O Centro de Terceira Idade de Gondemaria inaugurou no passado sábado uma nova valência: a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Esta estrutura com capacidade para receber 26 idosos, contou com uma comparticipação camarária de 252.692,16€ (70% do valor total da obra) e representa mais um investimento na excelência social do Município de Ourém, como um dos principais pilares de intervenção do atual executivo. A inauguração desta resposta social foi também aproveitada para a entrega do Certificado de Qualidade de Conformidade pela norma ISO 9001:2008, ao Centro de Terceira Idade de Gondemaria.
A população de Gondemaria compareceu em força na inauguração desta obra e realizou uma visita às novas instalações. Procedeu-se à bênção do novo espaço e ficou demonstrado o crescimento do Centro de Terceira Idade de Gondemaria que, fundado em 1999, congrega agora sete respostas sociais: Componente de Apoio à Família, Centro de Atividades de Tempos Livres, Serviço de Apoio Domiciliário, Refeições para o primeiro ciclo, Centro de Convívio, Centro de Dia e agora a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
A sessão solene teve início com a exibição de um vídeo com o histórico da instituição e uma atuação de um grupo de senhoras do Centro de Terceira Idade de Gondemaria que partilharam canções de outros tempos. Depois, o presidente da instituição, Rui Antunes Pereira, endereçou agradecimentos a todas as entidades e empresas que apoiaram o crescimento do Centro de Terceira Idade de Gondemaria e realçou o objetivo primordial da instituição que reside na “melhoria contínua”. Seguiu-se a entrega do Certificado de Qualidade de Conformidade pelo administrador da APCER, Pedro Matos, que felicitou a instituição por promover a qualidade e ter como propósito a excelência.
A diretora técnica do Centro de Terceira Idade de Gondemaria, Ana Freire, manifestou “profundo orgulho e satisfação por este momento” e reforçou o agradecimento a toda a administração, colaboradores e utentes que diariamente constituem a instituição. Paulo Fonseca relembrou na sua intervenção os vários protocolos celebrados pelo Município no âmbito das respostas sociais do concelho, nomeadamente em Matas, Urqueira e Casal dos Bernardos, para além do da Gondemaria, que agora se ampliava com mais um serviço. Congratulou-se com a inauguração desta obra e incentivou os presentes a “comemorarem este dia de festa para a Gondemaria e para o concelho”. O presidente da Câmara Municipal reforçou ainda a responsabilidade de todos em “encontrar soluções para aqueles que ficam isolados ou são excluídos” e a necessidade de “encontrar respostas sociais adequadas para a integração de todos”.
Por fim, lançou um apelo aos presentes para que a estrutura inaugurada seja “um centro de vida e nunca uma casa de abandono”. Seguiu-se a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, que felicitou “a comunidade de Gondemaria pela sua força e união” e também o executivo camarário “que prometeu um concelho de excelência social e é isso que hoje estamos a assistir”. A sessão de discursos terminou com a intervenção do presidente da união de freguesias de Gondemaria e Olival, Fernando Ferreira, que incentivou “todos a dar as mãos para fortalecer a freguesia após a agregação” e a celebrar a inauguração desta estrutura que é de todos.
«CMO»