NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014
NERSANT revela apoios à internacionalização das empresas em setembro

 

 

Em setembro, a NERSANT vai iniciar pelo distrito de Santarém, um conjunto de seminários onde pretende apresentar os seus projetos de apoio às empresas do Ribatejo. Um dos temas a abordar é a internacionalização.

É já a partir de setembro que a NERSANT vai arrancar com a realização de diversos seminários por toda a região do Ribatejo, com o objetivo de disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projetos que a associação tem em desenvolvimento e que podem vir a ser importantes para o tecido empresarial.

Cada sessão de esclarecimento terá um tema associado, tendo a NERSANT já calendarizado alguns dos seminários a realizar. Sendo a internacionalização um dos apoios mais procurados pelas empresas da região, a NERSANT entendeu ser fundamental apresentar às empresas da região, os apoios disponíveis nesta área.

O serviço de divulgação de oportunidades de negócio e concursos públicos internacionais, o serviço Business DESK, onde as empresas podem colocar questões online diretamente à NERSANT sobre dúvidas relacionadas com a internacionalização, a publicação de estudos de mercado de diversos países (Angola, Brasil, Moçambique e Cabo Verde), a realização do encontro de negócios NERSANT Business 2014 e do Encontro de Negócios do Centro de Moçambique, bem como a apresentação da missão empresarial a Marrocos, são algumas das ações a divulgar pela NERSANT nestas reuniões.

As sessões de esclarecimento sobre internacionalização arrancam em Abrantes, dia 08 de setembro. Segue-se realização da mesma em Santarém, dia 11, em Rio Maior, dia 15, em Fátima, dia 18, em Coruche, dia 22, e em Torres Novas, dia 29 de setembro. As sessões realizam-se todas entre as 17h00 e as 19h00.

Para além dos apoios à internacionalização vão ainda realizar-se sessões de esclarecimento sobre os projetos de Cooperação Empresarial; Inovação e Empreendedorismo; e Qualificação nas PME’s. A calendarização completa deste plano de seminários pode ser consultada online no site da associação, em www.nersant.pt, local onde são realizadas, igualmente, as inscrições. Para mais informações ou outros esclarecimentos, os interessados podem contactar o Departamento de Associativismo e Marketing da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou dame@nersant.pt.

 

 

Portal de apoio à internacionalização da NERSANT com 3000 visitas em apenas 1 mês

 

As empresas associadas da NERSANT têm demonstrado bastante interesse no novo portal de apoio à internacionalização da NERSANT. Com apenas um mês de vida, o portal já totalizou cerca de 3000 visitas.

Ao abrigo da dinamização do projeto ExportRibatejo, a NERSANT criou um portal com o mesmo nome, com o objetivo de apoiar as empresas da região do Ribatejo nos seus processos de internacionalização. Este website constitui um instrumento completamente inovador, na medida em que permite a resposta a questões práticas das empresas sobre diversos mercados de interesse e sobre os diversos apoios à internacionalização de PME.

O envio de um relatório com os concursos públicos internacionais em aberto na altura, bem como a disponibilização de informações de âmbito económico (clima de negócios, legislação, procedimentos de exportação, entre outras) sobre 13 mercados distintos (África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gabão, Guiné Equatorial, Índia, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste), e a resposta online a questões levantadas pelas empresas, são apenas algumas das funcionalidades deste novo site da NERSANT, que tem feito a delícia das empresas da região, que muitas vezes se vêm perdidas nos seus processos de internacionalização.

Neste momento, a NERSANT encontra-se ainda a dar a conhecer o portal às suas empresas associadas, que têm demonstrado bastante interesse no mesmo. Com apenas 1 mês de vida, o portal ExportRibatejo conta já com mais de 250 empresas registadas e com mais de 3000 visitas.

De referir que o portal ExportRibatejo tem como objetivos estratégicos a disponibilização de informação e apoio que facilite o processo de internacionalização / exportação das PME da Região, o aumento das exportações das PME da região e do grau de abertura destas empresas ao exterior, o aumento da competitividade das PME da Região por via de uma maior utilização dos fatores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização e a promoção da imagem e capacidades da Região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas e dos seus produtos e serviços.

O registo no portal ExportRibatejo não tem qualquer custo, devendo as empresas interessadas efectuar o mesmo emwww.exportribatejo.com.

 

 

Curso de Formação de Formadores inicia dia 22 de setembro em Abrantes

O Núcleo NERSANT de Abrantes está a preparar a realização de mais uma edição do curso de Formação de Formadores, que deverá arrancar no próximo mês de setembro. Os interessados em participar ainda se podem inscrever na formação, que atribui aos participantes competências que lhes permitem ministrar ações de formação de qualidade.

A formação, com duração de 90 horas, deverá iniciar no dia 22 de setembro. Este tipo de formação não é financiada, mas a NERSANT dispõe de modalidade de pagamento faseada. As inscrições são feitas presencialmente no Núcleo NERSANT de Abrantes, em Alferrarede, devendo os candidatos apresentar-se com a documentação necessária para o efeito (Cópia do BI/Cartão Cidadão/Passaporte/Autorização de Residência; Cópia do Cartão de Contribuinte e de Segurança Social; Curriculum Vitae - Modelo Europeu; Cópia de Certificado de Habilitações).

Concluída a formação de formadores com sucesso, os participantes serão incluídos na Bolsa de Formadores da NERSANT, podendo os mesmos vir a ser contactados para a prestação deste serviço para a associaçãoempresarial

 

 

 

Empresas podem proteger a sua propriedade através da NERSANT

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem à disposição das empresas um departamento que presta serviços no âmbito da Propriedade Industrial, fornecendo informações e procedendo à elaboração de registos nas suas várias modalidades.

Assim sendo, as empresas da região podem registar os seus logótipos, as suas marcas, patentes e modelos de utilidade, e desenhos ou modelos, através da associação, que coordena todo o processo em estreita colaboração com o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, entidade responsável pela atribuição e proteção de direitos de Propriedade Industrial, a nível nacional.

Relativamente a patentes e modelos de utilidade, este serviço da NERSANT permite assegurar o monopólio ou registo exclusivo sobre uma invenção, ou seja, permite que as invenções registadas não possam ser utilizadas por terceiros, garantindo assim que o investimento efetuado se reflita diretamente no aumento da competividade das empresas.

A Propriedade Industrial é um conjunto de direitos que confere aos seus proprietários o uso exclusivo de criações inteletuais. O registo de marcas, logótipos e outras modalidades conferem direitos exclusivos que se traduzem, em outros aspetos, na possibilidade de impedir que um terceiro, sem consentimento do titular, explore um produto ou um processo objeto de patente, use a marca igual ou semelhantes para os mesmos produtos ou afins, ou utilize o desenho ou modelo protegido. Uma vez protegidos os direitos de propriedade industrial, os seus titulares passam a dispor de diversos meios para reagir contra a violação de direitos de propriedade industrial, podendo o mesmo apresentar queixa junto da ASAE, da Brigada Fiscal da GNR ou dos serviços do Ministério Público que funcionam junto dos tribunais.



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:17
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Município de Santarém apo...

Férias de Natal AAAF – pa...

Livro de Luís Batista “Ca...

Sociedade Ponto Verde e D...

II Festival de Órgão de S...

NERSANT apresenta tendênc...

74º Aniversário do Concel...

Azambuja é o município co...

Mercados de Natal em Deze...

Câmara Municipal de Salva...

É pró menino e prá menina...

CÂMARA MUNICIPAL COM VAGA...

Município de Azambuja ina...

Município do Entroncament...

Premiados Concursos Nacio...

Município do Entroncament...

Continuam os convívios de...

Ribatejo apresenta-se com...

Junta de Freguesia de Alc...

Comemoração do Dia Mundia...

Liga de Amigos da Secção ...

Câmara de Azambuja aprovo...

Município de Azambuja com...

Avisan’19 recebe Exposiçõ...

Município da Chamusca pro...

MUNICÍPIO DO CARTAXO CELE...

Câmara Municipal de Salva...

“Dia do Refeitório Aberto...

“É pró menino e prá menin...

CA Juniores dá asas à ima...

arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds