feira que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu início a duas edições do Programa de Aceleração de Ideias, uma em modo presencial, na Startup Ourém, e outra em formato virtual. O primeiro workshop deste programa, que permite “acelerar” a transformação de uma ideia num negócio teve como tema a “Contextualização das ideias e Desafios do Empreendedor.”
A equipa de apoio ao empreendedorismo da NERSANT “desdobrou-se” para a realização das duas edições do Programa de Aceleração de Ideias a decorrer em simultâneo desde sexta-feira, 27 de novembro. No primeiro workshop – “Contextualização das ideias e Desafios do Empreendedor” – participaram na edição presencial 12 empreendedores, que rumaram à Startup Ourém logo cedo para discutir, pensar e melhorar a sua ideia de negócio. Da parte da tarde, a equipa lançou o mesmo desafio aos participantes da edição online do Programa de Aceleração de Ideias, que contou com a participação de 34 empreendedores.
Este foi apenas o primeiro workshop do conjunto previsto no Programa de Aceleração de Ideias da NERSANT, que combina sessões de formação e melhoria de ideias de negócio com a realização de consultoria especializada e individualizada a cada um dos empreendedores. O objetivo é, no fim do programa, que encerra dia 17 de dezembro, que cada empreendedor esteja apto a implementar com sucesso a sua ideia de negócio.
Para além do workshop inaugural, o Programa de Aceleração vai ainda realizar outros tantos, com temas relevantes para o processo de constituição de uma empresa. “Marketing para Startups: Canais de Comunicação e Distribuição, Relacionamento com Clientes”, “Atividades-Chave, Recursos-Chave e Potenciais Parceiros na Estruturação do Negócio” e “Plano Financeiro (Fontes de Receitas/Estrutura de Custos) e Mecanismos de Financiamento” são as sessões de capacitação que o Programa de Aceleração de Ideias prevê.
De referir que a realização de duas edições simultâneas do Programa de Edição de Ideias de Negócio prende-se com a forte afluência de empreendedores, tendo a associação decidido realizar uma edição do Programa em modo presencial e outra em modo totalmente virtual. Nesta última, para além de empreendedores da região e do país – há participantes de Lisboa e da Margem Sul – contam-se também participantes internacionais que estão a acompanhar o Programa desde Inglaterra, Alemanha e Países Baixos.
NERSANT prepara calendário de internacionalização para 2021 com ações em quatro continentes
A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está já a preparar o calendário de ações de internacionalização para o próximo ano de 2021. Do plano fazem parte missões empresariais a países de quatro dos cinco continentes do mundo.
O apoio à internacionalização das empresas da região do Ribatejo continua a ser um dos objetivos da NERSANT, que está já a trabalhar num plano integrado de ações de apoio à exportação das empresas, com incidência em diversos países de todo o mundo.
O plano, que irá contemplar missões empresariais, conta já com diversas ações agendadas em quatro dos cinco continentes do mundo. Em março, está em agenda uma missão empresarial ao Vietname, de 8 a 12, seguindo-se a realização de uma missão empresarial à Eslováquia de 23 e 26 de março.
O plano de internacionalização da NERSANT tem ainda em agenda missões empresariais à Costa do Marfim (12 a 16 de abril), aos Estados Unidos da América (10 a 14 de maio), ao Canadá (01 a 04 de junho), a Macau (05 a 09 de julho) e a Moçambique (06 a 10 de setembro).