NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 9 de Setembro de 2019
NERSANT Business soma já 40 importadores estrangeiros de diversos setores de atividade

 

 

Produtos e serviços dos setores agroalimentar, construção, materiais de construção e obras públicas, metalomecânica, mobiliário e decoração, reciclagem e ambiente, transportes, software e IT, vestuário, calçado e acessórios, produtos químicos, de cosmética e limpeza, e hotelaria e turismo são os mais procurados pelas empresas estrangeiras participantes, que vão estar na região entre 21 e 23 de outubro para reunir com empresas da região. O NERSANT Business - Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo está agora a receber inscrições de empresários locais.

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, está a preparar a 8.ª edição do NERSANT Business - Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que reúne anualmente na região dezenas de compradores internacionais interessados em conhecer a oferta de produtos e serviços das empresas locais.

Com caráter multissetorial, o evento pretende alavancar os negócios internacionais das empresas da região dos diversos setores de atividade. No briefing realizado aos diversos países já confirmados no evento até ao momento - 24 no total - destaca-se o interesse em produtos e serviços relacionados com o setor agroindustrial, nomeadamente vinhos, azeites, vinagres, charcutaria, doces e compotas, sal e especiarias, molhos, sumos, fruta e frutos secos, conservas, sobremesas e gelados, lacticínios e congelados. No âmbito deste setor, muitas empresas procuram, ainda, sistemas de rega e drenagem, bem como rações para animais.

Também a construção e obras públicas está em destaque nesta edição do NERSANT Business. Empresas de vários países procuram produtos e serviços deste setor e fileira correspondente, nomeadamente materiais de construção, caixilharia, tubagens e isolamentos, estores e portões, produtos em pedra, mas também máquinas de apoio, como dumpers, e jardins e espaços verdes, incluindo plantas de exterior. Também os equipamentos associados a este setor estão em destaque, em especial os associados ao WC (lavatórios e bases de duche) e cozinhas. Associado a este setor está ainda o do mobiliário e decoração para diversos espaços, incluindo escritórios, bem como o setor da metalomecânica que é definido como objetivo prioritário por diversos mercados.

No âmbito da reciclagem e ambiente, onde existem, de igual modo, diversas oportunidades, é indicado interesse específico na reciclagem e tratamento de resíduos e na reciclagem de sucatas. Plásticos reciclados, painéis solares e energias renováveis são outros dos interesses associados a este setor.

Diversos países estrangeiros referiram ainda interesse em conhecer empresas locais na área dos transportes, software e tecnologias de informação (software de gestão, consultoria e contabilidade), vestuário, calçado, acessórios, cosmética, químicos e produtos de limpeza. O setor da hotelaria e turismo é também referenciado por diversos mercados.

As empresas da região interessadas em integrar a agenda de reuniões com as empresas estrangeiras presentes podem consultar informação inerente ao evento no portal do mesmo, em www.business.nersant.pt ou solicitar mais informações através dos contactos business@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que na última edição do NERSANT Business, realizada em Tomar em outubro de 2018, o evento contou com 38 delegações estrangeiras presentes e totalizou a realização de mais de 1000 reuniões B2B. Neste momento, a NERSANT está ainda a receber acreditação de empresas estrangeiras, esperando-se que esta edição supere o número de delegações internacionais presentes na edição anterior.

O NERSANT Business 2019 integra uma das ações do projeto “Negócios no Mundo”, vocacionado para a potencialização da internacionalização das PME nacionais. O mesmo pretende envolver diretamente 150 empresas de Portugal Continental que apresentam reduzidos valores de exportação, que procuram diversificar a sua presença no exterior, bem como a sua rede de parceiros internacionais em novos mercados.

O “Negócios no Mundo” é um projeto financiado pelo Portugal 2020 e resulta de uma candidatura da AIP - Associação Industrial Portuguesa ao Sistema de Incentivos "Internacionalização das PME", na modalidade de Projetos Conjuntos, em copromoção com sete associações empresariais. São elas a NERSANT, a AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa (Castelo Branco), NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve (Faro), NERBE - Núcleo Empresarial da Região de Beja, AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Beja), NERC - Associação Empresarial da Região da Coimbra, NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora e a NERPOR - Associação Empresarial da Região de Portalegre.

 

 

NERSANT organizou viagem de negócios de 4 a 7 de setembro
Empresários da região em missão a Cabo Verde apontam "expetativas largamente superadas"

12 empresários ribatejanos estiveram na cidade da Praia, Cabo Verde, a conhecer as oportunidades de negócio que este mercado oferece. A missão empresarial, liderada pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, permitiu às empresas realizar diversas reuniões de negócios com empresas e entidades locais, tendo as expetativas dos participantes sido “largamente superadas”. Encontros com a Cabo Verde TradeInvest, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde integraram o programa institucional do evento.

 

A NERSANT organizou entre os dias 4 e 7 de setembro, uma missão empresarial a Cabo Verde, com o objetivo de alavancar as exportações das empresas portuguesas para aquele mercado africano. Para o efeito, preparou um programa completo, onde incluiu a realização de reuniões institucionais com algumas entidades moçambicanas suscetíveis de lhes abrir portas ao mercado. Por outro lado, a associação empresarial preparou antecipadamente um calendário de reuniões, fazendo coincidir os interesses e objetivos estratégicos de negócio de empresas ribatejanas e empresas locais.

Na viagem de negócios, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, participaram 12 empresas da região do Ribatejo, que se mostraram bastante surpreendidas com o crescimento e oportunidades do mercado cabo verdiano, bem como com a organização da missão empresarial. “Com espírito aberto e ao desconhecido, os contactos e reuniões foram acontecendo. Os apoios sucederam-se, os desafios estão lançados. Valeu a pena. As expetativas foram superadas e em muito”, reforçou um dos empresários presentes, acrescentando que “ficaram importantes portas abertas”.

Missão bem conseguida em termos de contactos e acompanhamento (…). As reuniões programadas acabaram por se revelar bastante positivas, proporcionando oportunidades de negócio quer em Cabo Verde, quer em Portugal”, relatou outra das empresas presentes.

As reuniões bilaterais entre as empresas ribatejanas e as empresas locais foram, de facto, bastante proveitosas para os participantes na missão empresarial. Outro dos empresários afirmou mesmo chegar a Portugal com o sentimento de “missão cumprida”. “Tenho algumas expetativas das últimas reuniões, que acabaram por se revelar bastante positivas”, completou.

Opinião similar tem outra das empresas ribatejanas presentes: “Missão cumprida. Viagem empresarial a Cabo Verde, um país em crescimento, com expetativas de negócio muito boas. Espetacular”, referiu mesmo o empresário.

Uma viagem para conhecer um país em crescimento e que nos proporcionou reuniões de negócio com possibilidade de ser trabalhadas e, futuramente, existir negócio”, foi ainda o comentário feito por outra das empresas participantes na missão empresarial. Outro empresa participante classificou a ação de internacionalização como “muito interessante”, nomeadamente pela realização bem sucedida das reuniões com empresas locais.

Reuniões institucionais abrem portas

Para além da marcação de reuniões empresariais entre empresas participantes na missão e empresas locais, as viagens de negócio organizadas pela NERSANT têm ainda como premissa o agendamento de encontros institucionais que, por um lado, possam dar a conhecer as características económicas e fiscais do mercado, bem como as principais oportunidades de negócio do mesmo.

No âmbito desta missão empresarial, o enquadramento ao mercado de Cabo Verde e divulgação de oportunidades foi o primeiro ponto do programa da missão empresarial, tendo a comitiva reunido com a Cabo Verde TradeInvest, entidade local que tem como objetivo promover o crescimento económico sustentável, inclusivo e equilibrado de Cabo Verde com a mobilização de investimentos de qualidade e a dinamização de exportações de produtos e serviços a fim de melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos em termos de emprego, oportunidades e mobilidade social. Na ocasião, a delegação liderada pela NERSANT reuniu com a Presidente desta entidade, Ana Lima Barber, que foi já recebida pela associação empresarial na sua sede em Torres Novas, em contactos anteriores.

A NERSANT e comitiva empresarial teve ainda a oportunidade de se encontrar, em jantares oficiais, com Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos e com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia.

No segundo encontro, a NERSANT teve a oportunidade de partilhar com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças o seu trabalho no âmbito do apoio técnico ao empreendedorismo, entre outras atividades associativas. De acordo com António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT que acompanhou a missão empresarial, Olavo Correia mostrou-se bastante interessado em conhecer de forma mais aprofundado o trabalho realizado pela associação empresarial no apoio ao empreendedorismo, “esperando-se, no futuro, que a NERSANT possa apoiar tecnicamente Cabo Verde na implementação de um modelo similar naquele país”, em parceria com a PROEMPRESA - Instituto de Apoio e Promoção Empresarial. Aliás, o responsável executivo da NERSANT reuniu com a Administradora do Instituto, Mónica Vicente, tendo apresentado o Ecossistema Empreendedor da NERSANT.

A missão empresarial a Cabo Verde terminou no dia 7 de setembro, data em que a comitiva empresarial liderada pela NERSANT chegou a território nacional.

De referir que o apoio à internacionalização é uma das linhas estratégicas prioritárias da NERSANT, tendo a associação empresarial diversas outras ações calendarizadas com o objetivo de apoiar as exportações das empresas da região.



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:47
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12


22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O COMÉRCIO LOCAL DÁ AS BO...

TEMAS DE SAÚDE:

Intimidade

Município de Santarém co-...

Câmara Municipal de Salva...

REMODELAÇÃO DA SINALIZAÇÃ...

Análise de investimento r...

Santarém – Prisão prevent...

ENSINO SUPERIOR NO DISTRI...

Entroncamento comemora o ...

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds