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Sexta-feira, 21 de Junho de 2019
NERSANT e Município inauguram Startup Ourém

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Precisamente 1 ano após a assinatura do protocolo entre a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém, é inaugurada a Startup Ourém, que tem agora a capacidade de acolher 30 novos projetos empresariais do concelho.

 

Depois de ter inaugurado em 2016 a Startup Santarém, a NERSANT acaba de alargar a sua rede de incubadora de empresas - a que chama “Startup Ribatejo” - com a inauguração, dia 20 de junho, da Startup Ourém, precisamente 1 ano após a assinatura do protocolo que formalizou a parceria entre a associação empresarial e o Município.

A inauguração integrou o programa do Dia da Cidade de Ourém e contou com a presença do Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel, da Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Maria Salomé Rafael, enfatizou no discurso da sessão inaugural, o percurso de apoio ao empreendedorismo da NERSANT. “Há mais de 20 anos que apoiamos o empreendedorismo e a criação de empresas. Apesar de ser um conceito que está na moda, praticamo-lo há muito tempo, desde o apoio ao empreendedorismo nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, até ao apoio à criação efetiva de empresas. Temos neste momento sete colaboradores inteiramente dedicados ao apoio ao empreendedorismo”, referiu a Presidente da Direção da NERSANT, que fez questão de vincar que, graças também a este apoio, “as startups apoiadas pela NERSANT têm uma taxa de mortalidade de 11% ao fim de 2 anos, percentagem consideravelmente melhor que a média nacional, que está nos 48%”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou que “este é um passo importante sobretudo para os jovens do concelho que queiram dar os primeiros passos no mundo empresarial e que não têm possibilidade de ter um espaço próprio para a sua empresa”.

Hélder Miguel, Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, que passa agora também a estar instalado nesta infraestrutura, mostrou-se visivelmente emocionado com a criação da Startup Ourém. No seu discurso inspirador, garantiu que “a direção deste núcleo tudo vai fazer para apoiar a criação e desenvolvimento de empresas neste concelho e para dinamizar o espaço agora criado”.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque abordou a importância do poder local e do trabalho em rede, congratulando a NERSANT e o Município “por serem um exemplo desta dinâmica”. Afirmou ainda que “é extremamente importante a criação de infraestruturas para fixar jovens na região e quadros qualificados nesta região”, enfatizando posteriormente os apoios do Governo para apoiar o desenvolvimento regional, nomeadamente o SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, “cujas candidaturas vão reabrir em breve e com novidades que vão agradar as novas empresas”.

A nova infraestrutura, cujas cedência do espaço e obras de adaptação estiveram ao cargo do Município, vai agora poder acolher 30 empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, para além de acolher o Núcleo NERSANT de Ourém, que se muda para o espaço para prestar apoio técnico e esclarecimentos aos empreendedores incubados, apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, dinamizar ações de informação e formação e até estruturar eventuais candidaturas a fundos comunitários.

De referir que a Startup Ourém está situada no edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na Praceta Professor António de Oliveira, na cidade de Ourém, após a realização de obras de adaptação. Neste momento, estão já instaladas quatro empresas, tendo o espaço capacidade para receber 30.

 

 

NERSANT adere à Rede PME Inovação COTEC

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém aderiu à Rede PME Inovação COTEC, que tem como missão contribuir para a colaboração entre empresas inovadoras que operam em diversos setores de atividade, através de um conjunto de diferentes instrumentos disponibilizados pela COTEC. As empresas interessadas em aderir à Rede - e ao Prémio PME Inovação COTEC-BPI que lhe está associado - ainda o podem fazer até 12 de julho.

 

O diagnóstico dos processos de inovação, benchmarking e difusão de boas práticas, eventos de networking profissional, plataformas de gestão de conhecimento, bem como o reforço das ligações com entidades do sistema científico e tecnológico ou com instituições públicas de apoio à inovação, são alguns dos instrumentos disponibilizados pela COTEC no âmbito da Rede PME Inovação COTEC.

Atualmente com mais de 240 membros, a Rede PME Inovação tem contribuído para o crescimento e competitividade das empresas, bem como estabelecido padrões de boas práticas de inovação que têm sido objeto de demonstração e distinção.

Criada há mais de uma década, a Rede tem associado o Prémio PME Inovação COTEC-BPI que reconhece o mérito de Pequenas e Médias Empresas, em todos os setores de atividade económica, que manifestem possuir elevada capacidade de gestão de processos de inovação e, através um compromisso credível com uma cultura de gestão orientada para a inovação, concretizem novos horizontes de crescimento do negócio.

Criado em 2005, o Prémio tem contribuído, de forma geral, para reforçar as políticas e a cultura de inovação das empresas, a atração e retenção de talento, a criação de novas oportunidades comerciais, o prestígio e imagem, e finalmente, o crescimento sustentado. O Prémio visa dar visibilidade e notoriedade alargada a práticas, e reconhecer o mérito, esforço e competência da liderança e equipas de gestão das Pequenas e Médias Empresas e assim contribuir para distinguir o compromisso da liderança com uma cultura de inovação empresarial.

Na edição de 2019, o prazo para a submissão de candidaturas à Rede PME COTEC e, consequentemente, ao Prémio PME Inovação COTEC-BPI, termina a 12 de julho, sendo os resultados divulgados em cerimónia a realizar no final do corrente ano.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:21
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