NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 9 de Setembro de 2019
O Movimento Juntos pelo Rio Sorraia organiza uma Caminhada idealizada de modo a que os participantes possam tomar consciência do real estado em que se encontra o Rio Sorraia

unnamed.png

 

Caminhada Juntos Pelo Sorraia – 15 setembro de 2019

O Movimento Juntos pelo Rio Sorraia organiza uma Caminhada idealizada de modo a que os participantes possam tomar consciência do real estado em que se encontra o Rio Sorraia.

caminhada será realizada no próximo dia 15 de setembro com concentração de participantes a partir das 8h00 no Monte do Ferrador por forma a dar início às 9h00, procurando assim evitar a exposição solar em horário menos favorável, já que a caminhada se encontra aberta a partir dos 5 anos de idade.

caminhada foi idealizada de modo a que os participantes possam tomar consciência do real estado em que se encontra o rio Sorraia. O Abandono de uma fiscalização séria deste rio conduziu não apenas à proliferação de uma praga de jacinto-de-água sem precedentes, como ao assoreamento de algumas parcelas do rio, entre diversos outros problemas diretamente causados por ação do Homem ao longo de décadas. Deste modo, foi concebida uma caminhada fácil num total de 9 Km, num troço do rio Sorraia com cerca de 4,5km devido à impossibilidade de realizar um percurso circular ao longo de um rio.

O local de encontro será no Monte do Ferrador (Biscainho/Coruche) em frente à herdade da Torrinha. Para facilitar o seu acesso, disponibilizamos as Coordenadas Google.

38°56’28.8″N 8°40’22.4″W

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada na página oficial - Caminhada Juntos Pelo Sorraia 
Além da ficha de Inscrição são disponibilizadas na página oficial todas as informações relevantes de “como chegar” e quais as precauções a ter em consideração.

E porque falamos de Ambiente

E porque falamos de ambiente, porque não partilhar o seu carro? O movimento “Juntos pelo Sorraia” apela a que procurem organizar-se de modo a que os transportes possam ser partilhados. Se passar por Coruche ou Benavente, diga-nos quantos lugares tem livres no seu carro. Disponibilizaremos a página do nosso grupo para que possam combinar entre vós. Os locais de encontro para as boleias confirmadas serão a Rodoviária de Coruche e as Piscinas Municipais de Benavente.

Movimento Juntos Pelo Sorraia

Caracterização, o que queremos, apelo

É nesta medida que surge o movimento Juntos pelo Sorraia e a sua luta pelo renascer de um rio. São as memórias de um passado com vida que unem a comunidade na luta pelo restauro deste ecossistema que foi e poderá voltar a ser rico nas suas águas, abundante na sua fauna precioso para o regadio. Unam as vossas vozes e venham conhecer de perto a realidade que hoje assola o rio Sorraia, caminhem ao nosso lado pelas margens que outrora foram viçosas e ricas nos seus sons. Venha ver de perto tudo o que ainda pode e deve ser feito para que possamos um dia voltar a subir as suas águas. Esta caminhada solidária é mais do que um mero passeio pelo campo é, antes de mais nada, um grito e apelo vindos diretamente da sua nascente e que desagua nas nossas mãos. Que este dia seja lembrado como o dia da tomada de consciência, sem a nossa voz o rio Sorraia morrerá, arrastando com ele não apenas fauna e flora, mas também uma importante parcela da nossa economia e subsistência.

A Nossa Motivação

O real valor da pequena molécula. H2O. A vida que escorre através de um rio.

A importância da água para a vida é um facto incontestável, mas sobejamente desrespeitado ainda que vivamos em pleno Séc. XXI. Da água depende a sobrevivência de todo um planeta. Da água dependem homens, animais e plantas, depende a agricultura e depende a economia de um país. Por cair do céu, esquecemo-nos muitas vezes do seu valor e fragilidade. O seu ciclo natural é por nós interrompido de diversas maneiras. É contaminado, é desrespeitado, é violado. Com a simples ação de abrir uma torneira e ver o precioso líquido a correr em abundância, esquecemos as partes do planeta terra que vivem já em carência. Urge tomar medidas para defender a preciosa molécula sem a qual a nossa sobrevivência não é possível.

A Nossa Missão

Uma missão para a vida baseada em valores equilibrados

Para conseguir protegê-la, teremos de humildemente aceitar a responsabilidade que nos cabe e apreender o devido respeito que lhe devemos. A responsabilidade de cuidar do bem que permite a nossa estadia no cantinho azul à beira galáxia estendido, não depende apenas de órgãos competentes, depende de todos nós, da nossa vigilância, da nossa intervenção, da nossa ação. É urgente que começamos a olhar para os nossos rios com olhos de quem sente, que sejam denunciados os crimes detetados, que tenhamos todos um papel mais ativo na sua conservação e restauro. O equilíbrio de um ecossistema como o que encontramos num rio, é fundamental para mitigar ações antropogénicas como a agricultura, da qual a humanidade também depende para a sua subsistência. Sem agricultura não é possível combater as necessidades alimentares de 7.7 bilhões de humanos, mas sem água, também não possível sustentar a agricultura. Trata-se de um ciclo que não pode ser quebrado, mas que tem o dever de ser equilibrado.

Sobre Sandra Alcobia
Um olhar técnico em tom de desabafo

Quando me foi pedido (em modo grito de alerta) um “olhar mais técnico” sobre o rio Sorraia, a perceção que eu tinha sobre a problemática do jacinto-de-água não ia além do visível junto à zona ribeirinha de Benavente. Não era bom, pelo contrário era grave na medida em que a qualquer momento poderia fugir ao controlo. Mas não, não era da zona ribeirinha que me falavam. O que me falavam era de um contínuo tapete verde a perder de vista, que no horizonte se fundia com o verde dos salgueiros. Faltou-me o chão. De pé, parada a meio da ponte, os meus olhos não queriam ver e o cérebro não queria assimilar. Não havia qualquer parecer técnico que corroborasse mais o desastre ecológico que se anunciava, parado debaixo dos meus pés. É impossível dizer não a uma causa destas. É impossível não abraça-la. É impossível não sentir a dor de quem viveu o rio Sorraia.
O troço que selecionamos para vos apresentar o rio Sorraia, está longe de ser o mais degradado, pelo contrário. Muitos são os pontos deste rio (e provavelmente de todos) onde desavergonhadamente são despejados eletrodomésticos, pneus, lixo, entulho. Não será esse o caso nesta caminhada, mas poderá assistir com os seus olhos à lenta substituição da água por bancos de areia e tapetes de jacintos. Os poucos salgueiros e choupos da estreita margem permitirão alguma sombra ao longo da nossa caminhada. Abrace esta causa e junte-se a nós, venha redescobrir o potencial do Sorraia. Venha sonhar com um futuro que lhe permita usufruir do rio em qualquer ponto da sua extensão. Venha lutar acima de tudo pela sua qualidade de vida, não renuncie aos bens que este ecossistema lhe providencia. Quanto melhor a qualidade do rio Sorraia, maiores serão os benefícios que dele podemos extrair.

Sandra Oliveira Alcobia is a grant research holder within the project “Monitorização da comunidade de mamíferos na Unidade de Gestão Florestal da Companhia das Lezírias, S.A. e a conciliação das atividades de gestão com a preservação das espécies prioritárias. Projecto desenvolvido na Companhia das Lezírias” under the supervision of Professora Doutora Margarida Santos-Reis (Carnivore Conservation Ecology) of CE3C.

Sobre José Pastoria:

José Miguel Martinho Pastoria de Azevedo, nasceu em 21 março de 1976 em Benavente, foi um dos últimos bebés a nascer no antigo hospital da misericórdia de Benavente. Faz parte de uma família que habita em Benavente há muitas gerações. Casado, pai de dois lindos meninos, um com quase 3 anos e outro com 8 anos.
Atualmente como Técnico Superior de Desporto leciona aulas a cerca de 450 alunos semanalmente, é professor das classes de Hidroginástica e ginástica da 3ª idade, bem como de todos os alunos do Pré-escolar na freguesia de Samora Correia. O respeito pela Natureza, bem como o fomento de práticas amigas do ambiente estão sempre presentes na mensagem que transmite para todos os seus alunos.

A sua ligação ao rio é muito marcante pois começou a fazer canoagem nas suas águas desde sempre, tanto como praticante, nos anos 80, bem como quando teve uma empresa de Desporto Aventura, e aqui o Sorraia teve um papel importantíssimo pois levou a este rio centenas de pessoas, e todas ficavam maravilhadas com a sua beleza.
O seu conhecimento do território é imenso, pois como técnico de Percursos Pedestres, para além de ter criado a Rota das Lezírias, única rota pedestre implementada no Município, ajudou também a definir o Caminho de Santiago que passa em 3 das 4 freguesias do Município.
A paixão pelo exercício físico e pela família levou-o a criar um programa de Exercícios que promove a união e partilha de todos os membros da família durante a prática de exercício físico o Treino em Família.


publicado por Noticias do Ribatejo às 11:51
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds