Os filmes a concurso estão disponíveis no facebook e podem ser votados até hoje, dia 30 de maio. No próximo dia 4 de junho, vai decorrer a projeção das curtas-metragens e a cerimónia de entrega de prémios.
A votação das curtas-metragens do concurso Visões do Cartaxo, que a Câmara Municipal do Cartaxo e a Comissão das Comemorações dos 200 Anos da Elevação do Cartaxo a Concelho organizam no âmbito do programa que assinala o Bicentenário do Concelho, decorre nofacebook até hoje, dia 30 de maio.
O resultado da votação online vai decidir o filme vencedor do Prémio do Público. Todos os filmes publicados foram aceites a concurso e farão parte da mostra que, no dia 4 de junho, será apresentada ao público e ao júri, no Centro Cultural do Cartaxo, numa sessão marcada para as 18h00, a que se seguirá a cerimónia de entrega de prémios.
O concurso Visões do Cartaxo integra-se num conjunto de atividades que, embora com génese no programa das Comemorações do Bicentenário, a Câmara Municipal pretende que continue para além do ano das comemorações, com edições periódicas.
As curtas-metragens podem ser visionadas e votadas em Visões do Cartaxo ( www.facebook.com/visoesdocartaxo )
CHAMPI LEVOU JOVENS A VIAJAR AO INTERIOR DO CORPO HUMANO
A nave que levou mais de três centenas de jovens numa viagem interativa à descoberta do corpo humano esteve estacionada na Quinta das Pratas, no Cartaxo, durante uma semana e levantou voo 25 vezes, sempre com lotação esgotada.
De 23 a 27 de maio, o Complexo Cultural e Desportivo da Quinta das Pratas recebeu o Champimóvel, um camião TIR que mais parece uma nave espacial. O Champimóvel é um projeto de divulgação e promoção da ciência, que pretende despertar a curiosidade dos jovens estudantes para temas científicos, de uma forma dinâmica e divertida e esteve no concelho numa iniciativa da área de Educação e Juventude da Câmara Municipal.
Mais de 300 jovens, entre os nove e os catorze anos, dos dois agrupamentos de escolas do concelho – Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I de Pontével –, puderam assistir gratuitamente ao filme 4D interativo O Futuro da Ciência, que os levou numa aventura inesquecível à descoberta do corpo humano.
A partir de filme de animação interativo em 4D com cerca de 25 minutos – O Futuro da Ciência –, os jovens partiram numa viagem através do corpo humano. Pela mão do personagem Champi, que os conduz por conceitos bem complexos, partem à descoberta do mecanismo da visão humana, das células e do seu material genético e finalmente percebem a ação dos vírus. O vídeo interativo narra ainda as mais recentes investigações em células estaminais e nanotecnologias – tudo assuntos que pareceram bem mais simples, depois de explicados pelo alegre Champi, o anfitrião virtual que recebe as crianças e as desafia para um jogo interativo.
Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal, que visitou o projeto na manhã do seu último dia no Cartaxo, fez “um balanço muito positivo desta parceria”, referindo a disponibilidade da “Fundação Champalimaud que proporcionou aos jovens do concelho uma oportunidade única de participarem num projeto que alia a educação para a ciência, à desmistificação de que alguns assuntos são demasiado complexos para serem explicados às crianças”.
Para o autarca, “este é um exemplo de como a Câmara, com um pequeno investimento”, pode dar um contributo positivo “para um ensino inclusivo que dê, aos nossos jovens, as oportunidades de formação a que outros têm acesso mais facilitado, apenas porque vivem em cidades maiores”, afirmando que “o balanço positivo que faço da passagem do Champimóvel pelo Cartaxo, deve-se inteiramente à recetividade que os agrupamentos de escolas mostraram para participar, assim como aos professores que se disponibilizaram a acompanhar os alunos”.
Aprender enquanto se brinca torna tudo mais fácil
Durante a semana quer o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, quer o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, trouxeram alunos e professores à Quinta das Pratas, para fazerem a “viagem” ao Futuro da Ciência.
NO dia 27 de maio, as últimas viagens do Champimóvel, couberam em sorte a alunas e alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, que o ocuparam nas suas últimas horas no Cartaxo. A turma do 6.ºA, foi a primeira a chegar ao interior da “nave” que os levaria numa viagem muito divertida. Acompanhados pela professora de Ciências Naturais, Graça Cordeiros, os jovens entre os 11 e os 12 anos, tomaram os seus lugares e partiram à descoberta do corpo humano. Quando a porta se voltou a abrir, era notória a alegria dos jovens.
Marta e Matilde, duas alunas da turma, comentaram divertidas que gostaram muito da turbulência. A Marta explicou que “o Champi pediu ajuda para destruir as células más” e a Matilde afirmou que “assim é mais simples perceber a matéria das aulas porque aprender a brincar, é mais fácil”. A última viagem do dia esteve reservada aos jovens da turma do 6.ºB, também alunos da professora Graça Cordeiros, que destacou o facto de o filme estar adaptado aos conteúdos lecionados e ser “facilitador da aprendizagem, já que permite a visualização dos conceitos que abordamos nas aulas”.
Os jovens puderam, assim, usufruir de uma manhã de aulas bem diferente do habitual, que acabou com uma fotografia de grupo com a professora de Ciências Naturais, as assistentes operacionais e o Diretor do Agrupamento, Luís Lourenço Bruno, que acompanharam os alunos nesta ultima viagem do Champimóvel.