"Família do Lado" junta à mesa pessoas de diversas nacionalidades
Famílias de diferentes nacionalidades vão sentar-se à mesa, viajar sem sair de casa e, ao mesmo tempo, contribuir para quebrar barreiras e acabar com preconceitos. É já no dia 23 de novembro, no concelho de Santarém, a partir das 13h00. A iniciativa acontece pelo terceiro ano e insere-se no projeto internacional "Família do Lado", que começou em 2004 na República Checa.
Podem participar nesta atividade famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.
As famílias interessadas em participar devem contactar a técnica Estrela Branco, do CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes do Concelho de Santarém, na Câmara Municipal de Santarém, pelos telefones: 243 304 400 / 409 e inscrever-se na qualidade de família anfitriã ou de família visitante.
O projeto “Família do Lado” é uma iniciativa através da qual uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias - uma imigrante e outra autóctone (ou vice versa) - para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “Outro”.
O evento, que nos anos transatos decorreu em oito países em simultâneo - República Checa, Itália, Espanha, Hungria, Malta, Eslovénia, Bélgica e Portugal -, tem como objetivo melhorar o processo de integração da população imigrante a residir em Portugal, fomentando a aproximação das comunidades imigrantes às de acolhimento.
O projeto transnacional assenta no conceito de “Bairros Inclusivos” e é desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações - ACM, com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros - FEINPT, em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes - CLAII.