Líder no apoio ao empreendedorismo na região do Ribatejo desde 1998, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, dinamizou recentemente a criação de uma rede regional de parceiros com quem está a trabalhar para o desenvolvimento de mais e melhores empresas no Ribatejo. A associação convidou a rede para uma reunião, onde apresentou o plano de ação para o empreendedorismo para os anos 2016-2017.
"O apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo tem de ser dinamizado em rede pelas entidades que constituem o Ecossistema Empreendedor da Região do Ribatejo, e que, através das suas distintas valências e competências, podem contribuir para desenvolver um trabalho integrado de apoio à geração de ideias inovadoras, à capacitação e qualificação dos empreendedores e dos seus projetos, e à criação de novas empresas", começou por referir a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, justificando o convite da associação para a reunião de apresentação do plano de ação para o empreendedorismo 2016 / 2017.
No encontro, a NERSANT começou por fazer um diagnóstico regional do empreendedorismo praticado no Ribatejo, destacando como pontos fortes a existência não só de entidades com competências, valências diversas e experiência no desenvolvimento do apoio ao empreendedorismo, mas também a existência de diversas infra-estruturas de instalação e incubação, concluindo que estão criadas todas as condições para um reforço das ferramentas de fomento ao empreendedorismo e apoio aos empreendedores no Ribatejo.
Neste sentido, a associação empresarial apresentou de seguida as atividades que irá desenvolver no âmbito do apoio ao empreendedorismo em 2016 e 2017. Do plano de ação fazem parte ações de fomento, capacitação, instalação, financiamento e aceleração de empresas, etapas onde todos os parceiros poderão ter "um papel a desempenhar". Por este motivo, todas as entidades foram convidadas a integrar, participar, contribuir e beneficiar desta estratégia, que pretende, em última instância, incrementar a competitividade da economia regional.
De referir que esta rede de parceiros foi criada no âmbito do Sítio do Empreendedor, programa de apoio ao empreendedorismo e criação de novas empresas da NERSANT, e que tem como missão desenvolver um trabalho integrado de apoio à geração de ideias inovadoras, à capacitação e qualificação dos empreendedores e dos seus projetos, e à criação de novas empresas. Nesta reunião estiveram presentes diversas entidades parceiras da NERSANT no âmbito do apoio ao empreendedorismo, nomeadamente IAPMEI, IEFP, CIMLT, CIMT, Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Tomar, Garval, Clube de Business Angels de Santarém, AgroCluster Ribatejo, TagusValley, CTIC, Tagus, União das Misericórdias, União das IPSS’s, CGD, Caixa de Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio Geral e Novo Banco.