NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
O COMÉRCIO LOCAL DÁ AS BOAS-VINDAS À FEIRA DE TODOS OS SANTOS

image004.jpg

 

Vinhos, folclore e castanhas assadas vão ser os convidados especiais de uma manhã que trará a Feira de Todos os Santos às ruas do centro da cidade.

Promover a Feira de Todos os Santos e apoiar o comércio local, são os dois objetivos que, no sábado, dia 26 de outubro, a Câmara Municipal e o Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local, vão concretizar com um programa de animação recheado de surpresas.

A partir das 11h00 e até às 13h00, as ruas Dr. Manuel Gomes da Silva, Serpa Pinto e Batalhoz, vão ter muito para oferecer – dos vinhos de excelência produzidos nas terras do Cartaxo, aos doces Cartaxinhos, das castanhas assadas bem quentinhas, às Caspiadas vindas de Pontével, passando pelo Doce D’Arrobe, de Vila Chã de Ourique, serão inúmeras as razões gastronómicas para passar a manhã de sábado na Cidade do Cartaxo.

 

Entre uma e outra prova, pode ainda aplaudir a Mostra de Folclore que trará às ruas da cidade, a etnografia, a história e as cores do Ribatejo.

 

A FEIRA DE TODOS OS SANTOS ESTÁ DE VOLTA AO CARTAXO

 

  • A centenária Feira de Todos os Santos volta a assentar arraiais no Cartaxo – nas bancas, o outono vai ser celebrado com os frutos secos e com o aroma das maças, castanhas quentinhas vão aquecer o ar e a música dos carrosséis vai chamar pelos mais novos.
  • No pavilhão interior, vão estar empresas e empresários para dar a cada visitante a oportunidade de descobrir materiais inovadores, projetos únicos e serviços de excelência.
  • No palco da Feira, a festa vai ser uma constante – do fantástico Fandango à música popular portuguesa, do Fado às noites longas dos DJ, do Tributo a Xutos e Pontapés, à incrível Festa de Halloween que abrirá a Feira ao ritmo do DJ Moura e do I Love Reggaeton, tudo será razão para passar o fim de semana no Cartaxo.
  • Para alimentar o corpo e dar alento à alma, a gastronomia vai estar à mesa das tasquinhas regionais e vai ocupar o espaço de cozinha ao vivo, que este ano vai receber o que de melhor se faz nas freguesias do concelho.

 

Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer, a par com a ExpoCartaxo, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. As tradições ribatejanas vão voltar a andar de mãos dadas com a mostra empresarial que ocupará a área interior do Pavilhão Municipal de Exposições – este ano com decoração renovada para acolher empresários e visitantes num espaço que o Município quer ainda mais acolhedor.

 

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destaca que a edição de 2019 da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo “tem vindo a ser construído em parceria com os empresários, com as nossas freguesias e com aqueles que, no nosso concelho, continuam a ser os maiores responsáveis pela preservação das nossas tradições – as associações e coletividades”.

 

Com inauguração prevista para as 18h00 do dia 1 de outubro, sexta-feira e véspera de feriado, a Feira vai abrir a animação noturna com uma enorme Festa de Halloween. Convide a família e os amigos, vá já preparando um fato assustadoramente elegante. Quer vá de cartola negra e smoking de esqueleto branquinho, ou escolha uma caveira de cores garridas para combinar com um penteado repleto de lindas flores, ou prefira véus negros de bruxa misteriosa, quer os seus amigos pareçam ter saído de um castelo assombrado e escolham ser monstros maravilhosas de fatos de lantejoulas, quer vá com as crianças –  aboborinhas queridas aí de casa –, o importante mesmo é abrir a Feira de Todos os Santos, em grande festa. Vá como for, mas vá divertir-se muito porque a noite de Halloween é para os destemidos de todas as idades.

 

Nos dias seguintes, vai haver tempo para prestar Tributo aos Xutos e Pontapés, dançar com os DJ convidados, aplaudir o Grupo de Música Popular Chãs de Ourique e o Grupo de Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo e os seus convidados, descobrir a Escola de Acordeão Andreia Sofia, ou guardar silêncio para ouvir o Fado de Hugo Faustino.

 

As tradições e a identidade ribatejana do concelho vão ter destaque à mesa e no palco da Feira

Os produtos típicos da gastronomia regional que, na área de tasquinhas ou nas bancas de venda, vão estar disponíveis, continuam a ser o mote para a área de cozinha ao vivo, onde os visitantes os podem degustar e aprender a confecionar. Este ano, a gastronomia do concelho, vai ser rainha deste espaço.

 

Os vinhos nascidos nas terras férteis e únicas, as carnes temperadas com segredos ancestrais, os legumes simples das hortas que ganham protagonismo nos púcaros de barro, o pão que sai a fumegar dos fornos de lenha, os doces de comer à colher, os bolos que se guardam para saborear nas primeiras noites frias de novembro, vão estar lado a lado, na Feira de Todos os Santos. Vão ser trazidos por quem, em cada uma das freguesias do concelho, sabe os segredos certos na hora de misturar ingredientes, vão ser confecionados por cozinheiros e cozinheiras que vão ocupar o espaço de cozinha ao vivo para o transformar em sala de visita às melhores tradições gastronómicas do concelho.

 

Já no palco do Pavilhão Municipal de Exposições, serão outras as tradições a ganhar protagonismo – as tradições do folclore e da etnografia do Ribatejo. O 1.º de Novembro, dia feriado e de enorme significado para as gentes do concelho, vai ser marcado pelo Festival de Fandango que trará à Feira de Todos os Santos a candidatura que o Cartaxo lidera – a candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade. Todos os ranchos folclóricos do concelho estarão presentes para, lado a lado e com convidados especiais, mostrarem a diversidade, a emoção e a força da dança que marcava a vida nos campos do Ribatejo.

 

A Feira de Todos os Santos convida assim ao convívio, à festa e à partilha. Das luzes dos carrosséis ao cheirinho das farturas, da alegria dos brinquedos nas mãos das crianças à música dos DJ a encerrar as noites, da gastronomia regional aos frutos secos alinhados nas bancas, do pão com chouriço quentinho às castanhas assadas, dos espetáculos no palco às largadas de touros, tudo convida a ir à Feira de Todos os Santos. De 31 de outubro a 3 de novembro é mesmo verdade que “Todos os Santos vão ao Cartaxo” – vá você também!

 

 

PROGRAMA

31 OUTUBRO

QUINTA-FEIRA

 

16H30

CAMINHADA VIVER MAIS VIVER MELHOR

Inscrições e informações

Casa Municipal da Juventude

243 701 250 • desporto@cm-cartaxo.pt

 

18H00

Cerimónia de Inauguração

Atuação do Grupo de Música Popular

CANTARES CHÃS D´OURIQUE

 

21H30 A 03H00

NOITE DO HALLOWEEN

Espaço Tasquinhas

*ver programa próprio

 

23H30

LARGADA DE TOUROS*

Espaço Feira

 

1 NOVEMBRO

SEXTA-FEIRA

DIA DE TODOS OS SANTOS - FERIADO

 

15H00

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DE VILA CHÃ DE OURIQUE

Espaço Pavilhão de Exposições

 

15H30

ENCERRAMENTO OFICIAL DA TEMPORADA TAUROMÁQUICA

Praça de Touros

*ver programa próprio

 

16H00

ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ACORDEÃO ANDREIA SOFIA

Espaço Tasquinhas

 

17H00

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DE PONTÉVEL

Espaço Pavilhão de Exposições

 

18H30

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DE VALADA

Espaço Pavilhão de Exposições

 

19H00

DEMONSTRAÇÃO DE KARATÉ

pela Escola de Karaté - Paula Matias

Espaço Tasquinhas

 

21H30

MOSTRA DE FANDANGOS RIBATEJANOS

Espaço Tasquinhas

 

00H00

LARGADA DE TOUROS*

Espaço Feira

 

00H00

Atuação do DJ FERNANDINHO

Patrocínio LIKE TOUR

Espaço Tasquinhas

 

2 NOVEMBRO

SÁBADO

 

15H30

COMPANHIA SELLER DANZA

Dança Contemporânea do Ateneu Artístico Cartaxense

Espaço Tasquinhas

 

16H30

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DE VALE DA PEDRA

Espaço Pavilhão de Exposições

 

18H30

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DO CARTAXO E VALE DA PINTA

Espaço Pavilhão de Exposições

 

21H30

GIN FRIENDS MASTER CLASS BY LUÍS FERREIRA

Patrocínio FRIENDS DISTILLERY

Espaço Tasquinhas

 

22H00

CONCERTO

PSX - P’RA SEMPRE XUTOS - TRIBUTO

Espaço Tasquinhas

 

23H30

LARGADA DE TOUROS*

Espaço Feira

 

00H00

Atuação do DJ WOLF

Patrocínio FRIENDS DISTILLERY

Espaço Tasquinhas

 

3 NOVEMBRO

DOMINGO

 

15H00

APRESENTAÇÃO DE GASTRONOMIA TÍPICA DE EREIRA E LAPA

Espaço Pavilhão de Exposições

 

16H00

IV ENCONTRO DE GRUPOS DE MÚSICA POPULAR PORTUGUESA

Organização: Grupo Cantigas da Terra do Rancho Folclórico do Cartaxo

Espaço Tasquinhas

 

17H00

ESTÁTUA / LARGADA DE TOUROS*

Espaço Feira

 

18H30

ESPETÁCULO DE FADO COM HUGO FAUSTINO

Espaço Tasquinhas

 

 

 

ENTRADA LIVRE

 

HORÁRIO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES

31 OUT

ESPAÇO TASQUINHAS | DAS 18H00 ÀS 03H00

ESPAÇO EMPRESAS | DAS 18H00 ÀS 24H00

 

1  E 2 NOV

ESPAÇO TASQUINHAS | DAS 12H00 ÀS 03H00

ESPAÇO EMPRESAS | DAS 14H00 ÀS 24H00

 

3 NOV

ESPAÇO TASQUINHAS | DAS 12H00 ÀS 24H00

ESPAÇO EMPRESAS | DAS 14H00 ÀS 21H00

 

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 22:58
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Investimento de 80 milhõe...

NERSANT integra projeto p...

Bolo Rei confecionado pel...

Movimento Terra de Espera...

NERSANT e PWC apresentara...

Mais de 300 participantes...

CÂMARA DO CARTAXO ASSINA ...

CPCJ organizou Workshop “...

Maria Medeiros e The Lege...

“Step 2 Duplicate” de Nun...

Revista | “Quero ir pr’á ...

Trail dos Bombeiros de Al...

Exposições de Répteis e A...

Azambuja inaugurou Salas ...

  Estacionamento Periféri...

Almeirinense conquistam d...

Feira do Livro de Natal d...

Azambuja’s Day  Summit dá...

Associação de Municípios ...

Liv’reira chega ao Cartax...

Município de Santarém apo...

Município de Santarém apo...

Férias de Natal AAAF – pa...

Livro de Luís Batista “Ca...

Sociedade Ponto Verde e D...

II Festival de Órgão de S...

NERSANT apresenta tendênc...

74º Aniversário do Concel...

Azambuja é o município co...

Mercados de Natal em Deze...

arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds