remodelação, reabilitação e / ou reconstrução de edifício ou fração, aquisição de edifício ou fração, aquisição de equipamento móvel destinado ao apetrechamento das infraestruturas afetas às respostas sociais elegíveis (quando associado à aquisição, construção ou remodelação de edifício), projetos de arquitetura e das especialidades, coordenação do projeto e coordenação de segurança e saúde em fase de projeto, fiscalização da obra e coordenação de segurança e saúde durante a execução da mesma e ainda custos relacionais com a deslocalização da resposta social, quando a intervenção a realizar colocar em causa a segurança e o bem-estar dos utentes. O Programa pode financiar até 75% das despesas elegíveis, com majoração de 5% caso se tratem de projetos que integrem a resposta Serviço de Apoio Domiciliário para idosos, incentivando a autonomia de utentes, projetos inovadores que acrescentem oferta diferenciada de serviços prestados, designadamente nas áreas da alimentação, dos cuidados de saúde, da promoção da vida ativa e saudável e das tecnologias de informação e ainda nos caso de respostas sociais nas áreas das pessoas com deficiência.
Podem ser candidatados ao PARES 3.0 investimentos a realizar em diversas respostas sociais, nomeadamente em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e Residência Autónoma.
Estas foram as informações prestadas pelo Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT no webinar realizado no dia 27 de outubro, com uma audiência de cerca de 80 participantes. Ao longo da sessão, muitas foram as questões colocadas pelos participantes, que demonstraram grande interesse no programa financiado. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.